Obs.: esse texto também é considerado como a PARTE 2 do post “Profissões de Analistas: Links Patrocinados VS. Web Analytics”. De qualquer forma, também é um texto que pode ser lido sozinho, independente.
O que é o Gclid?
Gclid, também conhecido como “Google Click ID” ou “Google Click Identifier”, é um identificador de rastreamento que é formado sempre que alguém procura e clica em uma de suas palavras-chave alvo. Um Gclid será adicionado ao final da URL toda vez que seu anúncio for clicado através do Google Ads.
![](https://digitaisdomarketing.com.br/wp-content/uploads/2022/02/gclids-url.jpg)
Como configurar o Gclid:
A configuração de um Gclid é feita em dois passos simples que farão da gestão de suas iniciativas publicitárias PPC uma experiência mais tranquila:
1. Linkar o Google Ads ao Google Analytics
Clique em “Admin” no Google Analytics para abrir um painel com várias opções. Você pode criar um novo grupo de links e validar que os detalhes de sua conta Google coincidam selecionando “Google Ads linking”.
Esta etapa será simples se você usar o mesmo endereço de e-mail do Google para ambas as contas. Digite o nome de seu website em Configuração de links > Título do grupo de links.
Certifique-se de que a opção “Todos os dados do site” esteja selecionada durante esta fase, e que a marcação automática esteja ativada em Configurações avançadas.
Aproveite esse momento para conferir se o Gclid funciona ou não em seu site:
![Configuração do Gclid Configuração do Gclid](/wp-content/uploads/2012/03/configuracao-do-gclid.jpg)
2. Habilitar Auto-Tagging no Google Ads
Depois disso, vá para sua conta no Google Ads e clique em “Visão Geral”. Verifique se a Auto-Tagging está ativada no Google AdWords, clicando em “opções” no lado esquerdo. Assim que alguém clicar em seu anúncio do Google, isto automaticamente adicionará Gclids ao final de suas URLs.
![](https://digitaisdomarketing.com.br/wp-content/uploads/2022/02/gclid-auto-tagging-google-ads-700x306-1.jpg)
Como verificar se o auto-tagging do Google Ads funciona
Você pensa que, como a marcação automática está em habilitada, as tags Gclid estarão em suas URLs de anúncios patrocinados, certo? Talvez.
Se o parâmetro Gclid não estiver incluído em suas URLs após a página ter sido totalmente carregada, é possível que sua página não esteja configurada corretamente.
Pensando nisso, o Google listou alguns passos simples para checar se o seu auto-tagging funciona. E, se seu GCLID não estiver pré-carregando em seus anúncios patrocinados, você pode verificar as dicas do Google sobre como resolver esse problema.
É importante conferir sempre o Gclid para avaliar se o site recebe esse parâmetro corretamente e não perder cliques do Adwords. Pois se o Gclid não funciona, a página dá Erro 404.
Ou seja, um usuário clicou no teu anúncio, gastou teu orçamento naquele clique (que possivelmente será ressarcido se for tido como um “clique inválido” pelo Adwords), e ainda gera um bounce rate alto (popularmente traduzido como taxa de rejeição).
A seqüência desses acontecimentos acarreta na queda do Índice de Qualidade, que conseqüentemente des-otimiza a tua campanha no Adwords.
Resolvendo problemas
Geralmente, o parâmetro/comando que chama o gclid são as ERs “?” ou “&”. ER significa Expressão Regular, também é conhecido por Regex. É uma cadeia de regras de análises sintáticas na ciência da computação, são séries de caracteres que geram uma linguagem para ser interpretada por um processador de ER, que analisa e interpreta a informação para efetuar o comando/ação escrita pelo programador.
Exemplos de Gclid na URL de Campanhas do Adwords:
- http://www.seusite.com.br/?gclid=aBc123AbC
- http://www.seusite.com.br/site/categoria.asp?id=1&idproduto=1764&gclid=aBc123AbC
Você verá sempre um parâmetro seguido de “gclid=” e vários outros caracteres aleatórios.
