É possível contornar a crise econômica fidelizando os clientes com Marketing de Conteúdo?

O Brasil está enfrentando uma época de crise econômica que está afetando todos os segmentos de produtos e serviços. E, quando o dinheiro fica curto, uma das saídas mais fáceis para as empresas é cortar custos com a comunicação e reduzir a verba de publicidade. E, desta maneira, muitas vezes, o conteúdo do site é deixado de lado. Mas será mesmo que esta é a melhor saída?

Reprodução Google
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Segundo um dos maiores especialistas em Marketing de Conteúdo do país, Rafael Rez Oliveira, a resposta é não. Tanto que ele está organizando um evento para debater o tema com a presença dos melhores profissionais da área. Profissionais de marketing, criadores de conteúdo, jornalistas, profissionais do mercado digital e empreendedores que precisam usar estratégias de conteúdo em seus negócios terão uma excelente oportunidade de expandir seus conhecimentos e técnicas durante a Conferência de Marketing de Conteúdo.

Digitais do Marketing é um dos apoiadores da Conferência de Marketing de Conteúdo. Sendo assim, todos os membros da comunidade DDM têm direito a R$150 de desconto na compra de um ingresso para o evento. Para efetuar a sua inscrição, basta acessar este link e clicar no botão “Comprar ingresso”. No ato da compra não esqueça de informar a sigla do cupom de desconto: DDM.

Acompanhe a seguir a entrevista realizada com Rafael Rez Oliveira e descubra como fidelizar seus clientes, mesmo em tempos de crise, utilizando de maneira correta o Marketing de Conteúdo:

Digitais do Marketing: Rafael, é possível contornar este momento de crise econômica no país fidelizando os clientes apenas com o Marketing de Conteúdo?

Rafael Rez: Sim e não. Quem adota o marketing de conteúdo cria diferenciais excepcionais em relação aos concorrentes, mas não dá para investir em conteúdo isoladamente. Ele precisa estar alinhado com os objetivos dos negócios, dos clientes, com a área de vendas e estar conectado com as demais estratégias de marketing digital. O conteúdo é um grande diferencial, mas não funciona sozinho, precisa estar conectado aos outros pontos.

Digitais do Marketing: Qual a importância da definição de uma estratégia para a linha editorial, para o marketing de conteúdo de um blog/site?

Rafael Rez: Toda estratégia de conteúdo precisa estar documentada e definida para funcionar. Uma coisa é publicar conteúdo, outra coisa é fazer marketing. Sem os dois pontos conectadas, você não tem marketing de conteúdo eficiente. É fundamental saber com quem se deseja falar para alcançar resultados efetivos.

Digitais do Marketing: Na sua opinião, a falta de estratégia em conteúdo é um dos erros mais frequente que profissionais de comunicação e marketing cometem?

Rafael Rez: Sem dúvida. Muita gente acha que só porque tem um blog já faz marketing de conteúdo. Na verdade, estas empresas estão simplesmente publicando conteúdo gratuito, sem conversão. É preciso ter um caminho para o cliente trilhar, um fluxo de conteúdos que levem a uma transação em algum momento. A falta de estratégia é o grande erro de 99% das empresas.

Digitais do Marketing: Como podemos definir a melhor estratégia de conteúdo para cada empresa ou marca?

Rafael Rez: Um processo de planejamento baseado em perguntas direcionadas é a melhor forma. Estas perguntas te colocam para pensar e exigem que sejam adotados procedimentos e atitudes para que a estratégia funcione. Não existe uma fórmula do sucesso, a melhor estratégia para empresa dependerá dos objetivos que ela pretende atingir, do tempo disponível e dos recursos certos para criar bons conteúdos, usar as ferramentas de forma integrada e gerar resultados que possam ser medidos.

Digitais do Marketing: Não é fácil produzir marketing de conteúdo com qualidade. Qual é o melhor caminho: a contratação de um jornalista ou de uma agência especializada no assunto?

Rafael Rez: Depende do perfil de cada negócio. Se é uma pequena empresa, terceirizar é sempre uma boa solução. Mas ter um profissional de conteúdo dentro do negócio, produzindo conteúdo com a função de engajar clientes no negócio (e não escrevendo notícias!). É uma alternativa excelente para empresas de médio e grande porte. Grandes empresas estão se transformando em máquinas de produção de conteúdo, e isso tem gerado ótimos resultados.

Digitais do Marketing: Como surgiu a ideia da Conferência de Conteúdo? 

Rafael Rez: Resolvemos criar uma Conferência de Conteúdo quando estávamos em uma Conferência nos Estados Unidos, o Content Marketing World em Cleveland, em 2013. O mercado brasileiro está defasado em relação ao mercado americano, apesar de existirem excelentes profissionais, empresas e ferramentas nacionais. Decidimos dar voz a este mercado e promover um evento de alto nível aqui também.

Digitais do Marketing: Quando e onde será o evento? Quais serão os temas abordados?

 Rafael Rez: O evento será realizado entre os dias 20 e 21 de novembro em São Paulo. Durante a Conferência serão apresentados cases de inbound marketing, técnicas para geração de tráfego, geração de leads, conversão de leads em vendas, automação de marketing, como produzir conteúdo que promova o engajamento, como se relacionar com a sua audiência, e todas as técnicas e táticas de marketing de conteúdo.

 Digitais do Marketing: Por que dois dias para discutir Marketing de Conteúdo?

Rafael Rez: Trouxemos o modelo da Conferência do mercado americano, mostrando o que há de melhor no mercado. Os cases selecionados e as estratégias que serão apresentadas atendem tanto pequenas quanto médias e grandes empresas. Organizamos em dois dias para aproveitar o feriado, já que no Brasil é difícil as empresas dispensarem os funcionários por dois dias, então grande parte do público prefere eventos que aconteçam no final de semana. Conseguimos um feriado em uma sexta e mais o sábado, o que também viabiliza a vinda de pessoas de outras cidades e estados para São Paulo.

Digitais do Marketing: Quais os principais pontos que você deve abordar na sua palestra dentro da Conferência?

Rafael Rez: Encerrarei o evento falando sobre “conectar os pontos”. Vou amarrar tudo o que os palestrantes mostrarão ao longo dos dois dias no encerramento do evento, motivando todos a colocarem em prática o que aprenderam.

Digitais do Marketing: Quais dicas você pode dar aos futuros empreendedores que estão pensando um colocar no ar seu primeiro blog/site?

Rafael Rez: Qualifique-se primeiro. Estude, pesquise, converse com quem já faz e invista muito tempo no planejamento. Quanto melhor for o plano de conteúdo, melhor serão os resultados vindos dele.

 

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