Ahrefs – Ferramenta para Pesquisa de Backlinks

ahrefs - Link Building

Se tem uma coisa que facilita a vida de um Link Builder são ferramentas de analise de backlinks, existem algumas disponíveis no mercado e recentemente uma nova ferramenta foi disponibilizada a nós profissionais da área. Aproveitando esta oportunidade, gostaria de apresentar ao mercado brasileiro de Search Marketing esta ferramenta de link building, o Ahrefs.com

A ferramenta é bastante similar ao Open Site Explorer e Majestic SEO, porém, com o desligamento do Yahoo Site Explorer se tornou uma boa opção para consultas gratuitas de backlinks.

A base de links vem de um crawler próprio, o qual segundo informações do site atualiza seu índice a cada 30 minutos e está ativo desde março de 2011.

Vamos a algumas funcionalidades interessantes:

Site Explorer

Nesta seção você tem acesso a base completa de backlinks do Ahrefs. Ao inserir a URL você pode escolher se quer visualizar informações referentes a URL, subdomínio e domínio.

Verificação de URL no Site Explorer

Logo abaixo temos um gráfico que mostra os links acumulados nos últimos 45 dias, além diversas outras informações para os aficcionados por métricas.

Dashboard do Site Explorer do Ahrefs

Acima temos o gráfico de backlinks do site Pudim.com.br, notem como ele perdeu cerca de 1000 links nos últimos dias. Outra função interessante é que podemos exportar os gráficos em diversos formatos de imagens, excelente para geração de relatórios.

Temos ainda um resumo de métricas que contem diversos dados como: número total de backlinks, quantidade de domínios únicos e ainda a quantidade de links como ‘nofollow’, em imagem, frames.

Logo abaixo temos uma tabela com a relação de backlinks para a URL ou domínio analisado:

Relação de Backlinks Ahrefs

Você tem a opção de exportar a relação de links diretamente para um arquivo CSV, tendo como limitação apenas a quantidade de dados do seu plano. O arquivo CSV traz consigo as seguintes informações:

  • Métrica ALR do Ahrefs
  • Fonte do Backlink
  • Backlink
  • Texto Âncora
  • Título da Página
  • Data em que foi indexado (crawleado)

Apesar de trazer boas informações o export do Site Explorer  esquece de trazer algumas informações importantes como: links em imagens, redirecionamentos e links com nofollow, essa informação mais completa você só consegue na seção de Reports do Ahrefs.

Outro gráfico interessante que ele apresenta são os links ganhos e perdidos durante o período, o que é excelente para identificar problemas de sites parceiros que por alguma eventualidade saiu do ar ou até mesmo justificar a perda de algum posicionamento ou tráfego para o site.

Gráfico de Ganho e Perda de Links

E, seguindo essa linha de pensamento o Ahref permite que você visualize os links de acordo com o dia em que ele foi indexado pelo crawler da ferramenta.

Calendário de Links Ahrefs

As demais abas que temos no Site Explorer nada mais são do que dados filtrados do External, temos:

Anchors – Âncoras

Dados que auxiliam a identificar facilmente o perfil de um site que está trabalhando Link Building, pois a tendência é que os padrões dos âncoras cheguem o mais próximo possível de um termo exato.

Crawled Pages – Páginas rastreadas

Relações de páginas que recebem links externos e internos.

Se observamos o perfil de páginas que recebem links do Pudim, notamos que existem alguns links que estão sendo referenciados de forma errada, dessa maneira é muito mais fácil você conseguir uma aproximação com o dono do site e solicitar para que ele corrija o backlink. Caso não seja possível, sugiro que você crie um redirecionamento 301 para o link mais próximo do conteúdo que ele tentou te linkar.

Relação de Backlinks

Refering Domains – Domínio de Referência

Nos domínios de referência é possível visualizar as informações de backlinks por domínios e, desse modo, torna-se mais fácil localizar possíveis parcerias dos seus concorrentes ou até mesmo compra de links. Pois, no geral, links comprados sem seguir as “melhores práticas” tendem a ficar em barras laterais e rodapés resultando na replicação por todas as páginas do site, o que irá te mostrar um número alto de backlinks e páginas de um mesmo domínio em seu relatório.Domínios de Referência

Positions – Posições

Dentro do Site Explorer temos uma versão resumida do SERP Analysis, onde é possível verificar diversos termos para qual o site analisado está posicionado e, dessa maneira, conseguimos confrontar essa informação diretamente com seu volume de busca e nível de competividade no Google AdWords.

Positions

Outra utilidade para essa tabela é que pode lhe dar diversas sugestões de conteúdo e termos a serem trabalhados em seu website.

SERPs Analysis

A análise das páginas de resultados de pesquisa (SERPs) é bem similar a encontrada na ferramenta SEMRush, porém, traz consigo alguns gráficos e dados que não temos no SEMRush, como o palavras ganhas e perdidas.

A primeira tabela de análise do posicionamento é idêntica a que se encontra no Site Explorer, a partir dela temos diversos gráficos que podem ser úteis para diversas analises.

Quantidade de Termos de Busca

Quantidade de Termos Buscados

Ganhos e Quedas de Posicionamento

Ganhos e Quedas de Posicionamento

History Changes – Histórico de Mudanças

Você consegue visualizar as atualizações diárias que acontecem no índice do Ahrefs, mas vale a pena destacar que cada termo, segundo informação da própria ferramenta, são atualizados a cada 15 dias.

