Um estudo da empresa eMarketer publicado nesta semana divulgou que os adolescentes e jovens adultos americanos estão migrando aos poucos do Facebook para outras redes sociais, principalmente o Instagram e o Snapchat. O motivo seria o maior apelo visual destas redes sociais.

Na faixa de 12 a 17 anos, o número de usuários mensais ativos do Facebook nos Estados Unidos deve diminuir 3,4% em comparação com 2016, para 14,5 milhões.  A redução observada entre os mais jovens está puxando para baixo o crescimento do número total de usuários do Facebook, que se espera que aumente 2,4%, até 172,9 milhões de pessoas, nos Estados Unidos.

Segundo o estudo do a eMarketer, o Instagram (que é do Facebook) e o Snapchat estão se beneficiando deste desinteresse. “Vemos adolescentes e adultos jovens migrando para o Snapchat e o Instagram. Ambas as plataformas são bem-sucedidas porque estão mais em sintonia com a sua forma de se comunicar, ou seja, com os conteúdos visuais”, explica o analista Oscar Orozco, citado no estudo.

Snapchat

O resultado do estudo prevê também que a quantidade de usuários do Snapchat nos Estados Unidos vai crescer 25,8%, até 79,2 milhões, um aumento impulsado pelos jovens de 18 a 24 anos, que deveriam aumentar para 24,4 milhões (+19,2% em relação ao ano passado), mais numerosos do que no Facebook, que atrairá 23,5 milhões.

Como resultado, pela primeira vez este ano, a eMarketer prevê que adolescentes e jovens adultos (de 12 a 24 anos) sejam mais numerosos no Snapchat do que no Facebook ou no Instagram.

Instagram
Também de acordo com o eMarketer, os usuários do Instagram aumentarão 23,8% em 2017, até chegar a 85,5 milhões, dos quais 22,1 milhões terão entre 18 e 24 anos. Os menores de 12 anos aumentarão 19% e os que estão na faixa de 12-17 anos aumentarão 8,8%,.