Coprodução: o que é e como pode abrir portas na sua carreira

Duas cabeças pensam melhor do que uma. E lançam produtos melhores também!

Já ouviu falar em coprodução? Muitos de nós temos um conhecimento profundo de um assunto, mas não temos a capacidade de transformar esse conhecimento em um empreendimento lucrativo. Entretanto, tenha em mente que sua experiência pode ser bem aproveitada em colaboração com outros para explorar novas oportunidades.

Hoje em dia todos estão cientes de como o trabalho digital é popular e dos inúmeros benefícios que ele pode proporcionar. A “questão” é a ampla gama de possibilidades disponíveis, o que pode levar profissionais frustrados e empreendimentos falhos.

Apesar de ser uma alternativa popular no mercado digital, a função de  coprodutor digital traz bastante dúvidas e é facilmente confundida com a de um afiliado, por exemplo.

Neste artigo vamos te contar tudo sobre coprodução de produtos digitais e como ela pode abrir portas na sua carreira e ampliar seus horizontes.

O que é coprodução?

A coprodução é um termo do marketing para a criação de um produto digital, ou infoproduto, em parceria com outros profissionais ou consumidores. 

Mais especificamente a coprodução de produtos digitais é uma parceria que lhe permite desenvolver um produto com a ajuda de alguém que melhor entende os meios do mercado online, de alguma das etapas de produção deste produto, ou mesmo que participa ativamente na criação e promoção do mesmo. 

Você pode, por exemplo, elaborar um determinado produto, mas não tem a menor ideia de como promovê-lo de forma digital. Como coprodutor digital, você precisará de outra mente para ajudá-lo com esse aspecto, e essa pessoa participará dos ganhos da criação.

Ou talvez você tenha um conceito para um produto na indústria da beleza, na qual você tem muito conhecimento, mas não tem idéia de como implementá-lo no reino digital. Para isso, seu coprodutor, o editor do produto digital, levaria seu conceito do papel para o virtual.

As possibilidades são tão vastas que geraram um novo tipo de parceria, como a coprodução de produtos digitais, especializada em traduzir um conceito em um produto digital viável.

Como trabalhar na coprodução de um produto?

Uma coprodução pode acontecer de diversas formas, mas neste artigo falamos especialmente de quando um especialista usa as habilidades de um profissional de marketing ou agência especializada para desenvolver e lançar um produto no mercado digital. É aí que moram as oportunidades.

Participar destas etapas de produção é uma ótima maneira para o profissional de marketing abrir portas em sua carreira e ampliar seus conhecimentos, mesmo sem ter muitos recursos ou sua própria empresa:

Tráfego

O profissional de tráfego é responsável pela interação da mídia para o produto digital, assim como pelo gerenciamento do orçamento de tráfego pago. Ele trabalha principalmente com links patrocinados no Google Ads e Facebook Ads, e deve gerar relatórios regulares para que o produtor acompanhe o progresso das vendas. Também é possível contar com profissionais que fazem toda a estratégia de tráfego, caso o produtor não seja muito familiarizado com isso.

Design

Profissionais que trabalham com design vão fazer o seu produto mais bonito e atraente, gerando desejo de consumir nas pessoas com interesse nele. Além disso, podem também trabalhar na landing page do produto, se houver.

Lançamento

O responsável por esta área tem preferencialmente experiência em estratégias de marketing, SEO, copywriting e vendas. 

Marketing digital

O marketing digital atua em todas as áreas já mencionadas, já que os coprodutores dessa área são profissionais mais versáteis.

Eles serão responsáveis pela criação de conteúdo, gerenciamento de mídia social e e-mail marketing entre outras áreas. 

Quais os benefícios de coproduzir?

Ênfase no conteúdo

Com as etapas técnicas cuidadas por um profissional, o especialista pode se concentrar completamente na substância do produto. Desta forma o resultado é um produto mais bem pensado e completo. 

A economia de tempo e dinheiro com estas tarefas (como automação de e-mail e gerenciamento de mídia social) vai facilitar muito a realização completa do projeto com o infoproduto.

Menor risco

Se o especialista decidir estudar marketing a partir do zero, ele será capaz de aprender, mas muito provavelmente dará muitos passos errados no início. Esta não é a melhor forma de lançar seu produto.

É como aprender a nadar: a princípio, parece difícil mas, eventualmente, você pega o jeito. Ter a ajuda de um profissional no processo é como ter uma bóia de segurança.

Flexibilidade

Uma simples conversa pode determinar o método de pagamento ideal para o produtor e coprodutor: o pagamento será feito por venda ou pelo serviço? Não há restrições ou limitações. Existe a liberdade de escolher o que funciona melhor para os envolvidos, até mesmo sobre a duração e a dissolução da parceria.

Desta forma, a coprodução mantém sua posição como um caminho profissional muito promissor no meio digital no dia-a-dia. É uma forma fantástica de trabalhar para o profissional de marketing, e é especialmente útil para alguém que deseja criar um grande produto.

Qual a diferença entre coprodução e afiliação?

Você leu no início deste artigo que existem muitas maneiras de ganhar dinheiro com marketing digital, e agora você sabe um pouco sobre coprodução. No entanto, pode surgir a dúvida: “Marketing de afiliados seria semelhante?”

Na verdade, um afiliado é alguém que o ajudará a anunciar seu produto através de um de seus canais, como uma rede social, blog, website, canal YouTube, etc.

Ele não precisa estar tão familiarizado com o produto quanto o coprodutor digital. Na maioria dos casos, ele é parte de uma estratégia de marketing elaborada pelo responsável por este aspecto do produto, que pode ser um coprodutor.

Assim, enquanto o coprodutor é um especialista em marketing e está envolvido no desenvolvimento do produto de alguma forma, o afiliado é quem ajuda a espalhar a ideia, usando seu espaço ou sua imagem para promover o produto e criar leads.

Dicas para começar uma coprodução

Agora que você entende um pouco de como a ferramenta de coprodução funciona e pode ajudar no crescimento de um produto, nós reunimos algumas dicas para quem quer começar:

  • Defina a sua função, como um especialista, criador de conteúdo, profissional de marketing, designer, etc.
  • Escolha o seu nicho e explore a concorrência. Pesquise o que foi feito e quais são as novas tendências na área.
  • Pesquise um possível parceiro, a presença em mídias sociais e colaboradores de marketing para ver se essa é uma boa escolha para você.
  • Mostre como você poderá contribuir durante e após a produção. As vantagens de uma coprodução são vastas e não é difícil argumentar.

Então, se você considera o mercado on-line, mas ainda não sabe por onde começar, já conhece uma maneira prática para começar como parceiro de negócios para outros especialistas em seus nichos. 

No mercado digital, há um mito de que os empreendedores sempre trabalham melhor sozinhos. Mas, com um coprodutor, você vai trabalhar lado a lado com outra pessoa e pode compartilhar ideias e aprender muito. Para diversas pessoas isso pode ser uma enorme vantagem, além de dar uma segurança maior sobre o sucesso do seu projeto. 

Por fim, há inúmeras coisas novas para descobrir, visto que você está começando no mercado digital. Aproveitando a opção de coprodução, você pode criar parcerias com pessoas que já são especialistas nos tópicos que você ainda não conhece bem. Isso ajudará a levar seu produto, e sua empresa na direção certa, de maneira mais rápida e eficiente. 

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