TikTok Ads

Aprenda tudo o que há para saber sobre anúncios no TikTok, desde a produção de anúncios eficazes até a configuração de sua primeira campanha.

Já pensou no uso de anúncios no TikTok para sua estratégia de marketing online? Se você ainda não usa o TikTok Ads para anunciar, está deixando passar uma oportunidade de ouro.

Imagem: Shutterstock

De acordo com dados do App Annie, o TikTok foi o aplicativo mais baixado mundialmente em 2020, superando até o Facebook em downloads.

E mesmo o retorno à “vida real” não tirou o o app do topo dos charts e da cultura popular. Apesar de no Brasil ele não estar no top 10 do Google Play ou Apple App Store há um tempo, o app é incrivelmente popular, em especial entre um demográfico mais jovem, de até 25 anos. 

As marcas estão, sem dúvida, prestando atenção. Como elas podem lucrar com o novo aplicativo super popular?

Uma campanha criativa e bem direcionada no TikTok Ads pode ter excelentes resultados, independentemente de seu objetivo ser aumentar as vendas, o tráfego do seu site ou promover um novo produto. As campanhas publicitárias do TikTok podem lhe dar um bom ROI com seus anúncios. As campanhas no TikTok Ads podem ajudá-lo a alcançar um público jovem e vibrante que adora conteúdo.

Aprenda tudo o que você precisa saber sobre o mundo inovador dos TikTok Ads neste artigo.

Por Que TikTok Ads?

Ser nova é apenas um dos inúmeros fatores que a tornam a plataforma do TikTok uma ótima perspectiva para publicidade. Como há menos concorrência na plataforma de anúncios, os primeiros a chegar geralmente se beneficiam dos baixos preços de PPC/CPM.

À medida que mais anunciantes competem por espaços de anúncios disponíveis, os custos desses anúncios aumentam. Temos o exemplo disso com os preços do Facebook e Google Ads, que eram bem mais acessíveis há 6 ou 7 anos.

Então, antes de promover sua marca no YouTube, Facebook ou Instagram, dê uma olhada nesse texto completo.

As ferramentas da plataforma de publicidade do TikTok automatizam a criação, entrega e otimização de seus anúncios de maneira bem semelhante à do Instagram Ad Manager.

Atualmente, existem duas opções de orçamento para TikTok ads: diário e recorrente. Você pode alterar seu orçamento a qualquer momento durante sua campanha ao escolher uma dessas opções, então não é nada fixo.

Você também pode definir seu público com base em fatores como sexo, área geográfica, idade, interesses e outros detalhes, além de estabelecer “Públicos Personalizados” e “Públicos Semelhantes” para anunciar para públicos comparáveis aos seus atuais, assim como você pode no Gerenciador de Anúncios do Facebook e Instagram.

Vamos falar sobre como são os anúncios do TikTok. As marcas podem experimentar muitos formatos de anúncios diferentes no TikTok Ads, e a maioria deles você provavelmente já viu no seu scroll diário pela rede.

Como é um anúncio no TikTok

Você tem muitas possibilidades para anunciar no TikTok. Assim, você pode decidir a melhor forma de passar sua mensagem, alcançar e influenciar seu público-alvo. Vamos falar de alguns dos muitos formatos de anúncios disponíveis na plataforma de anúncios do TikTok:

Vídeos no feed

Na parte “For You” do TikTok, os feeds de notícias nativos dos usuários exibem esses vídeos em tela cheia de 5 a 60 segundos como anúncios.

Brand Takeover

Com esse tipo de anúncio, você pode causar grande impacto fazendo com que sua mensagem assuma temporariamente a tela inteira, assim que o usuário entra no app. Depois, torna-se um anúncio de vídeo no feed.

Spark ads

É um novo formato de anúncio que o TikTok introduziu em 2021 que permite que as empresas patrocinem conteúdo orgânico popular e relevante para seus produtos.

Imagem: TikTok.com

Anúncios de imagem

As marcas podem inserir anúncios de imagens em vídeos que aparecem nos news feed do BuzzVideo, TopBuzz e Babe no TikTok.

Anúncios em carrossel 

Esses anúncios incluem até 10 imagens e aparecem nos news feed do TikTok.

