Os buscadores (Google e Bing, por exemplo) estão sempre atualizando os seus fatores de rankeamento para determinar o posicionamento de um site na SERP (Search Engine Results Page). Antigamente, otimizar a meta tag keyword e escrever o texto com muita repetição da palavra-chave eram primordiais para um bom posicionamento. Até pouco tempo, possuir backlinks também era um fator muito importante. Afinal, sua popularidade era “medida” de acordo com importância e a quantidade de sites que apontavam para você.
Como todos estes fatores citados acima são “manipuláveis”, hoje em dia, na era das redes sociais, os buscadores estão cada vez mais “sociais” e querem saber qual é a avaliação que o usuário tem sobre um determinado site. Seja através de um tweet, um compartilhamento no Facebook, um post no Flickr, Blogger ou Orkut. Esta atualização dos buscadores é mais um passo para a personalização dos resultados de busca. Isto porque o conteúdo dos nossos amigos é mais relevante e significativo do que o conteúdo de outra pessoa. Por exemplo, a resenha de um livro é interessante, mas se for a resenha de um livro escrita pelo seu melhor amigo, pode ser melhor.
De onde os buscadores obtêm informações sobre o meu círculo social?
Por exemplo, o Google, quando estamos logados, leva em consideração, na hora de mostrar a SERP, não só o histórico dos últimos 6 meses, mas também dados extraídos das seguintes contas sociais:
- Pessoas na sua lista de bate-papo do Gmail (ou Google Talk);
- Pessoas no grupo “Meus contatos” nos seus “Contatos do Google”;
- Pessoas às quais você está publicamente conectado através dos sites sociais, como Twitter e FriendFeed, que estão conectados a sua Conta ou Perfil do Google;
- Pessoas que você segue no Google Reader e no Google Buzz;
- Se você tiver o Google+, as pessoas em seus círculos;
- Pessoas que são conexões públicas das suas conexões sociais públicas e imediatas. Isso significa que se você seguir um amigo no Twitter, e ele seguir cinco pessoas, essas cinco pessoas adicionais também poderão ser incluídas como conexões sociais. O mesmo acontece com o seu Gmail, Google Talk e Google+.
Para saber quais são as suas conexões sociais, acesse a Página de Conexões Sociais do Google e obtenha a lista de seus contatos diretos e indiretos (amigos dos amigos). Somente você pode ver sua Página de Conexões Sociais.
Abaixo, um exemplo do impacto do Google+1 para os resultados orgânicos:
O Bing não fica atrás e, nos EUA, possui uma funcionalidade extinta do Google, os resultados em “real time” (veja abaixo como acessar o conteúdo social do Bing). Com isso, temos acesso aos tweets e ainda podemos compartilhá-lo (dar RT) clicando no botão que aparece na própria SERP. Também, em tempo real, visualizamos os posts dos murais de Fan Pages e, logado com a conta do Facebook em bing.com, também visualizamos o “curtir” dos nossos amigos, compartilhamentos, contatos e sugestões de contatos (imagem abaixo).
Veja a diferença dos resultados do Bing estando “Logado” e “Não Logado” no Facebook:
Para visualizar:
- As atualizações públicas do Facebook e do Twitter, acesse bing.com/social.
- Os seus contatos, compartilhamentos, “curtir” dos seus amigos no Facebook, entre outros itens, acesse bing.com e conecte sua conta do Facebook.
- Os tweets no “Bing Twitter Maps” (Mapa de Tweets do Bing), acesse bing.com/twitter/maps.
Importante: O conteúdo social do Bing estará disponível somente após ter alterado a localidade para Estados Unidos – Inglês.
Para saber mais sobre como a integração entre o Bing e o Facebook pode influenciar na decisão de compra dos usuários, acesse Bing Likes Facebook e veja como é possível ter uma “experiência de pesquisa mais social” – com uma pequena ajuda dos seus amigos.
E você, o que acha desta “socialização” dos buscadores? Vamos discutir, deixe seu comentário!