O Diego Ivo, CEO da Conversion, e o Léo Cabral, organizador do evento Search Master Brasil, realizaram uma pesquisa com cerca de 600 profissionais envolvidos com o mercado de SEO.
Vi os dados da pesquisa e senti que deveria compartilhá-los com vocês. Acredito que se você também trabalha com SEO, assim como eu, irá se assustar com alguns números.
Dados gerais do perfil do profissional de SEO
Idade dos profissionais de SEO
Experiência dos profissionais de SEO
Esse dado assusta bastante, pois demostra um mercado bem inexperiente. Na minha opinião, um profissional de SEO leva média 2 anos para pegar o jeito da coisa, ou seja, ter alguns cases, testar algumas hipóteses, até porque o tempo para vermos alguma evolução de resultados nos buscadores não é menor que 6 meses.
Conversei com Flávio Raimundo sobre o surgimento do SEO. Ele que é empresário e co-fundador do Instituto Brasileiro de Marketing de Afiliados viu o SEO nascer no Brasil em 1998 e se tornar uma solução comercial a partir de 2001. Só em 2003 o SEO começou a ter características do formato que trabalhamos hoje, isso mostra que a base do SEO que temos hoje tem apenas 10 anos.
Com essa informação fica claro ver a carência de profissionais na área.
Distribuição de cargos e o empreendedorismo no mercado de SEO
Formação dos profissionais de SEO
A pesquisa mostrou que mais da metade dos profissionais são graduados. Dentro os principais cursos temos:
Mas é fato que a faculdade não prepara o profissional para atuar no mercado de SEO, 91% dos entrevistados acreditam nisso.
Eu sou da seguinte opinião: tecnicamente a graduação não ensina. Porém, conceitos e definições podem ser aprendidos na faculdade. Eu vejo claramente como um profissional com formação em determinadas áreas tem muito mais facilidade para aprender o lado estratégico do trabalho de SEO, diferentemente de quem não recebeu esse tipo de informação.
Remuneração dos profissionais de SEO
Acima temos até um quadro relativamente interessante, mas o que me assustou um pouco foi o quadro seguinte:
Tirando a flexibilidade e a autonomia que ganhamos ao ser dono do próprio negócios, não há vantagem nenhum ser dono de agência, considerando que os rendimentos são iguais a dos analistas e estagiários, não vale a pena pelo número de responsabilidades que isso acarreta e isso me faz enxergar duas coisas:
1 – Mais empresas que vão entrar para estatísticas brasileiros que quebram nos primeiros 2 anos, pois nesse formato o empresário tem a responsabilidade de investir no desenvolvimento dos colaboradores e também na expansão da empresa e com essa remuneração esse tipo de movimentação é extremamente limitada.
2 – Se os valores os rendimentos são baixos é por causa da valor cobrado hoje pelas empresas de SEO, que na grande maioria são números muito abaixo do que deveriam ser. Uma estratégia nociva para a sustentabilidade da empresa a curto e médio prazo.
Qual área de SEO que os profissionais mais investem seu tempo
Outro dado interessante (e também alarmante): conversei com o Diego Ivo e pedi para ele cruzar uma informação extra da pesquisa. Conseguimos algumas informações inéditas aqui para o Digitais.
Cruzamos o tempo de experiência em SEO com os 44% que são proprietários de empresas:
Aqui fica o julgamento de cada um, mas a grande maioria dos empresários não têm 1 ano de experiência em SEO. Será que são empresas com trabalhos de SEO profissionais ou amadores?
E por último de acordo com o tempo de experiência, temos a distribuição dos proprietários com retiradas superiores a R$ 12.000,00.
O que achou dessa pesquisa? Quais são suas opiniões sobre o mercado de SEO? Deixe aqui nos comentários.