O mercado de marketing digital está em crescente ebulição e carente de profissionais habilitados, capazes de desenvolver projetos de forma competente. Por isso, é uma ótima oportunidade para quem quer iniciar os estudos ou quer migrar para esta área que, além de promissora, costuma pagar ótimos salários. Mas por onde começar?
Para trabalhar com marketing digital é importante que o profissional tenha uma formação básica em comunicação. Seja em marketing, publicidade e propaganda, jornalismo ou relações públicas, ter conhecimentos dos princípios básicos da comunicação é fundamental para que o profissional consiga compreender melhor as ferramentas utilizadas e até desenvolver um trabalho mais integrado e eficaz.
O passo seguinte é investir tudo o que puder em conhecimento. Embora as faculdades brasileiras ainda não tenham cursos regulares de graduação em marketing digital, há especializações, como o MBA em Marketing Digital ou MBA em Comunicação e Marketing Digital, que capacitam profissionais a atuarem nesta área. Além disso, existem muitos cursos que podem ser realizados presencialmente ou à distância e ensinam muitas técnicas para que o profissional consiga analisar os dados que as redes sociais e os buscadores, como o Google, por exemplo.
Adquirir conhecimento é realmente fundamental neste mercado, uma vez que ele está em constante evolução. O que é feito hoje como o mais correto pode ser obsoleto amanhã. Por isso, o profissional de marketing digital deve estar atento às mudanças impostas pelo mercado.
Um bom profissional de marketing digital não é feito só de conhecimento
Muitas pessoas estão curiosas com relação à carreira no marketing digital e, com isso, investem em todos os cursos e especializações disponíveis no mercado, mas nem todas conseguem aplicar e ter bons resultados na prática. Por que isso acontece?
Além de conhecimentos consolidados, o profissional de marketing digital precisa praticar, e muito, pois aquele ditado antigo, e clichê, é verdadeiro: a prática leva à perfeição. Quanto maior a experiência, mais qualificado o profissional estará e, consequentemente, mais preparado para as demandas que o seu trabalho exigir.
As áreas básicas e que todo profissional de marketing digital deve conhecer contemplam web analytics, monitoramento de tráfego, marketing de busca (SEM), e-mail marketing e redes sociais. Usabilidade e Arquitetura da Informação também são pontos a serem, cada vez mais, olhados com interesse pelas empresas. Estar envolvido e dominar o uso das técnicas e ferramentas disponíveis em cada segmento facilita a integração da comunicação digital e pode trazer excelentes resultados.
Uma excelente oportunidade de aprender na profissão é participar de um projeto já consolidado e com prestígio no mercado de marketing digital como o Digitais do Marketing. O projeto está completando dois anos neste mês de outubro e está com vagas abertas para colaboradores sem remuneração financeira, mas que terão a oportunidade de participar de eventos onlines e presenciais importantes da área gratuitamente, além de aprender com profissionais da área, fazer networking e, claro, mostrar o seu talento para o mercado de marketing digital. Se você se interessou em fazer parte da equipe de colaboradores do Digitais do Marketing, escreva um email para a gente no endereço contato@digitaisdomarketing.com.br e conte por que você deveria fazer parte da nossa equipe.
Se a sua intenção é entrar neste mercado, não deixe esta oportunidade passar e invista na sua carreia, invista em você.