Chega de Pop-Ups chatos! Conheça o Exit-Intent Pop-Up

Exit-Intent-Popup

O que é “Exit-Intent Pop-Up” e como funciona?

Para simplificar, a tradução literal seria: “Pop-Up de Intenção de Saída”.
Só pelo nome já conseguimos entender o objetivo da funcionalidade dessa tecnologia, porém vou aprofundandar um pouco mais e explicar como ela funciona.

A maioria dos scripts que temos hoje em cima dessa tecnologia funciona de acordo com a movimentação do seu mouse/cursor.
Se você executa uma ação de alta velocidade por exemplo, movendo seu cursor em direção a barra de endereço do seu navegador, esse é um indicativo para o script que você está provavelmente abandonando o site.

Quando a função é disparada, o Pop-Up é chamado para interromper o seu possível abandono.
Como a imagem abaixo mostra.
Demostracao do exit-intent pop-up em ação

PS: Não confunda com o exit popup, O famoso: “Não vá ainda!”
São aquelas janelas que aparecem logo quando você conclui o fechamento. Esse tipo de pop-up é proibido por muitas redes de advertising além de serem um dos mais chatos de todos.
Veja o exemplo aqui.

 

Exit-Intent vs. Pop-up comum?

Eu particularmente odeio quando estou navegando e tenho meu fluxo interrompido por algo como um pop-up logo quando eu chego em um site.
Sim, a visibilidade é boa, porem a experiencia é BEM forçada.

É claro que você vai ver um monte de estudo por ai (principalmente das empresas que estão por trás das ferramentas) falando o quanto a utilização desse recurso aumentou a lista deles ou a conversão em “1000%”.
Mas o que nenhum deles apresenta é como isso impactou no abandono do site ou até mesmo na qualidade do lead/conversão capturado.

No Brasil temos um monte de eCommerces agora colocando Pop-ups na cara do usuário assim que ele chega na Home. Isso é legal apenas quando o usuário é novo e está chegando ali pela primeira vez. Depois disso se você continuar tentando “empurrar” promoções e coisas do tipo através dessa abordagem você pode ter certeza que você tem grandes chances de perder aquele visitante.

Já o exit-intent pop-up tem uma abordagem semelhante, porém para um usuário que teoricamente já realizou a ação que você ou ele desejavam e/ou esse visitante estava abandonando o site, “de mãos vazias.”
O que faz seu “risco” de tira-lo do fluxo normal, muito menor.

Sem falar nas muitas segmentações e ajustes que falo mais abaixo.

 

Pop-ups tem um impacto negativo em SEO?

Isso ainda é um assunto muito debatido, mas na minha opinião tem muito mais haver com a experiência do usuário e o seu bounce rate, do que com os rankings.

No link abaixo você pode ver o Google falando um pouco sobre o Page Update Layout:
http://googlewebmastercentral.blogspot.com/2012/01/page-layout-algorithm-improvement.html

O post não fala nada exatamente sobre pop-ups, mas deixa bem claro que sites que forçam na apresentação dos anúncios “acima da dobra” e quando o usuário chega no site, serão influenciados.

Também temos que lembrar que a maioria dos pop-ups são baseados na tecnologia javascript, que antigamente não era considerado pelos crawlers do Google, mas nos dias de hoje já estão lendo conteúdo como Javascript e CSS para entender melhor os sites em geral.

 

Personalização e Configuração

Uma das coisas que mais gostei foi a capacidade de configurar e personalizar algumas coisas bem importantes na hora de segmentar o seu targeting, como:

  • Origem/Mídia
  • Páginas, Categorias e Sub-Dominios
  • Cookies
  • Logados ou Não

Resumindo, você pode escolher exibir o pop-up para o seu novo visitante,  não logado, que chegou na sua Home Page através do Google.
O que com certeza vai aumentar a sua taxa de conversão no pop-up, se segmentado para a audiência correta.

Você pode até fazer 1 (uma) arte/campanha para cada segmentação que você criar.

 

Plugins e Ferramentas

Separei alguns plugins e ferramentas, que utilizam a tecnologia do exit-intent, e eu já utilizei ou ouvi falar bem no mercado.

Alguns grátis, outros pagos.

Plugins WP

Para qualquer tipo de site

Conclusão

Leve em consideração também o que você está promovendo/anunciando no seus Pop-ups. A correlação do conteúdo com o momento da apresentação da mensagem é outro fator importantíssimo.
Teste nos seus sites e deixe aqui nos comentários os resultados e o que você achou sobre o “exit-intent”.

6 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde Yuri,

    Ótimo post, confesso que no inicio fiquei meio assustado “Ai meu Deus, explodir um Pop-up na cara do usuário no meio da navegação” mas depois de fazer alguns testes entendi que é bastante eficiente “Desde que o conteúdo apresentado tenha interesse para o seu convidado”, com relação a UX sempre fui muito puritano.

    Cara, o portal está Show de Bola, bom conteúdo. Deseja a vocês todo o sucesso!

    Abs.

    • Com certeza Renato, quando o conteúdo do ads é preciso (qualidade e momento) mesmo quando o formato de apresentação não é completamente ideial, ainda vamos ver uma performance interessante. =)

      Obrigado pelo comentário e elogios.
      Fico super feliz quando vejo que estamos construindo uma comunidade de verdade por aqui. o/

  2. Boa Yuri… essa é uma prática que tenho visto lá fora, mas poucos sites aqui tem adotado… infelizmente aqui adota-se em larga escala o lightbox-cobretudo-oi-me-da-seu-email… ótimo pra aumentar a base de e-mail, péssimo pro bounce-rate (que raramente é levado em conta).

    Seguem mais ferramentas que oferecem esse serviço também, porém agregados com outras funcionalidades:

    http://www.marketizator.com

    http://www.conversionsondemand.com

    Abração,

    Douglas

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