Também há os challenges de hashtag, os efeitos de lente patrocinados e sempre algo novo e genial. Vale explorar as opções antes de escolher.

Quanto custam os TikTok Ads?

Como os anúncios do TikTok ainda estão sendo testados por marcas e empresas, pode ser difícil precisar o gasto típico ou o retorno do investimento (ROI).

Mas não permita que essa incerteza inicial te impeça de testar anúncios no TikTok, mesmo se você for uma pequena empresa. Mesmo sem gastar muito dinheiro, existem alternativas para anunciar no TikTok.

Ao se registrar em uma conta gratuita do TikTok Ads, você pode criar publicidade no Feed com seu próprio orçamento e cronograma definidos. Para a plataforma, o mínimo orçamento da campanha atual é $500, enquanto o orçamento mínimo para um ad group é $50.

Com o tempo, ficará mais claro se o TikTok adotará um modelo de negócios semelhante aos anúncios do Instagram e do Facebook, (onde nenhum orçamento é pequeno demais) ou se continuará a tratar alguns tipos de anúncios, como desafios de hashtag de marca, como coisas de elite.

Ficaremos de olho!

Como anunciar no TikTok passo a passo

1. Crie uma conta do TikTok Ads

O processo não é tão autônomo quanto os do Instagram ou Facebook, porque os produtos publicitários do TikTok ainda são relativamente novos. Clique no botão “Começar” na página inicial do TikTok Ads.

Quando você clicar no botão, um formulário solicitando detalhes para criar sua conta será exibido. Ao finalizar, um representante do TikTok entrará em contato para informar se sua empresa se qualifica.

2. Crie uma campanha

Você deve selecionar a opção “campanha” e, em seguida, “criar” quando estiver no dashboard de Anúncios do TikTok.

Campanha, grupos de anúncios e anúncios são as três camadas entre as quais o TikTok divide sua publicidade. Uma campanha é uma atividade ampla, enquanto grupos de anúncios e anúncios são seus componentes.

Defina uma meta para o seu anúncio. Os três objetivos principais dos anúncios no TikTok atualmente são instalações de aplicativos, conversão e tráfego.

How to Advertise on TikTok Step by Step Guide
Imagem: TikTok.com

O orçamento geral da campanha deve ser determinado nesta etapa. As opções “orçamento diário” e “orçamento total” estão disponíveis.

3. Configurar o grupo de anúncios

A criação de um grupo de anúncios na campanha é a próxima fase. Os posicionamentos e a segmentação também são escolhidos nesta etapa. Pode-se ter vários grupos de anúncios voltados para vários públicos dentro de uma mesma campanha.

Você pode anunciar em todos os aplicativos vinculados ao TikTok, que inclui Vigo Video (Índia), BuzzVideo (Japão), TopBuzz (EUA e BR), Babe (Indonésia) e News Republic (em todo o mundo). Pode optar por limitar seus anúncios ao TikTok ou expandir por toda a rede. 

How to Advertise on TikTok: Step by Step Guide
Imagem: TikTok.com

O TikTok determinará onde colocar seu anúncio para obter os melhores resultados possíveis.

Após selecionar suas posições, siga as instruções na tela para inserir todas as informações necessárias, como URLs, nomes de exibição, fotos, categorias, etc., para começar a rodar seu anúncio.

A área de palavras-chave desta etapa, que permite escolher até 20 termos para descrever seu site ou aplicativo, é bastante interessante. Pense bem sobre suas escolhas, pois essas palavras-chave serão utilizadas para exibir seus produtos para o público-alvo apropriado.

Por fim, você pode especificar a quem seu anúncio se destina na área “segmentação”. É possível definir restrições para coisas como região, idade, sexo, idiomas, dispositivos e muito mais.

How to Advertise on TikTok Step by Step Guide
Imagem: TikTok.com

Há a opção de criar um público personalizado usando IDs de usuário TikTok já existentes se desejar lançar seu anúncio para um grupo demográfico específico, como executar uma campanha de redirecionamento. Basta salvar a lista de ID como um arquivo CSV, TXT ou ZIP. Um TikTok Pixel também é necessário para executar anúncios de remarketing e acompanhar o sucesso dessas iniciativas.

