Site icon Digitais do Marketing

AI marketing: como a inteligência artificial pode ajudar sua estratégia

AI marketing

Utilize AI marketing para alcançar uma melhor percepção sobre o público-alvo e melhore a experiência do cliente.

O que é AI marketing?

O Marketing de Inteligência Artificial utiliza inteligência artificial para decisões automáticas com uma base e análise de dados. Observam tendências socioeconômicas que afetam os esforços de marketing.  

A Ai marketing é usada geralmente para marketing digital, nela é muito importante ter uma velocidade rápida. Essas ferramentas de AI utilizam dados do consumidor para aprender a se comunicar melhor com eles. Em seguida, oferecem mensagens diferenciadas, em um momento adequado, sem a necessidade de pessoas do marketing.

Assim a Ai consegue aumentar as equipes de marketing. Executam tarefas com mais eficiência e que exijam menos esforço dos colaboradores.

Segmentação e marketing algorítmico

Quando falamos sobre segmentação comportamental a prática de atingir um cliente em potencial com comunicação baseada no comportamento implícito e explícito. O entendimento desses comportamentos é favorecido por ferramentas de tecnologias de marketing. 

Análise de dispositivos móveis, análises de mídias sociais, análise da web, plataformas de marketing baseada em gatilhos, são alguns exemplos dessas tecnologias. A AI marketing disponibiliza várias plataformas e técnicas que geram o direcionamento comportamental.

Para a eficácia da segmentação comportamental, é utilizado o aprendizado de máquina.Também são usadas tecnologias avançadas para evitar o viés humano nesse tipo de segmentação. Essa inteligência artificial chama-se marketing algorítmico. 

Soluções de AI Marketing 

A Ai marketing tem um papel muito importante para os profissionais de marketing se relacionarem com os clientes. Existem alguns fatores que formam soluções que ajudam a preencher as lacunas de dados dos clientes.

Ai marketing mudará as funções e as condições de experiência?

A individualização em escala é viável através dos arquitetos do AI marketing. Eles são capazes de entender  os dados e as plataformas dos clientes. Usam insights para práticas personalizadas. Isso dá possibilidade para o envolvimento da jornada do cliente. 

A inteligência de marketing vai além da capacitação, abrangência e conversão. O profissional de marketing considera a jornada do consumidor e projeta estratégias melhores para a experiência. 

Estes profissionais entendem como os clientes evoluem e como a AI marketing ajuda. Eles precisam estar prontos com evoluções e convenções que vão atuar. 

Utilizando dados correspondentes para perguntas certas, criaremos programas com conteúdos relevantes. Esses programas engajam e criam caminhos para fornecer valores e expectativas para os clientes. 

A AI marketing evoluiu os processos impulsionando insights gerando resultados inovadores. Os profissionais de marketing objetivam atingir o maior número de consumidores. Eles pensam em converter na proporção acima da média. 

O desafio desses profissionais é que parte da metodologia atual é feita por métricas. Sendo essas não vinculadas ao crescimento do consumidor. A AI iniciará uma nova no engajamento e resultados benéficos ao marketing de inteligência. 

Como usar a AI?

Primeiro é necessário planejar completamente para alavancar as campanhas de AI marketing. Essas operações garantirão que os profissionais de marketing possam investir melhor o seu tempo.

Ao efetuar qualquer ferramenta de AI, alguns fatores devem ser levados em considerações, como:

Considere algumas variantes como: pontualidade, completude, consistência relevância, transparência, precisão, representatividade

Como selecionar uma boa plataforma

Os profissionais de marketing precisam ser criteriosos para identificar lacunas na plataforma e preenchê-las para solucionar com base nos dados. Por exemplo, algumas metas necessitam de funcionalidades diferentes das ferramentas utilizadas para satisfazer o cliente com AI de marketing.

Para selecionar bem, devemos pensar no nível de visibilidade que a plataforma precisa em relação ao motivo que o marketing tomou uma decisão. O uso do algoritmo vai depender, assim, precisarão de relatórios mais claros. Os profissionais de marketing tomarão decisões melhores pois os algoritmos estão proporcionalmente mais avançados também.

3 Exemplos de AI marketing

A utilização do AI marketing em realizações de marketing digital está cada vez maior. Está comprovado que esses setores que utilizam AÍ conseguem otimizar os seus serviços em vários segmentos. Tem muitas maneiras para criar um plano de AÍ marketing consistente, como veremos nos seguintes exemplos: 

A Amazon, por exemplo, utiliza análises preditivas para sugerir produtos aos clientes com base em compras anteriores. Isso aumenta as chances de converter a satisfação do consumidor, 

Tendências de AI marketing

As plataformas e ferramentas de AI são novas, porém são muito valiosas para o marketing digital. A promessa delas é crescer em popularidade e descobrirem novas tendências de mercado. 

Se você pretende continuar atuando no mercado, o ideal é estudar e se atualizar cada vez mais. Se você se especializar, suas chances de não ser substituído por AI serão maiores. 

O Site Gunther, em 2016, em média, já era gasto em torno de US$20 a US$30 bilhões com Ai. 90% desse orçamento era direcionado para a pesquisa, pois foi notado os benefícios dessa tecnologia.

O mesmo site, em 2020, previu mais de 40% dos esforços científicos de dados automatizados para o AI.

Agora que você já entende o conceito do AI marketing, sabe aplicá-lo, que tal colocar em prática para ter um melhor direcionamento da sua empresa. Com bons exemplos e dicas que foi dado acima você poderá ter uma noção de como expandir seus negócios. Não perca tempo e comece já a implementar essa técnica que está crescendo no mercado! Aproveite para conhecer nossos outros conteúdos que vão te ajudar muito a ampliar seus conhecimentos. Aqui, você vai encontrar tópicos sobre mercado e tudo o que você precisa para sua empresa.

Exit mobile version