Para quem nasceu depois de dos anos 90, o conceito da palavra crise não é muito comum. Mas para pessoas como eu, que já passaram por algumas crises econômicas na vida, sabemos que um dos sinônimos de crise é mudança. Ao meu ver, crise é um sinônimo da palavra mudança, e também uma oportunidade real para o desenvolvimento do seu negócio ou carreira.

Crise é a forma como você encara o momento atual. É o que determina o seu futuro e pode ser um divisor de águas na sua carreira, e em outras partes da vida das pessoas. Neste exato momento, dezenas de empresas estão caçando talentos em marketing digital pelo mercado, e sabe o quê estão achando? NADA.

Muito, mas MUITO mesmo tem se falado sobre a carência de profissionais no mercado de Marketing Digital. Já há alguns anos, este quadro atual recorrente dentro do mercado está acarretando em uma explosão de ofertas e de remuneração para os profissionais de marketing digital.

Segundo pesquisa realizada recentemente pela empresa Page Personnel, os salários fixos dos profissionais de marketing digital estão 40% maiores se comparados ao mesmo período do ano passado. Ainda segundo a pesquisa, os profissionais em início de carreira tiveram a maior valorização no marketing digital por ser uma área nova e carente de profissionais qualificados.

Sim, existem milhares de vagas abertas muito difíceis de se preencher em empresas de norte a sul do Brasil. Uma das principais reclamações das empregadores é a dificuldade para o preenchimento de vagas mais qualificadas. Algumas vagas passam meses em aberto sem que se consiga encontrar o profissional com o perfil adequado, o que muitas vezes acaba impedindo que novos projetos sejam iniciados.

Reprodução Google
Reprodução Google

No caso dos especialistas em marketing digital, como os profissionais de marketing de busca, web Analytics, email marketing, mídias sociais e outros, o problema está na falta de qualificação. Muito conhecem as ferramentas como SEO, Google AdWords e Google Analytics, mas poucos dominam realmente essas importantes ferramentas da área de marketing digital.

O que eu exigiria se fosse contratar alguém neste momento:

– Curso superior completo ou em andamento em marketing ou propaganda;

– Experiência profissional anterior, estágio ou similar em marketing ou agências;

– Fluência na língua inglesa, escrita e oral;

– Uma ou mais certificações Adwords;

– Perfil social ativo e com histórico de curtidas e compartilhamentos dos seus posts

Salário: R$ 3.500,00 CLT

Como você pode aumentar a sua empregabilidade:

– Mantenha o seu currículo atualizado;

– Mantenha e atualize diariamente um BLOG ou Vlog de qualquer assunto, foco em volume e alcance.;

– Mantenha um perfil social pessoal relevante, foco nas curtidas e compartilhamento dos seus posts;

– Participe de comunidades e fóruns especializados de marketing digital, seu futuro empregador pode estar lá;

– Se for procurar emprego, não fique enviando CV para todo lado, escolha alvos específicos;

– Sempre procure se reciclar e expandir seus conhecimentos dentro da sua área de interesse. Invista em cursos, seminários, palestras, workshops, mesas redondas, além da leitura de livros e revistas especializadas em marketing digital.

Visão de mercado para 2030

Todas as profissões relacionadas às áreas de tecnologia irão continuar com forte demanda pela próxima década. Então, é hora de encarar um mundo GEEK ser “expert” em tecnologias já deixou de ser um estigma social, as “mina pira” em um moleque esperto GEEK e com dinheiro no bolso.