O mês de outubro começou com uma excelente novidade do Google, com o lançamento do Google Tag Manager – ferramenta que permite o gerenciamento de tags do seu site.
Com uma simples tag instalada dentro da tag <body> é possível resolver aqueles dezenas de problemas que temos hoje na interface entre agência, cliente, galera de métricas e equipe de TI. Uma vez implementada uma simples tag em todas as páginas do site é possível adicionar diversas tags desde conversões do Google AdWords em páginas específicas do site ou até mesmo tags customizadas.
Esta nova funcionalidade trás diversos recursos interessantes como o uso de expressões regulares, controle de versões anteriores, acesso a múltiplos usuários e ainda a possibilidade de configurar macros para que as tags sejam inseridas somente em situações específicas.
Veja o vídeo institucional do Google Tag Manager:
Como criar um perfil no Google Tag Manager
Primeiro passo é criação do perfil no site http://www.google.com/tagmanager – no qual você poderá agrupar todas as tags de um site.
Segundo passo é a inserção do domínio que você irá gerenciar, basta inserir o domínio sem o WWW.
Agora basta copiar o código fornecido pelo Google e o inserir dentro da tag <body> do seu HTML, caso você esteja utilizando o gerenciador de conteúdo (CMS) WordPress para seu site, você pode seguir as seguintes instruções:
Vá ao menu lateral Aparência > Editor e no arquivo header.php insira o código logo após a tag <body> que provavelmente estará neste arquivo do seu template.
Depois de inserir a tag do Google Tag Manager, você pode adicionar até 6 tags diferentes:
- Código Remarketing do Google AdWords
- Tag de conversão do Google AdWords
- Código do Google Analytics
- Tag do DoubleClick
- Tag HTML Customizada
- Tag Imagem Customizada
Como instalar a tag de conversão do Google AdWords
Clique uma nova tag no sistema e adicione “AdWords Conversion Tracking”
O processo é bem simples basta adicionar as informações necessárias para que o Tag Manager monte sua tag de acompanhamento na página de conversão, para isso você precisa preencher as seguintes informações:
- Conversion ID
- Conversion Label
Agora você só precisar criar uma regra para que a tag seja adiciona na página que vem logo após o envio do formulário de contato ou na página de download, enfim na página de conversão.
E pronto tag de conversão do Google AdWords instalada com sucesso e você não precisou esperar 15 dias para a equipe de TI implementar :)
O procedimento para os demais modelos de tags são semelhantes e combinando tudo isso com expressões regulares e macros você será capaz de fazer diversas implementações bem avançadas e complexas.