Como conquistar uma Certificação Google Ads

Você quer se tornar certificado pelo Google Ads? Veja neste artigo como fazer!

As certificações Google Ads são muito desejadas no setor de marketing.  Elas podem ajudá-lo a destacar-se perante empregadores, clientes e outros especialistas existentes e potenciais clientes em sua área.

Saber mais sobre elas e sobre como obtê-las vai ajudar a melhorar seus conhecimentos de publicidade e dar um boost no seu currículo.

Neste artigo, veremos o que é uma certificação Google Ads, por que são úteis e como fazer para obtê-las.

O que é uma certificação Google Ads?

A certificação Google Ads é uma credencial profissional fornecida pelo Google a indivíduos que passam nos exames nas áreas básicas e avançadas de recursos e conteúdo do Google Ads. Para a certificação, existem seis seções de testes, cada uma com cursos e materiais de estudo Google correspondentes:

  • Google Ads Search: 

Este exame avalia seu entendimento de como operar uma campanha de sucesso no Google Search utilizando ferramentas automatizadas, tais como Licitações Inteligentes e Soluções de Audiência para melhorar o desempenho da campanha em direção aos objetivos de marketing especificados.

  • Google Ads Display: 

Já este exame avalia seu entendimento do Google Display, bem como sua capacidade de usar a tecnologia para criar campanhas eficazes e planos para atingir metas de marketing específicas e maximizar seu investimento em publicidade.

  • Google Ads Video: 

Este é um exame que avalia sua capacidade de usar o YouTube e o Google Video para alcançar uma ampla faixa de pessoas ao longo do ciclo de vida do cliente, incluindo como contar histórias de sucesso de produtos e aumentar o número de visualizações e a duração do envolvimento com a mídia de vídeo.

  • Shopping Ads: 

Este exame avalia sua capacidade de usar publicidade de compras para alcançar um espectro variado de clientes potenciais, bem como sua compreensão da otimização de campanhas publicitárias de compras para melhorar as conversões.

  • Google Ads Apps: 

Este exame avalia a sua capacidade de usar o Google Apps para realizar campanhas publicitárias a fim de potencializar o impacto do seu negócio, bem como sua consciência das habilidades fundamentais necessárias para construir e operar campanhas e estratégias de otimização.

  • Google Ads Measurement: 

Este exame avalia seus conhecimentos sobre como usar as ferramentas de medição do Google para aprender sobre campanhas eficazes, taxas de conversão e otimização. 

Ele também avalia sua capacidade de identificar as métricas que são importantes para cada campanha e de usar essas análises para conduzir o marketing e as decisões de campanha.

Como fazer os testes para a certificação Google Ads?

Faça uma conta no Skillshop:

Ter uma conta na Skillshop é o primeiro passo para obter sua certificação no Google Ads. Siga os seguintes passos para criar uma conta com a Skillshop:

  1. Se você ainda não tiver uma conta no Google, crie uma.
  2. Vá para o site do Google Skillshop e siga as instruções na tela para criar uma conta.
  3. Depois de criar uma conta Skillshop, vá até lá e atualize seu perfil.
  4. Faça o login na Skillshop
  5. Se possível, digite o nome de sua empresa.
  6. Selecione seu fuso horário.
  7. Escolha seu idioma preferido da lista de 22 opções.
  8. Selecione se você deseja ou não receber e-mails da Skillshop.
  9. Escolha um endereço de e-mail de recuperação.
  10. Compartilhe sua conta da Skillshop com o Google e sua organização.
  11. Selecione “Salvar”.

Você vai aprender mais sobre os exames do Google Ads uma vez que você tenha uma conta Skillshop. Lá, você vai saber quantas lições a Skillshop oferece para cada exame, a duração deles e a variedade de perguntas que podem surgir. Então, você pode se preparar adequadamente para o exame de certificação.

Se prepare bem:

Você só vai precisar dos materiais do centro de aprendizado do Google Ads para se preparar para o teste. Portanto, não deixe de navegar pelo conteúdo em texto, assim como pelo conteúdo em vídeo relacionado ao teste que você está fazendo.

Além disso, assistir aulas no YouTube, demonstrações tutoriais é uma das maiores maneiras de se preparar para os testes. A maioria das pessoas são alunos visuais e aprenderão mais efetivamente se puderem ver a plataforma em ação ao invés de ler sobre ela.

Mas, acima de tudo, o melhor conselho para passar no exame é a experiência na área. A menos que você seja obrigado a passar neste exame antes de realizar um trabalho profissional de cliente ou PPC interno, adquira primeiro alguma experiência em Google Ads.

Vale a pena ter uma certificação Google Ads?

Você pode estar se perguntando se a certificação tem um papel importante no âmbito do marketing digital. A verdade é sem dúvida que sim. A Certificação do Google Ads garante que aqueles que a detêm estejam em dia com suas habilidades de PPC.

Ter a certificação Google Ads mostra que o indivíduo tem uma compreensão completa da publicidade do Google. Você pode estar confiante que o exame de certificação não será uma avaliação superficial. Alguém que tenha passado no exame e obtido a certificação Google Ads sabe o que está fazendo.

No entanto, como o Google construiu o currículo, há alguma parcialidade em termos da técnica “correta”. Embora o material seja excelente para educá-lo sobre o que cada tipo de anúncio atinge e como o sistema funciona, pode não ser o melhor para dominar os métodos de publicidade mais atualizados e eficazes em geral.

Dito isto, a maioria das perguntas ainda é útil porque ensinam como usar a plataforma e fazer cálculos precisos. Mesmo que você tenha pouca experiência com o Google Ads, a preparação para este exame pode ajudá-lo a aprender muito.

Renove suas certificações anualmente

A certificação do Google Ads é válida por um ano e deve ser renovada. Embora você não precise revisar todo o conteúdo, como faria ao fazer os exames pela primeira vez, é necessário rever as lições caso tenha havido mudanças na forma como você usa o Google Ads e seus programas relacionados. 

Você deve repetir os exames a cada ano para garantir uma certificação atualizada e que possa continuar presente em seu currículo, para futuros empregadores, para sua empresa existente e para o Google.

Boa sorte na busca pela sua certificação! Se tiver quaisquer dúvidas, deixe aqui nos comentários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.