Coprodução: o que é e como pode abrir portas na sua carreira

Muitas mãos podem fazer o trabalho parecer leve, portanto, o desenvolvimento de produtos digitais é muitas vezes mais fácil se você tiver a ajuda adequada.

Você provavelmente já viu o percentual de empresários que está criando negócios extremamente rentáveis através de uma base de produtos digitais de alta margem.

Produtos digitais como ebooks, cursos online, etc., são cada vez mais atraentes devido aos seus baixos custos de criação e natureza inerentemente escalável.

No entanto, com milhões de novos sites sendo criados anualmente, há uma grande e poderosa concorrência para chamar a atenção das pessoas em quase todas as áreas e tópicos que você vai considerar atuar. E este ponto é muitas vezes onde o trabalho de coprodução pode ajudá-lo.

Existem muitos indivíduos com conhecimento especializado sobre um assunto, mas ainda assim, sem as habilidades para transformar esse conhecimento em um negócio rentável. No entanto, saiba que é possível usar sua experiência em coprodução com outras pessoas para alcançar novas possibilidades. Confira!

O que é uma coprodução?

A coprodução é um termo do marketing para a criação de um produto digital em parceria com outros profissionais. Uma espécie de colaboração, mas com algumas especificidades.

Como produtor, você geralmente tem a responsabilidade de criar o produto, e seu coprodutor vai ser encarregado do lançamento do mesmo. 

Isso expõe seu negócio a um mundo de possibilidades. Ao contrário de um mero afiliado que promove um link em troca de comissão, um coprodutor pode ter funções como especialista em lançamento e tráfego, e gerenciamento de afiliados.

A coprodução é um sistema que lhe permite formar um produto digital com a ajuda de alguém que melhor entende os meios do mercado online, ou participar de perto na criação e promoção de um produto. 

Essa pode ser uma maneira simples de ter um parceiro de negócios para uma parte selecionada do negócio. Esta parceria pode durar um tempo predeterminado, ou talvez indefinidamente, conforme o seu tipo de projeto.

Vamos ver alguns exemplos para melhor entender essa dinâmica:

Imagine ter um produto digital, mas sua experiência é “apenas” o conhecimento sobre este assunto. Em outras palavras, você não tem habilidades para vender ou sabe a maneira de usar estratégias de marketing digital. 

Com a coprodução, outra pessoa será inserida no seu plano, alguém que é um especialista em marketing e vendas, para fazer isso por você. Por sua vez, esse profissional ou agência pode receber uma parte dos lucros de venda do seu produto.

Esse fluxo de recebimento de lucros é tipicamente automatizado pela plataforma de pagamentos escolhida, conforme as vendas são realizadas, tornando assim a partilha de créditos mais objetiva e prática.

Como funciona a coprodução?

Uma coprodução pode acontecer basicamente de duas formas: quando um grupo de especialistas em um nicho particular se reúne para fazer um produto especial ou quando um especialista usa os serviços de um profissional de marketing ou agência especializada para fazer e lançar um produto no mercado digital. 

Como dissemos, existem abordagens diferentes de coprodução, mas algumas se destacam por serem os serviços mais procurados por especialistas de diferentes áreas quando querem tirar suas ideias do papel. Veja quais são:

Tráfego pago

Coprodutores que trabalham com tráfego remunerado são responsáveis por criar estratégias de anúncios online para que o produto chegue ao público, despertando assim o interesse de aquisição.

Design

Profissionais que trabalham com design vão fazer o seu produto mais bonito e atraente, gerando desejo de consumir nas pessoas com interesse nele. Além disso, podem também trabalhar na página do produto, se houver.

Lançamento

O responsável por esta área tem preferencialmente experiência em estratégias de marketing, SEO, copywriting e vendas. 

Marketing digital

O marketing digital atua em todas as áreas já mencionadas, uma vez que os coprodutores dessa área são profissionais mais versáteis.

Eles serão responsáveis pela criação de conteúdo, gerenciamento de mídia social e e-mail marketing, entre outras áreas. 

Dicas para começar uma co-produção

Agora que você entende um pouco de como a ferramenta de coprodução funciona e pode ajudar no crescimento de um produto, reunimos algumas dicas para quem quer começar:

-Defina a sua função, como um especialista, criador de conteúdo, profissional de marketing, designer, etc;

-Escolha o seu nicho e explore a concorrência. Pesquise o que foi feito e quais são as novas tendências na área;

-Veja o site de um possível parceiro, a presença em mídias sociais e colaboradores de marketing para ver se essa é uma escolha honesta para você;

-Mostre como poderá contribuir durante e após a produção. As vantagens de uma coprodução são vastas e não é difícil enumerá-las e desfazer objeções.

Se você considera o mercado online, mas ainda não sabe por onde começar, já conhece uma maneira prática para começar como parceiro de negócios para outros especialistas em seus nichos. 

No mercado digital há um mito de que os empreendedores sempre trabalham melhor sozinhos. Mas, com um coprodutor, você vai trabalhar lado a lado com outra pessoa e pode compartilhar ideias e aprender muito. Para diversas pessoas isso pode ser uma enorme vantagem, além de dar uma segurança maior sobre o sucesso do seu projeto. 

Por fim, há inúmeras coisas novas para descobrir, uma vez que você está começando no mercado digital. Aproveitando a opção de coprodução, é possível criar parcerias com pessoas que já são especialistas nos tópicos que ainda não conhece bem. Isso o ajudará a levar seu produto e sua empresa na direção certa, de maneira mais rápida e eficiente. 

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