![Explicação do parametro gclid Explicação do parametro gclid](/wp-content/uploads/2012/03/parametro-gclid.jpg)
No gclid os caracteres “?” ou “&” têm a função de “opcional” na URL, ou seja, forma uma expressão regular sintática que diz para o processador daquela informação que tanto faz se o conteúdo seguinte existir ou não. Tudo que está escrito antes existirá da mesma forma, o que vem depois é opcional.
No anúncio do Adwords há 4 linhas:
- Título – 25 caracteres
- Linha de Anúncio 1 – 35 caracteres
- Linha de Anúncio 2 – 35 caracteres
- UV – URL de Visualização – 35 caracteres
- (só aparece na ferramenta de edição) UD – URL de Destino
É na URL de Destino que o gclid será acionado quando alguém clicar no anúncio. Outra dica, principalmente se sua programação usa codeigniter – uma aplicação usada na programação de linguagem em .php, é: colocar a barra “ / “ no final da UD.
Em alguns casos, se não finalizar a UD com a barra “ / “, o gclid também poderá dar Erro 404. Isso serve também para ocasiões de teste de gclid.
Exemplo de Campanhas de Adwords que acionaram o gclid (quando receber um clique, abrirá uma URL assim):
- http://www.seusite.com.br/?gclid=aBc123AbC.
Mas se acessarem o site pelo endereço www.seusite.com.br, ele abrirá normalmente no navegador. Pois o parâmetro diz que esses caracteres (que formam o endereço do site) existem mesmo sem o gclid, tanto faz se um ou outro, o endereço existe:
- http://www.seusite.com.br/
ou
- http://www.seusite.com.br/?gclid=aBc123AbC
Outra situação: Você acionou o gclid, mas a programação já utiliza o caracter “?” na URL do seu site. O problema é que se uma URL tem dois caracteres de “?”, a página não funciona, acusa endereço inexistente. Isso porque esse caracter, especificamente, não permite repetição.
O Google, até pouco tempo, não tinha solução para esse problema, o gclid vinha somente com o caracter “?”, ou seja, as URLs cuja programação sintática da URL já utilizava a “?” davam Erro 404 quando tinham o gclid eraacionado lá no Adwords.
Para isso o Google permitiu gerar caracter “&” também. Portanto, toda vez que ele identifica que a URL já possui o caracter “?”, automaticamente ele aciona um gclid com o caracter “&”, que tecnicamente permite repetições e – especificamente neste caso – tem a mesma função da “?”, como no exemplo:
- http://www.seusite.com.br/site/categoria.asp?id=1&idproduto=1764&gclid=aBc123AbC
Por que usar Gclid?
Em resumo, o Google Click ID automatiza a transferência de dados de sua conta Google Ads para sua conta Google Analytics, economizando o tempo e o esforço de criar várias e longas URLs.
A ativação de um Gclid lhe poupará tempo e lhe permitirá rastrear detalhes da campanha, tais como custos, CPC, sessões, taxa de rejeição, segmentação de grupos de anúncios, segmentação de palavras-chave, que impulsionaram cliques de anúncios, e dados de conversão.
Alguns dos dados rastreados pelo Gclid são:
- Fonte de tráfego (por exemplo: resultado do mecanismo de busca, página do site, etc.)
- Campanha
- AdGroup
- Palavras-chave
- Consulta de pesquisa
- Hora do dia
- Posicionamento de palavras-chave
Como você pode ver, tudo isso são informações-chave que você pode obter diretamente do seu painel para ajudá-lo a gerenciar o sucesso de sua campanha, ROAS, e outros indicadores-chave de desempenho.
O gclid é extremamente importante para gerar métricas no analytics. Mas, se todas as configurações e tentativas não derem certo, você pode deixar o gclid desativado e utilizar o utm_source (URL Builder), uma tag que você mesmo faz e coloca na UD (URL de Destino).