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Typeform: o que é e porque é importante ter um bom formulário?

Typeform: o que é e porque é importante ter um bom formulário?

Typeform: o que é e porque é importante ter um bom formulário?

Saiba como o Typeform pode te auxiliar a criar formulários muito mais rápido. Seu público-alvo pode ser fortalecido através do Typeform. 

Typeform: o que é? 

Typeform, é uma plataforma que cria formulários digitais rápidos e simplificados. Ele facilita a vida de quem os responde e quem os cria. Seus formulários são práticos e usuais, dessa maneira se torna muito mais fácil usá-los. Essa plataforma pode ter uma versão grátis ou paga, esta conta com meios mais completos. 

O seu diferencial é a sua agilidade na hora de montar os formulários, eles podem ser mais pensados e responsivos. Na plataforma já há diversos formatos disponíveis, testes, quiz, votação, entre outros. 

Além dos muitos modelos disponíveis, também é possível criar um formulário do zero, com os templates disponíveis. E é possível incluir imagens, GIFs e vídeos nos formulários. 

O Typeform foi fundado na Espanha, em 2012, por Robert Muñoz e David Okuniev. Hoje em dia milhões de questionários são feitos usando essa ferramenta. 

Tipos de plano

Gratuito (básico)

Na sua gratuidade o Typeform apresenta certa limitação. São apenas 10 perguntas por formulário e estes só podem receber 100 respostas. Sites que precisam de um volume maior, pagam para maiores questionários. 

Basic:

Custa 25 euros mensais ou 21 na assinatura anual. Sem limites de respostas e de perguntas, porém apresenta limite no cadastro de só um usuário por conta.

-1 usuário;

-Formulários e questões ilimitadas;

-Recebimento de documentos, com até 1GB de armazenamento;

-Aceitação de pagamento; 

-Mais de 500 integrações via Zapier (incluindo o RD Station).

Plus: 

Custa 55 euros por mês ou 46 mensais na assinatura anual. Inclui tudo dos outros planos mais: 

-1000 respostas por mês;

-3 usuários;

-Recebimento de documentos, com 2GB de armazenamento;

-Link, domínio e meta descrição customizados;

-Possibilidade de remover o logo da Typeform.

Business 

Não apresenta nenhum tipo de limites e é possível que mais de um usuário utilize esta ferramenta. Custa 89 euros mensais ou 75 euros por mês no plano anual. Contém tudo do plano anterior, mais:

-10 mil respostas por mês;

-5 usuários;

-Recebimento de documentos até 4GB de armazenamento;

-Integração com Google Analytics, Pixel do Facebook, -Google Tag Manager, entre outras;

-Live chat.

Templates

Ao optar por usar templates, você precisa clicar nessa opção. Assim abrirá ao lado uma tela com as estampas disponíveis. Você pode fazer suas modificações e alterações que julgar necessárias. Clique no botão “use this template”.

Nessa aba você será redirecionado para a página de construção de questionário.

(Foto: https://rockcontent.com/br/blog/tudo-sobre-typeform/)

No lado esquerdo podemos ver a existência de um formulário para template selecionado. Você pode alterar o que desejar nas suas perguntas já pré definidas e adicionar novas. 

Quais são as funcionalidades do Typeform?

Usando o Typeform, na tela de início ou bem-vindos, os tamanhos dos textos e descrições podem ser personalizadas de forma mais simples. Também poderá colocar questões obrigatórias ou não. Poderá pôr respostas discursivas ou múltiplas. 

Outra opção é a forma aleatória que o usuário vê a ordem diferente de cada pergunta. O usuário também consegue ver em que ponto da pesquisa está e até mesmo onde parou.

Os resultados do Typeform após ele ficar pronto pode ser compartilhado de maneira fácil e rápida. Contém um painel, possível visualizar dados e um relatórios. As  métricas geradas e coletadas podem ser divididas para sua equipe. 

Desvantagens 

O Typeform além de ser uma boa ferramenta, tem também suas desvantagens. A plataforma não apresenta uma versão em português: atualmente, está disponível somente em inglês e em espanhol. Isso dificulta para o usuário e para quem cria o conteúdo. 

Um outro ponto negativo são os valores altíssimos e ainda em euros, uma moeda que está muito valorizada. Isso pesa para países mais subdesenvolvidos, como o próprio Brasil. 

Como criar um Typeform

Como você já conhece um pouco dos planos, iremos contar sobre como pôr em prática a criação de um formulário. Em poucas etapas você consegue ir criando no próprio plano gratuito. 

Primeiro passo:

Vá até o site do Typeform para criar sua conta. Só é possível nessa modalidade criar uma conta por usuário. Clique em “Sign Up” em cima à direita. Pode usar sua conta do Google, ou fazer uma nova conta com um e-mail da Microsoft. 

(Foto: Typeform.com)

Segundo passo: 

Logo após, você precisa aceitar os termos de serviço, e definir as suas preferências por e-mail. 

(Foto: Typeform.com)

Terceiro passo:

Passando essas etapas, você tem três opçõe: começar do zero, utilizar templates ou criar um questionário com direcionamentos. Se você escolher pelo template, é possível escolher modelos diversos entres várias categorias.

(Foto: Typeform.com)

(Foto: Typeform.com)

Quarto passo:

Neste passo você pode escolher um template focado na geração de Leads. Pode ser para um novo formulário ou não. Aqui você irá fazer todas as edições que julgar necessárias.

Quinto passo:

Ao finalizar a edição é só clicar em publicar embaixo do lado direito. Logo após, copie o link para compartilhar o formulário da Typeform. Assim você poderá enviar para websites e conectados a outros aplicativos. 

(Foto: Typeform.com)

Leads gerados 

Para gerar Leads para o seu Business o Typeform é muito bom. Porém você precisa saber o que fazer com esses contatos após consegui-los. Você também consegue enviar notificações personalizadas de acordo com cada resposta dos usuários. Isso conta também com uma larga escala e necessita de uma ferramenta específica para isso.

Uma ferramenta de Automação de Marketing e Vendas, muito conhecida e útil para esses casos é o RD Station. Nele você vai encontrar diversos planos com vários preços que caibam no seu bolso e da sua empresa.

Agora que você já conhece sobre Typeform e suas aplicações no mercado, que tal colocar em prática essa ferramenta que pode trazer Leads para sua empresa? Não perca tempo e comece já a fazer formulários e engajar mais os seus usuários. 

Aproveite e leia nossos posts aqui no blog, não deixe de nos acompanhar. Nosso último conteúdo sobre Onboarding de clientes: o que é e por que fazer? já está disponível!

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