Histórico de Alterações ahref

Relatórios

O Ahrefs conta com um sistema  de relatórios que exibe diversos dados e métricas dos backlinks de um possível concorrente. Além da convencional lista de backlinks, a ferramenta mostra diversos resumos e análises, como:

  • Principais Domínios
  • Principais Textos Âncoras
  • Principais páginas que recebem links

Dashboard dos Relatórios

Relação de todos os subdomínios e páginas que  receberam links

Relação de urls que receberam links

Esta funcionalidade é uma excelente maneira para identificar backlinks que estão apontando para páginas com erros 404, assim você pode solicitar para que corrijam o backlink ou criar um redicionamento para versão correta.

Distribuição de Backlinks por Países

Backlinks por Países

Relação de Backlinks por TLDs

Backlinks por TLDs

Relação de Backlinks por IP

Backlinks por IP

Combinando esses dados com o filtro da ferramenta, podemos identificar backlinks provenientes de um mesmo servidor e, dependendo da quantidade, pode nos auxiliar a visualizar uma rede de links que seu concorrente esteja fazendo com o intuito de melhorar o posicionamento nos buscadores.Filtro por Pais ahref

Ainda dentro do Ahrefs, temos três ferramentas: Ahrefs Top, Comparação entre Domínios e Análise em Massa.

Comparação entre Domínios

É possível obter as métricas de links de até cinco domínios diferentes e ainda conta com a opção de gerar gráficos.

Comparação de Backlinks

Análise em Massa

Também é possível visualizar informações gerais de dezenas de domínios ou URLs ao mesmo tempo.

Analise em Massa dos Backlinks

Conclusão

Como podemos notar, a ferramenta Ahrefs permite fazer diversas análises e pesquisas do perfil de backlinks de um domínio, além  de contar com uma base bem grande de informações atualizadas. Até o presente momento, estou gostando bastante dos relatórios e ideias que o Ahrefs me permite extrair cruzando informações.

Espero que tenham gostado desta análise e, por favor, deixem seus comentários nos dizendo o que acharam dessa ferramenta.

E o que acham de ideia de ganhar um ano de assinatura grátis?

 

15 COMENTÁRIOS

  1. Belo artigo Eduardo! A ferramenta é excelente mesmo, pau a pau com a Majestic!
    Vai sortear uma assinatura?

  2. Belo artigo Eduardo!

    Mais uma ferramenta bacana para análise.
    Parabéns e obrigado por dividir conhecimento!
    Abraços
    JR

  3. Estranho, não aparece todos os meus backlinks, porque? Já deixei comentários em outros blogs com minha url a mais de um mês e não aparece nenhum! Tem algum motivo para isso?

    • Os links aparecem na ferramenta conforme ela vai percorrendo a internet através dos links e assim ela vai atualizando seu banco de dados, talvez os blogs em que você fez os comentários tenham poucos links externos apontando para eles o que talvez justifique a demora da ferramenta em localizar os backlinks que você vem criando.

  4. Olá Vinicius,

    Não temos problema com os backlinks, sempre aparecem para nós e autorizamos. Realmente é estranho não estar aparecendo, está usando a URL correta? Note que não usamos o www. Não sei se isso é relevante neste caso.

    Tente novamente, caso apareça algo por aqui eu te aviso.

    Abraços,
    Ricardo Martins

  5. Olá Eduardo Storini,

    Tudo Bem?

    EXCELENTE didática! Acelerou meus estudos!

    Muito Agradecido pelas informações!

    Pedro Mizcci Majeau
    WEB Marketer
    Especialista em Prospecção de Clientes e Captação de Alunos.

  6. Muito lega gostei das dicas
    Veja tambem nosso guia online permite criar um backlinks de qualidade alem de você divulgar sua empresa

  7. Olá Bom dia,

    Backlinks quanto tempo demora pro o domínio reconhece aquele link como

    backlink ?

    É preciso clicar no link para para ele reconhece o link como backlink ?

    tipo sim o meu domínio tiver vários link em um domínio isso é vantagem

    para backlinks e pagernk ?

    Obrigado!

    • Olá Mercado Livre :)

      Backlinks quanto tempo demora pro o domínio reconhece aquele link como backlink ?
      Resp: Isso depende de quanto tempo o Google irá demorar para encontrar e indexar esse link, depois disso ele também passa num processo aonde ele verifica se o link existe conexão com o conteúdo que ele está linkando, e somente depois disso que o buscador atribui algum valor para este link.

      Isso considerando o tempo que o buscador demora para atribuir uma relevância para o link, porém considerando a ferramenta do Ahrefs eles apenas localizam e armazenam os links pela web, o fato dele ter encontrado um link não significa que o Google encontrou ou mesmo se passou algum valor.

      É preciso clicar no link para para ele reconhece o link como backlink ?
      Resp: Não, na realidade você está gerando apenas visitas para você :) Esse processo depende dos buscadores e a maneira como eles analisam os links.

      tipo sim o meu domínio tiver vários link em um domínio isso é vantagem para backlinks e pagernk ?
      Resp: Sim e Não, na realidade isso passará valor para o seu site, porém o ideial é que você trabalhe na diversidade de domínios, é a mesma lógica quando sua mãe fala que você é bonito :) Diferente quando existe outras pessoas também falando que você é bonito, ai você realmente tende acreditar que essa informação é verdadeira.

      Espero que tenha-lhe ajudado.

  8. Era justamente a ferramenta que estava procurando para trabalhar o meu novo projeto. Pelo visto, vou passar as próximas semanas mexendo no Ahrefs a fundo. Valeu a análise da ferramenta, foi bastante útil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.