Todo mundo está cansado de saber que o conteúdo é extremamente importante para um site, que conteúdo é rei, e conteúdo, conteúdo, conteúdo. O grande problema é que nem sempre ele está sob o nosso total controle.
Vocês já pensaram nisso? Uma das coisas mais importantes e determinantes para o sucesso de um site está nas mãos de pessoas que muitas vezes nunca ouviram falar de SEO. Ou pior, têm uma visão errada sobre a otimização de um site. Por isso que a primeira coisa que precisamos fazer ao nos encontrarmos com as pessoas que vão produzir nossos tão preciosos textos (que vou começar a chamar de escritor, ok?) é trazê-las para o nosso lado da força.
Não vou mentir pra vocês: não é fácil mudar os hábitos de escrita de uma pessoa. Mas é importante mostrar ao escritor que ele não precisa mudar seu estilo para fazer um texto otimizado. É fundamental apresentar constantemente os conceitos de SEO, para que o escritor nunca se esqueça deles e vá incorporando em sua rotina de trabalho. E é muito interessante perceber como muitos questionamentos e preocupações dos escritores se repetem. Vou mostrar 3 deles, e como podemos reagir sem perdê-los.
1. “Então quer dizer que vou ter que fazer um título sem graça para os meus textos?”
Para muitos escritores, o título é uma parte extremamente importante do trabalho deles. É onde às vezes tem algum trocadilho ou alguma coisa engraçadinha – o que é muito legal-, mas sabemos que isso pode atrapalhar um pouco caso o usuário não esteja contextualizado. Caso esse título seja também a tag title e vá para a SERP, o usuário pode não enteder a brincadeirinha e aí a gente sabe bem o que acontece. Temos sempre que lembrar de falar sobre títulos com os escritores de maneira bem cuidadosa, porque para eles não é “apenas o título”, é parte importante do trabalho deles.
2. “Por que um site que copia meu texto está na nossa frente no Google?”
Isso é uma grande tristeza para um escritor. Ver que o texto dele está em outro site sem sua autorização, e em alguns casos, melhor posicionado. Isso pode fazer com que eles “desacreditem no SEO”, e pode fazer com que todo o trabalho de mudança de hábitos se perca. Precisamos fazer que eles saibam que estamos lutando para corrigir a injustiça: denunciando o site para o Google, tentando ultrapassá-lo nas SERPS ou entrando em contato com o site copiador para que tire o conteúdo do ar.
3. “Quantos links internos eu preciso colocar em um texto?”
Não adianta dizer que depende do tipo de texto, da quantidade de textos relacionados e todas essas coisas. Muitos escritores precisam de um número. Quando eles são também os encarregados pela linkagem – quando um site tem muito conteúdo sendo produzido, é impossível controlar a linkagem de todo texto publicado – é bom dar um número para eles, se pedirem. Sei que isso é meio receita de bolo, que é tudo que SEO não é, mas nesse caso é até bom para evitar textos lotados de links, o que torna a linkagem interna ineficiente. Por isso, eles precisem de um número de links por texto, dê esse número.
O que eu quis mostrar com tudo isso é que, quando estivermos conversando com as pessoas que vão produzir os textos para os nossos sites – jornalistas, redatores, blogueiros etc -, temos que ter em mente que escrever é o trabalho deles. Temos que deixar claro que não vamos ensiná-los como escrever, e sim a adaptar seu estilo de escrita para conseguirmos mais leitores (e mais dinheiro!).
Olá Ana,
Muito legal sua abordagem, algumas vezes deixamos de lado os “trocadilhos ou algumas coisas engraçadinhas” por textos “específicos e técnicos”. Dessa forma o texto legal passa ser um texto técnico…
Se não observar e analisar antes passar ser ótimo conteúdo otimizado e péssimo conteúdo de para leitura…
:)