Para quem ainda não sabe, o Google está ajustando seus algoritmos e posicionando em melhores posições conteúdos de sites que respondam a perguntas específicas de usuários que utilizam o seu buscador. Pode parecer estranho, mas os buscadores na internet viraram o “guru” de milhões de pessoas mundo afora que postam diariamente os mais diversos tipos de perguntas no campo de buscas.
Uma pergunta que apareceu muito neste ano e que pode servir de inspiração para você foi “Como beijar ?”. E eu aqui pensado que era eu que não sabia de nada…
Se o seu conteúdo estiver bem alinhado com estas perguntas, então será possível receber de duas a quatro vezes mais tráfego e aparecer muito mais rápido na primeira página de resultados logo na primeira posição.
Anote esta tendência total para 2016: crie conteúdos que respondam a perguntas. Para descobrir quais perguntas as pessoas estão fazendo isso no Google, use as ferramentas padrão de análise de palavras chaves e/ou o Google Trends.
Atenção, um conteúdo relevante nem sempre é aquele conteúdo feito com esmero, rigor técnico, com infográfico e ortografia impecável. Também não está relacionado a isto o volume de palavras no texto ou ao número de parágrafos existentes. A maior relevância do conteúdo é calculado baseado no sincronismo do texto apresentado com as palavras-chaves alvos, principalmente no título do conteúdo.
Experimente digitar no buscador esta palavra-chave: “como matar uma barata ?”
O buscador do Google está gerando de 32 a 35% de resultados de “rich awsers” na primeira página de resultados, o que indica o nível de importância disto para a sua estratégia de SEO.
Testes que realizei criando campanhas de marketing digital indicam que conteúdos orientados à respostas ricas são indexados em até cinco dias corridos nos resultados de busca.
Experimente fazer estas perguntas no Google e observe o retorno do buscador:
- quantas calorias têm em uma banana (resposta rica texto com imagens);
- quais os filmes no cinema (resposta rica em texto);
- quantas calorias têm uma pizza de calabresa;
- o que é clorofila (resposta rica em texto);
- como arrumar um casamento (resposta rica em vídeo);
- qual é a melhor professora (resposta rica em imagens);
- como arrumar uma net (resposta rica em vídeo);
- como acender churrasqueira (resposta rica em vídeo);
- como trocar pneu de carro (resposta rica em vídeo);
- como cozinhar macarrão (resposta rica em texto, imagens e link)
Como fazer uma resposta rica?
- Localize perguntas relevantes no seu nicho de negócio. Estude o volume de buscas para a pergunta;
- Crie um conteúdo com uma resposta direta a pergunta alvo;
- Seu conteúdo deve ter a mesma url da pergunta alvo.– Exemplo: www.blabla.com.br/como-fazer-uma-gangorra-bonita;
- Capriche no conteúdo. Seja preciso, conciso e elegante;
- Depois de tudo pronto, arrume um link para o seu novo conteúdo e aguarde os resultados
O que não pode faltar no seu conteúdo ?
- É necessário publicar uma imagem. O arquivo da imagem deve ter o mesmo nome da palavra- chave alvo (exemplo: como-fazer-uma-gangorra-bonita.jpg) e a imagem têm que ter o “alt” configurado com o mesmo termo da palavra-chave alvo;
- A palavra-chave alvo tem que constar no texto. Inclua suas variantes no texto;
- A palavra-chave tem que estar no título e com codificação H1;
- Inclua outras variantes de palavras-chaves. Use as opções “bold”, “italic”, H2 e H3;
- Seu conteúdo tem que linkar em outras páginas do seu site (linkagem interna)
As técnicas de criação de um conteúdo relevante seguem o mesmo principio de uma ordem hierárquica definida. Então, crie o seu conteúdo de qualidade, mas tenha sempre em mente que ele só vai aparecer quando mencionado em outros sites pela internet (link-building).
Preparei um vídeo especial sobre este assunto para você no meu canal no Youtube. Aguardo a sua visita!