Como muitos sabem, o meme “Luiza está no Canadá”, surgiu a partir de uma propaganda exibida na Paraíba, com a fala do colunista social Geraldo Rabello, exatamente quando ele citou toda a sua família e a frase de impacto “Menos Luiza que está no Canadá”, conforme vídeo abaixo:
Houve uma explosão de tweets e o meme “menos a Luiza que está no Canadá” está nos TT’s Brasil e alcançando os TT’s Mundiais e chegou até 18.000 Tweets, de acordo com o YouPix, este meme tornou assunto nesta semana em todos os canais, como vídeos no YouTube, piadas em sites, tweets engraçados e até entrevistas em Canais de Televisão, como a Globo.
A expansão chegou ao tweet patrocinado e aos anúncios do Google Adwords, incrível não? Como mostro abaixo fiz um print-screen do tweet patrocinado para a English Town que aproveitou dos TT’s Brasileiros “Luiza” e “Canadá”, para divulgar o seu serviço e recebendo alguns Retweets.
Para o Google Adwords, o Guilherme Pinotti tirou o print screen e me enviou sobre a oportunidade do Submarino ao oferecer seu serviço de viagens com as buscas as palavras-chave “Luiza Canadá”, conforme imagem abaixo:
Também chegou anúncios de Flores para a chegada da Luiza do Canadá, incrível o trabalho realizado quase instantâneo, a foto enviada por Ricardo Brandão
Agora a minha pergunta para os profissionais de Links Patrocinados, realmente vale a pena investir em ações de oportunidades como esta?
Minha opinião é a seguinte, vale muito a pena! Mas você tem que mudar as metas somente para esta campanha, porque quem está buscando “Luiza Canadá”, não está buscando o seu serviço ou qualquer coisa relacionada ao seu cliente ou empresa, está atrás de informações sobre o meme “Luiza”, mas é interessante porque você impacta a pessoa com anúncios “engraçados” e inusitados, isso irá gerar um buzz, como por exemplo:
“Vocês viram a ação da Submarino? Nossa eles não perderam tempo mesmo né?”. Seria uma ação mais de conhecimento da sua marca do que propriamente a venda do serviço ou produto, não sei levantar dados pois não fiz nenhuma campanha de oportunidade para a “menos a Luiza que está no Canadá”.
Mas como você irá medir as metas desta campanha? Primeiro imagine que ela, mesmo sendo uma busca, transformará em Rede de Display, porque muitas pessoas vão imprimir seu anúncio e não irão clicar, mas com certeza irão se espantar e muitas delas terão curiosidade em saber o serviço que você oferece, esta é a oportunidade de você mostrar o que a empresa/cliente oferece, propriamente não é uma ação de venda e sim de conhecimento.
Quando devo arriscar uma verba do meu investimento? Não existe uma regra para quando e quanto tempo, mas se você está atrás de um conhecimento do público para a sua marca, seu serviço oferecido, com certeza vale a pena arriscar um ou dois dias, enquanto o “assunto está fresco”.
A minha opinião é visando aos profissionais de Links Patrocinados a serem criativos e não somente metódicos, às vezes campanhas de oportunidade não rendem lucros diretos, mas a sua empresa, marca e serviço com certeza irão ser lembrados, principalmente se tiver relacionado ao que está “bombando” no momento, por que não arriscar em Viagens se a oportunidade do momento é “Canadá”, por que não arriscar em cursos de inglês, sendo que a língua do Canadá predominante é o inglês?