4. Definir os detalhes da campanha

O orçamento do grupo de anúncios deve ser escolhido na seção” Orçamento e Programação”. Mais uma vez, você pode escolher se deseja gastar uma certa quantia diariamente ou uma certa quantia geral ao longo da campanha.

Em seguida, decida quando deseja que a campanha seja executada. Você pode selecionar determinadas horas do dia ou dias da semana para exibir seus anúncios usando a opção “Dayparting”.

A taxa em que você deseja que o orçamento seja gasto também depende de você. As opções incluem “acelerar”, que usa o orçamento o mais rápido possível durante um período predeterminado, e “padrão”, que distribui o orçamento igualmente ao longo da campanha.

Em seguida, você pode escolher o destino de otimização para o grupo de anúncios.

  • Conversão: as pessoas com maior probabilidade de comprar seu produto ou serviço verão seu anúncio. Você pode criar eventos de conversão e rastreá-los usando pixels para acompanhar as ações que envolvem conversões (como baixar um aplicativo ou enviar um formulário). O modelo de pagamento otimizado de custo por clique (oCPC) garante que os anúncios sejam apresentados aos usuários com maior probabilidade de realizar uma determinada ação.
  • Clique: você será cobrado de acordo com um modelo de pagamento de custo por clique (CPC) e seu anúncio será projetado para gerar o máximo de cliques possível.
  • Impressões: o mecanismo de pagamento de custo por mil (CPM) impressões será usado para calcular quantas vezes seu anúncio será exibido.

A opção “Otimização Inteligente” também pode ser ativada ou desativada. Seus lances serão continuamente otimizados se habilitados para aumentar as conversões. Então, se o seu objetivo é aumentar cliques ou impressões, recomendamos desativar esta opção.

5. Crie Seu Anúncio

Os anúncios do TikTok são compostos de imagens e filmes quadrados, verticais e horizontais. O app fornece uma ferramenta chamada Kit de criação de vídeo que inclui modelos de vídeo e imagens que você pode personalizar com suas próprias imagens. Isso facilita muito para os anunciantes. Ele também oferece mais de 300 alternativas para música de fundo gratuita.

How to Advertise on TikTok Step by Step Guide
Imagem: TikTok.com

A Otimização Criativa Automatizada é outra ferramenta bem útil, que permite fazer upload de até 10 fotos, 5 vídeos, 5 textos de anúncios e 1 CTA. Depois disso, o algoritmo irá misturá-los para produzir vários anúncios diferentes. Depois de testar vários anúncios, a ferramenta usará as combinações mais bem-sucedidas.

A ferramenta “Landing Page To Video”, que cria automaticamente anúncios em vídeo combinando fotos de alta qualidade com música de qualquer URL de página de destino que você fornecer, é a última opção.

Considerações Finais

Vamos falar sobre o que é preciso para criar um anúncio forte e persuasivo agora que vimos das possibilidades que os anunciantes no TikTok podem ter.

Como vimos, o TikTok é um pouco diferente de outras redes de mídia social em termos de plataforma e, como tal, a produção e a disseminação de conteúdo devem levar isso em consideração.

Em primeiro lugar, o TikTok tem um forte senso de comunidade.

Isso provavelmente se deve ao fato de que uma boa parte de seus usuários pertence a uma geração mais jovem com uma forte demanda por conteúdo autêntico e inovador.

Esses consumidores procuram marcas que são reais e aderem a princípios semelhantes aos seus. Diante disso, é crucial que as informações promovidas sejam autênticas e úteis para os usuários do TikTok.

As empresas que veem a plataforma como um compromisso de longo prazo e estão ansiosas para começar com os anúncios do TikTok podem considerar postagens orgânicas impulsionadas, conteúdo gerado pelo usuário (UGC) ou conteúdo de criadores patrocinados.

Por fim, anunciar no TikTok pode te dar uma boa vantagem sobre a concorrência, principalmente se você pesquisar e se preparar bastante.

Então, se você já anunciou ou quer anunciar pela plataforma, compartilhe suas ideias aqui nos comentários!

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