Nós, profissionais de marketing digital, estamos acostumados com a navegação em diferentes sistemas e propostas de sites em toda a web. E uma das missões dos “marketeiros digitais” é garantir que aquele site seja visitado de forma recorrente pelos usuários.
Do ponto de vista estratégico, comercial e até de ROI, receber um única visita de uma pessoa no seu site é sempre um mal negócio. Portanto, o mais eficiente e criar um relacionamento com o cliente a longo prazo e, principalmente, após a sua conversão.
Aprenda a seguir uma técnica de preenchimento automático de formulários que deve gerar bons resultados em seu site. Todo bom site na internet possui um formulário de contato para ser preenchido. Entretanto, se o seu sistema já estiver preparado para isto, você pode poupar o tempo do seu cliente de preenchê-lo usando formulário com auto preenchimento (auto fill form).
Como assim?
Formulário com auto preenchimento (auto fill form) é um tipo de formulário capaz de “lembrar” de todos os dados do visitante. Esses dados são gerados pelo seu site quando os clientes que preencheram os formulários do seu site o visitam novamente. E esta técnica já disponibiliza os campos dos formulários todos já preenchidos.
O que são cookies?
Quem promove esta “lembrança” para o seu formulário e auto-preenche os campos são os famosos cookies, que são salvos no seu browser a cada visita em um novo site. São os cookies que permitem aos sites registrar a sua visita e rastrear o seu comportamento de navegação, entre outros detalhes, incluindo os dados digitados em campos de formulários.
Como fazer?
Formulários com dispositivos de auto preenchimento são raros de encontrar em sites de pequenas empresas. Normalmente, são encontrados apenas em grandes sites de e-commerce, após a realização do seu login. Para instalar este recurso em seu site é melhor procurar um desenvolvedor web que irá providenciar uma solução customizada para você. Isso porque para quem usa as plataformas “wordpress” ou o “joomla” já existem plugins com funções “auto fill” prontos para implantação e com um custo muito baixo.
Continue trabalhando na sua UX e aumente muito as taxas de conversão
UX ou experiência do usuário tem como objetivo promover paulatinamente as técnicas para que a cada visita no seu site ele assuma a “cara” do seu visitante. A técnica do formulário com auto preenchimento é um exemplo disto.
Outra técnica é criar conteúdos dinâmicos baseados em cookies e/ou login para que o conteúdo do seu site se adapte de acordo com as preferências de cada visitante recebido. Apresentar o nome completo do seu visitante dentro do conteúdo que ele esta lendo é uma outra técnica UX.
Sites modernos utilizam a técnica do “login” e “banco de dados” para prover técnicas de UX mais integradas. O uso de cookies é uma técnica básica de UX feita para sites simples, conforme sua proposta na internet for ganhando proporções profissionais. Nestes casos, o mais indicado é utilizar a técnica de “login e/ou banco de dados”.