SMO e SEO – Qual o impacto dos Resultados Sociais para o SEO?

SERP Social Media Bing

Os buscadores (Google e Bing, por exemplo) estão sempre atualizando os seus fatores de rankeamento para determinar o posicionamento de um site na SERP (Search Engine Results Page). Antigamente, otimizar a meta tag keyword e escrever o texto com muita repetição da palavra-chave eram primordiais para um bom posicionamento. Até pouco tempo, possuir backlinks também era um fator muito importante. Afinal, sua popularidade era “medida” de acordo com importância e a quantidade de sites que apontavam para você.

Como todos estes fatores citados acima são “manipuláveis”, hoje em dia, na era das redes sociais, os buscadores estão cada vez mais “sociais” e querem saber qual é a avaliação que o usuário tem sobre um determinado site. Seja através de um tweet, um compartilhamento no Facebook, um post no Flickr, Blogger ou Orkut. Esta atualização dos buscadores é mais um passo para a personalização dos resultados de busca. Isto porque o conteúdo dos nossos amigos é mais relevante e significativo do que o conteúdo de outra pessoa. Por exemplo, a resenha de um livro é interessante, mas se for a resenha de um livro escrita pelo seu melhor amigo, pode ser melhor.

De onde os buscadores obtêm informações sobre o meu círculo social?

Por exemplo, o Google, quando estamos logados, leva em consideração, na hora de mostrar a SERP, não só o histórico dos últimos 6 meses, mas também dados extraídos das seguintes contas sociais:

  • Pessoas na sua lista de bate-papo do Gmail (ou Google Talk);
  • Pessoas no grupo “Meus contatos” nos seus “Contatos do Google”;
  • Pessoas às quais você está publicamente conectado através dos sites sociais, como Twitter e FriendFeed, que estão conectados a sua Conta ou Perfil do Google;
  • Pessoas que você segue no Google Reader e no Google Buzz;
  • Se você tiver o Google+, as pessoas em seus círculos;
  • Pessoas que são conexões públicas das suas conexões sociais públicas e imediatas. Isso significa que se você seguir um amigo no Twitter, e ele seguir cinco pessoas, essas cinco pessoas adicionais também poderão ser incluídas como conexões sociais. O mesmo acontece com o seu Gmail, Google Talk e Google+.

Para saber quais são as suas conexões sociais, acesse a Página de Conexões Sociais do Google  e obtenha a lista de seus contatos diretos e indiretos (amigos dos amigos). Somente você pode ver sua Página de Conexões Sociais.

Abaixo, um exemplo do impacto do Google+1 para os resultados orgânicos:

SEO e Social Media - SERP do Google

O Bing não fica atrás e, nos EUA, possui uma funcionalidade extinta do Google, os resultados em “real time” (veja abaixo como acessar o conteúdo social do Bing). Com isso, temos acesso aos tweets e ainda podemos compartilhá-lo (dar RT) clicando no botão que aparece na própria SERP. Também, em tempo real, visualizamos os posts dos murais de Fan Pages e, logado com a conta do Facebook em bing.com, também visualizamos o “curtir” dos nossos amigos, compartilhamentos, contatos e sugestões de contatos (imagem abaixo).

Facebook Social Media SEO

Veja a diferença dos resultados do Bing estando “Logado” e “Não Logado” no Facebook:

SERP Social Media Bing

Para visualizar:

  • As atualizações públicas do Facebook e do Twitter, acesse bing.com/social.
  • Os seus contatos, compartilhamentos, “curtir” dos seus amigos no Facebook, entre outros itens, acesse bing.com e conecte sua conta do Facebook.
  • Os tweets no “Bing Twitter Maps” (Mapa de Tweets do Bing), acesse bing.com/twitter/maps.

Importante: O conteúdo social do Bing estará disponível somente após ter alterado a localidade para Estados Unidos – Inglês.

Para saber mais sobre como a integração entre o Bing e o Facebook pode influenciar na decisão de compra dos usuários, acesse Bing Likes Facebook e veja como é possível ter uma “experiência de pesquisa mais social” – com uma pequena ajuda dos seus amigos.

E você, o que acha desta “socialização” dos buscadores? Vamos discutir, deixe seu comentário!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.