Copywriter: O que é e como começar a trabalhar na área de Copywriting

O grande objetivo do copywriting é levar um possível cliente até a tomada de decisão, em geral uma compra.

Copywriting é um conjunto de técnicas utilizadas para escrever textos persuasivos, sendo que eles não possuem limitação de formato, pode ser desde um anúncio para uma rede social até um slogan de marca. O grande objetivo do copywriting é levar um possível cliente até a tomada de decisão, em geral, uma compra.

O que faz um copywriter?

Copywriter é o profissional responsável por criar esses textos, voltados para um público específico para cumprir um objetivo específico. Esse profissional é muito requisitado, visto que os textos persuasivos podem ser utilizados tanto de maneira escrita para a audiência, como em um texto de e-mail marketing, como também de maneira falada, por vídeos, em que o copywriter é responsável pelo roteiro.

O copywriter vem sendo procurado tanto para ser contratado para trabalhos específicos como freelancer ou até por empresas que desejam um funcionário em tempo integral dedicado à escrita de textos impressionantes que motivem a audiência. 
Com a alta competitividade no mercado, em que todas as empresas estão procurando pela atenção da audiência e sua conversão em consumidores, o copywriter vem se tornando um profissional cada vez mais cobiçado.

O principal objetivo do copywriting

É preciso conhecimento e experiência para elaborar palavras que mostrem com sucesso o conceito de um negócio, ao mesmo tempo em que influenciam o público de uma certa maneira e o levam onde você quer.

Os redatores consideram o quadro geral, como a identidade da marca e a jornada do comprador, e depois criam uma variedade de tipos de cópias que trabalham juntos para envolver o público, educar sobre o produto e finalmente persuadir o público a adquirir o produto. 

O surgimento do copywriting

O primeiro exemplo de redação pode ser encontrado na Babilônia por volta de 1470, quando foi empregada uma linguagem persuasiva para estimular a venda de um livro de orações. A partir daí, muitas técnicas evoluíram, e nos anos 20 tivemos os primeiros exemplos de copywriting como o conhecemos hoje.

O nome “copywriting” parece ter tido origem com o crescimento do jornalismo e dos jornais atuais do século dezenove.

Em vez de implicar que o escritor ‘copiou’ o conteúdo (referido como ‘plágio’), implica que o material se destina a ser copiado – ou seja, duplicado e publicado em um jornal ou anúncio para que todos vejam.

Alguns gatilhos comuns no copywriting

Dirigir-se ao leitor

Fazer de seu leitor o centro do seu texto é uma das melhores táticas de redação que você pode usar. Conheça seu público-alvo e escreva de uma forma que seja atraente para ele. Acima de tudo, use o termo “você” livremente.

Usar fatos e números 

Acrescentar alguns fatos e números bem pesquisados a uma história motivadora é uma receita de sucesso. Pesquisas e estatísticas, além de estudos de caso, ajudarão a persuadir seus leitores e incorporar tais aspectos em sua redação também ajuda a aumentar sua credibilidade.

Focar nas vantagens

Nunca esqueça que seu texto é sobre o leitor, não sobre o produto que você está vendendo. Os consumidores estão consideravelmente mais interessados em como essas características os ajudarão do que nas coisas que você tem a fornecer. Diga ao seu leitor o que ele vai ganhar com isso, e apenas mencione os recursos quando eles os ajudarão a entender os benefícios.

Usar palavras fortes

Para amplificar o impacto de sua escrita, use expressões como provadas, agora, livre e limitado. Escolha cuidadosamente suas palavras de impacto para gerar um senso de urgência e/ou exclusividade, bem como para seduzir os leitores a ler sua chamada à ação.

Compartilhar resenhas e depoimentos

A reação social a seus bens ou serviços pode ajudá-lo a se estabelecer como uma empresa confiável. Os clientes são mais propensos a comprar quando recebem feedback positivo de seus pares, independentemente da indústria.

Oferecer incentivos

Como os leitores tendem a perder facilmente o foco, desenvolva material que os recompense por continuar lendo. Então, para incentivar seu leitor a agir, forneça incentivos. O que eles vão receber? Será exclusivo? Quando eles vão obtê-lo? O que o torna tão importante?

Como começar a trabalhar como copywriter?

Se interessou pela profissão? Veja abaixo algumas qualidades e práticas de um bom copywriter:

1. Escreva bem

Para trabalhar com a escrita persuasiva é preciso conhecer as nuances da língua portuguesa. Você pode adaptar a linguagem conforme o público, trazendo mais informalidade quando necessário e até regionalismos. 

