Planejamento de palavra-chave: 10 dicas para otimizar sua rotina

A pesquisa por palavras-chaves é uma parte crucial da utilização de SEO, mas é necessário ter um bom planejamento para alcançar todos os objetivos pretendidos.

Utilizar a estratégia de SEO para melhorar os resultados do seu site é uma das principais maneiras de alavancar sua marca de maneira orgânica. Porém, para melhor a efetividade dessas técnicas, é preciso planejar cuidadosamente quais palavras-chaves serão utilizadas.

Esse planejamento, embora cuidadoso, também deve ser ágil para que você consiga construir uma estratégia condizente com o contexto. Por isso daremos aqui quatro dicas de como fazer um bom planejamento de palavra-chave para obter os melhores resultados.

1. Defina o seu objetivo antes da pesquisa

A pesquisa por palavras-chave é uma parte crucial da utilização de SEO, porém ela pode demorar muitas horas se você estiver olhando sem objetivo para um buscador de palavras-chave. 

Quando se começa sem especificar o objetivo principal, é difícil conseguir um filtro mais detalhado de sua busca. Isso leva a mais resultados e, como resposta, exige mais tempo para análise. Além disso, a grande quantidade de dados e informações pode causar confusão quando se trata de tomar uma decisão.

2. Não se prenda ao “Exact Match”

Exact Match é a expressão utilizada para se referir a necessidade de utilizar um conjunto muito específico de palavras dentro das suas palavras-chaves de cauda longa. 

Como o próprio algoritmo de indexação do Google examina palavras-chave com significados semelhantes ou uma variação na ordem de aparecimento, o uso do exact match não faz sentido.

SEO semântico é simplesmente considerar as palavras-chave em relação à busca e o que o usuário está procurando, em contexto.

Como estratégia para se diferenciar da concorrência, você pode explorar sinônimos ou ajustar as frases, mantendo a semântica da frase.

3. Foque no usuário

Falando em usuário, pensar no que ele deseja encontrar quando faz uma busca é essencial durante o seu planejamento de palavra-chave.

O algoritmo dos motores de busca é pensado para trazer uma melhor experiência para o usuário e entregar, de fato, as respostas que ele precisa. Portanto, mais do que a quantidade de palavras utilizadas é necessário pensar na qualidade desses termos e na intenção do usuário ao realizar a pesquisa.

O seu ranqueamento será melhor se você estiver respondendo a dúvida do usuário. Pense, então, quem são os usuários que deseja trazer até a sua página. Como normalmente eles falam? Como pensam? 

Traga insights do contato com seus atuais clientes para pensar em como captar uma nova audiência.

4. Pense na dificuldade da palavra-chave

A dificuldade da palavra-chave é a análise de quão difícil é ranquear organicamente utilizando determinado termo. Esse cálculo não leva em consideração apenas a palavra em si, mas também a autoridade da página, a autoridade do domínio, a qualidade do conteúdo, número de backlinks, etc.

A ferramenta Ahrefs, por exemplo, realiza o cálculo da dificuldade das palavras através de uma pontuação de 1 a 100, onde considera a probabilidade do seu conteúdo ranquear entre os 10 melhores resultados. Outras ferramentas como o Semrush e o Moz Keyword Explorer funcionam de maneira semelhante e podem ser utilizadas com esse propósito.

É interessante criar conteúdos com dificuldade baixa, uma vez que existe potencial de que isso traga uma visibilidade rápida para sua página. Entretanto, pode ser que todos os seus concorrentes tenham pensado nessa mesma estratégia. Por isso, combinado ao nível de dificuldade, avalie também o volume de uso da mesma. 

5. Rastreamento, relatórios e análise

Acompanhe seu progresso e reporte seus resultados. Não há problema em que uma estratégia seja fluida e que as táticas que você usa mudem durante a campanha, mas fique de olho em seus KPIs! 

No mínimo, verifique seus KPIs uma vez por mês para que  esteja sempre ciente do progresso que está fazendo em direção ao seu objetivo e garantir que você esteja no caminho certo.

6. Palavras-chave de cauda longa

É muito difícil conseguir ranquear bem com uma palavra só – elas são muito genéricas e têm muita concorrência. Fora que palavras-chave curtas podem não ter sentido fora de contexto. 

Por exemplo, alguém pesquisando “coluna” pode estar procurando por informações sobre pilares, espinha dorsal ou grupo de soldados em linha.

Tente compor sua lista de palavras-chave de cauda longa, pois elas oferecem mais contexto.   

7. Observe seus competidores

A melhor maneira de ajudá-lo a repensar sua lista de palavras-chave é saber para quais palavras-chave seus concorrentes estão tentando se classificar.

A probabilidade de você perder tempo e dinheiro é alta se você selecionar suas palavras-chave sem antes pesquisar as estratégias de seus concorrentes.

A melhor parte da pesquisa competitiva é que ela vai ajudá-lo a encontrar ideias novas de palavras-chave entre aqueles que o seu concorrente está usando e você ainda não. Você pode encontrar essas palavras com a ferramenta Domínio vs. Domínio da SEMrush.

8. Considere as conversões

Uma palavra-chave com baixa competitividade e bom volume de busca não é uma garantia de que você tenha encontrado o Santo Graal. Em outras palavras, essas palavras-chave podem não se transformar em vendas.

É ótimo ter tráfego, mas na verdade precisamos de clientes e consumidores. Se uma palavra-chave atrair tráfego mas não se converter, é provável que não seja rentável (as palavras-chave informativas são uma exceção).

9. Estude seu nicho

Até agora, tudo o que discutimos lhe dará um número quase infinito de ideias de palavras-chave para escolher. No entanto, o processo é um pouco confinado às ferramentas que você utiliza. 

Estudando melhor seu nicho, você pode resolver este problema. O melhor lugar para começar é navegando pelos fóruns, grupos e sites de perguntas e respostas da indústria. Isto permite que você descubra quais problemas seus potenciais clientes estão enfrentando que não aparecem em ferramentas de palavras-chave e que nenhum de seus concorrentes se preocupou em discutir.

10. Pense local

Se você tiver um negócio local ou regional, certifique-se de que o tráfego de suas palavras-chave chega na sua localização geográfica. Se você só trabalha com clientes de um lugar específico, use as palavras-chave usadas nesta região. Considere também palavras-chave geográficas. Muitos usuários acrescentam o nome de suas cidades ou regiões à pesquisa.

No mais, garanta que sua estratégia de palavras-chave seja forte. A maioria das empresas param na pesquisa de palavras-chave, mas se você der um passo adiante e construir uma estratégia, você saberá quais serão as palavras-chave que você deve visar e como e por que elas valorizam seu negócio.

Espero que, com essas dicas, você consiga planejar sua estratégia de SEO de maneira mais eficiente!

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