O Facebook é uma das empresas mais dinâmicas em tecnologia nos dias de hoje. Suas constantes mudanças com o objetivo de deixar a rede social um lugar cada vez mais interessante para as pessoas atinge a todos.
Em um curto período, o Facebook anunciou diversas mudanças e algumas delas afetarão a maneira como as páginas irão comunicar-se com a sua audiência.
Confira a seguir as seis recentes e principais mudanças no Facebook:
- Criar público personalizado baseado no tempo gasto no site
O influenciador Jon Loomer publicou um seu Facebook que a partir de agora será possível criar um público personalizado baseado no tempo que a pessoa permanece no seu site, o que vai possibilitar a criação de um público mais ativo. Ainda não foi divulgado quando está funcionalidade estará disponível a todos.
- Anúncios Audience Network
Há um tempo o Facebook lançou o Audience Network com o objetivo de alcançar pessoas fora da rede social. A ideia era exibir anúncios do Facebook em aplicativos de terceiros e, com isso, impactar os usuários destes apps. A partir deste ano, o Facebook anunciou que ampliará este tipo de anúncio também para sites, usando o mesmo direcionamento, medição e veiculação já existentes.
Este tipo de publicidade usa rastreamento de cookies, plugins e outros dados para identificar os “não-usuários” em sites e aplicativos de terceiros, e isso combinado com as ferramentas de segmentação do Facebook irá fazer com que os anúncios tornem-se muito mais relevantes ao público.
- Vídeos Live
Os vídeos lives são vídeos transmitidos ao vivo através da página ou perfil do Facebook. Eles vieram para ficar, e de acordo com o Facebook, as pessoas passam três vezes mais tempo assistindo a um vídeo ao vivo do que em comparação aos vídeos já gravados.
Diante desta nova realidade o Facebook declarou que estará priorizando este tipo de conteúdo no Feed de Notícias dos usuários. Esta é uma ótima oportunidade para as páginas alcançarem mais pessoas através deste tipo de conteúdo.
- O limite de 20% de textos na imagem mudou
O Facebook mudou a tão polêmica regra dos 20% de texto dos anúncios. Agora é possível criar imagens para seus anúncios com uma maior quantidade de texto.
Os anúncios serão classificados em três categorias que definirão seu alcance. Resumindo: se você usar pouco texto no seu anúncio ele chegará a mais pessoas e custará mais barato, se usar muito texto na imagem, o anúncio chegará a menos pessoas e custará mais caro.
As categorias funcionam da seguinte maneira:
Texto OK
O Facebook recomenda que a imagem não tenha nenhum ou pouco texto. Este tipo de anúncio terá uma maior alcance entre o público definido e você provavelmente pagará menos por ele.
Texto da Imagem: Baixo
Para imagens com textos considerados na categoria “baixo”, o Facebook diz que os anúncios terão o alcance prejudicado e que este exemplo não é o mais indicado para anúncios.
Texto da Imagem: Médio
Com uma quantidade de texto maior que o permitido, o Facebook irá entregar o anúncio a poucos pessoas e você pagará mais caro por ele.
Texto da Imagem: Alto
Um anúncio considerado com texto “alto” significa que o Facebook não irá rodá-lo ou, então, irá mostrá-lo a pouquíssimas pessoas.
- Botão “Salvar no Facebook” em lojas virtuais fora do Facebook
Apesar de muitas pessoas não conhecerem, já há algum tempo temos a possibilidade de salvar um post dentro do Facebook. Mas a novidade é que agora, ainda em fase de testes, o Facebook vai permitir que um produto ou conteúdo que está sendo visualizado em um site de terceiros, possa ser salvo e visualizado dentro do Facebook. Além disso, o usuário passará a receber informações sobre aquele produto.
- Priorizar amigos e parentes ao invés das páginas
Na tentativa constante de fazer as pessoas permanecerem no Facebook, a empresa anunciou mais uma mudança em seu algoritmo que afetará todos os usuários.
A mudança consiste no ranqueamento das publicações no Feed de Notícias para exibir com prioridade os posts de amigos e familiares e depois o conteúdos de páginas.
O próprio Facebook admitiu que com esta mudança o alcance das páginas deve cair e recomendou que as marcas publiquem mais conteúdos compartilháveis, visando que amigos e familiares compartilhem os posts em seus Feeds e, assim, alcance um maior número de pessoas.
A partir de agora as marcas terão que estudar a fundo o que o seu público gosta de compartilhar para ter o engajamento necessário na página.
É importante ressaltar que o Facebook também definiu que as publicações com maior peso no Feed de Notícias, depois de postagens amigos e familiares, serão informativas, como os artigos.