Adaptar a linguagem, entretanto, não justifica erros de gramática ou ortografia. Ademais, é preciso prestar atenção se o seu texto é coerente independentemente da linguagem escolhida.

Por isso, separe um tempo para revisar as regras da língua que você utiliza no seu trabalho.

2. Leia muito

Ler é um dos principais recursos que você pode utilizar para construir repertório. Além de ajudar com o estudo da língua em termos de gramática e ortografia, a leitura também possibilita o aprendizado de novas palavras ou observar a utilização de palavras conhecidas em outros contextos.

Pesquisar em um dicionário ajuda a tirar as dúvidas ou buscar por sinônimos em momentos específicos, mas o que nos faz construir repertório é conhecer as aplicações em diferentes contextos.

3. Estude sobre gatilhos mentais

Na psicologia foram identificadas diversas semelhanças entre humanos, sendo essas consideradas respostas naturais da nossa espécie. 

Uma dessas semelhanças são os gatilhos mentais, respostas que grande parte dos humanos têm em determinadas circunstâncias. Pode ser que você opte ou não por utilizar determinado gatilho em seus textos, mas é essencial conhecê-los. 

Caso você ainda não esteja familiarizado com os gatilhos mentais, comece estudando os mais frequentemente utilizados: o de escassez e o de urgência.

4. Crie uma história

Você precisa criar um bom título para que o leitor se interesse em começar a ler o seu texto, despertando a curiosidade. Entretanto, “prender” o interesse dessa pessoa durante todo o percurso é um dos principais desafios de um copywriter.

Por isso, invista em criar histórias com uma introdução, desenvolvimento e desfecho em seus conteúdos. 

Para construir essas narrativas, comece introduzindo um personagem ou um grupo de personagens, depois desenvolva contando sobre os seus problemas (que o seu produto irá solucionar) ou esboce suas necessidades e no fim da história apresente a solução de forma clara, o seu produto. 

Esse é um roteiro clássico  de uma narrativa que segue as premissas da jornada do herói, mas você tem liberdade de criação. O importante é traçar um caminho coeso que desperte as emoções do seu público.

5. Conte para o seu leitor o que esperar 

Uma boa copy é aquela que deixa claro para o leitor (ou ouvinte) exatamente qual é o problema que aquele produto está resolvendo ou quais são seus benefícios.

Isso não faz parte só de criar uma relação honesta com sua audiência, como também gera uma conexão com as pessoas que estão de fato com uma necessidade e alinha as expectativas entre os envolvidos.

A diferença entre copywriting e redação publicitária

A principal diferença entre escrita de conteúdo e copywriting é o objetivo. Na redação de copy a intenção é persuadir, enquanto a redação de conteúdo visa educar ou entreter.

A maioria dos textos publicitários utiliza o copywriting para persuadir os leitores a tomarem atitudes. O conteúdo orgânico do website, por outro lado, tem a intenção de fornecer valor não comercial aos usuários através da educação e do prazer, de modo que exige a criação de conteúdo nesse sentido.

Exemplos de Copywriting

Inspiração

Dois sites muito bons para inspiração de idéias para copywriting são o MarketingExamples.com e o SwipeFile.com.

Ambos tem uma galeria de arquivos que vai te ajudar a destravar na hora de escrever uma peça ou quando você estiver fazendo copywriting research.


Branding Lab

No site deste ebook da Brading Lab temos uma descrição objetiva do que esperar do produto. É indicado para quem deseja alinhar as expectativas do consumidor, além de acionar o gatilho de autoridade falando sobre o número de vendas.

Ao longo da página, ela traz mais exemplos dos benefícios e conta também a história de como esse método que será apresentado foi criado e validado na prática. No final da página há ainda um espaço para depoimentos de clientes, o que aciona também o gatilho de prova social.

Spotify

O anúncio pago do Spotify possui um gatilho mental logo em seu título “última chance”. Isso desperta a urgência em clicar na oferta. Eles indicaram os seus principais benefícios logo em seguida na descrição de forma clara, assim o leitor do anúncio não precisa ficar analisando o site e pode já pular para a compra.

Vale lembrar que esse anúncio é um resultado do Google Ads e realmente não haveria espaço para contar uma grande narrativa no espaço disponível. Criar textos baseados no formato disponível é uma habilidade imprescindível para um bom copywriter.

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