As habilidades que você precisa para ter sucesso no Marketing Digital

Estas são as habilidades que você precisa desenvolver se quiser ter uma carreira de sucesso considerável em marketing digital.

Marketing Digital de sucesso

O setor digital é amplo, e iniciantes ou profissionais de marketing que desejam alcançar melhores posições podem ter dificuldade para navegar. Se você não mantiver seu foco nas áreas que são sua especialidade, pode acabar perdido entre as muitas tarefas, desde a escolha dos melhores aplicativos para trabalhar até a gestão de SEO e marketing de conteúdo

Um “marqueteiro” digital de sucesso precisa se adaptar rapidamente e aprender por conta própria, bem como saber um pouco de tudo nas várias áreas do marketing digital. Também é um profissional que, apesar de digital, geralmente trabalha com uma variedade de equipes e clientes, portanto, precisa ser capaz de se comunicar bem estar confortável em equipes.

Como você, marqueteiro digital, se diferencia de sua concorrência em um mundo em que muitas empresas estão adotando técnicas e contratando profissionais de marketing digital cada vez melhor especializados?

Vamos dar uma olhada nas principais habilidades necessárias para se tornar um mestre em marketing digital:

Saber interpretar seus dados

Com uma variedade crescente de ferramentas para medir dados em várias plataformas, os profissionais podem agora analisar e tomar decisões de marketing relevantes com mais facilidade. Para isso, devem estar familiarizados com a ideia de limpeza de dados, para levar em conta apenas informações relevantes, e também fazer atualizações frequentes em suas bases.

Criar conteúdo relevante

A criação de conteúdo que atraia o público pretendido de uma empresa está no centro do marketing digital. O objetivo não deve ser apenas produzir conteúdo de alta qualidade e amigável ao SEO, mas também compreender o processo de engajar efetivamente os leitores. Produzir conteúdo evergreen deve ser um objetivo. Isto garante que o material ainda será relevante para as necessidades do cliente por muitos anos.

Entender SEO & SEM

O valor do uso de palavras-chave relevantes e especializadas aumenta à medida que o algoritmo do Google continua a evoluir. Como resultado, Search Engine Optimization (SEO) é um talento crítico que todo profissional deve possuir a fim de entender todos os níveis do marketing digital. 

Os mais adeptos de tecnologia podem gerenciar os aspectos técnicos da SEO; entretanto, porém um entendimento da dinâmica geral da SEO, bem como da técnica para otimizar todos os tipos de conteúdo, é essencial para operar uma campanha de marketing digital bem sucedida. 

Relacionamento com o Cliente

O monitoramento da experiência do cliente, ou CRM, permite que as empresas compreendam melhor as necessidades de mudança de seu público-alvo. As habilidades táticas para monitorar e maximizar a experiência do cliente são essenciais para os marqueteiros digitais de sucesso. 

A conexão com os clientes em um nível mais emocional e pessoal é sempre benéfica para a empresa, pois gera fidelidade do cliente. Para melhorar o gerenciamento de Serviços ao Cliente, um profissional de marketing deve desenvolver habilidades como empatia e comunicação.

Boas Habilidades de Comunicação

Espalhar mensagens convincentes, desenvolver confiança e construir relacionamentos são exemplos de boas habilidades de comunicação em um profissional de marketing digital. O objetivo é gerar uma mensagem que seja entregue aos clientes de uma maneira clara, sucinta, interessante e relevante. 

O profissional deve ser capaz de ver as coisas de uma perspectiva diferente, expressar idéias de uma maneira que o público compreenda e captar o que vai entreter e beneficiar este público.

Entender como Funcionam as Mídias Sociais

As mídias sociais estão se tornando uma plataforma para o debate público. Os marqueteiros digitais podem tirar proveito disso para fornecer mensagens relevantes para as pessoas certas. A mídia social é mais do que apenas a publicação regular de informações. Alguns critérios que devem ser considerados ao desenvolver estratégias de mídia social são a qualidade do conteúdo, a relevância do material e o engajamento do público.

 Cada plataforma de mídia social tem seu próprio algoritmo que auxilia as empresas a direcionar seu conteúdo para um determinado público e a obter estatísticas confiáveis. Anúncios pagos, publicações, hashtags e grupos empresariais são algumas das ferramentas que ajudam as empresas a difundir sua presença nas mídias sociais.

Habilidades Básicas de Design e Coding

Hoje, as campanhas de vídeo recebem mais atenção do que o material escrito. Os vídeos estão espalhados pela web e são reconhecidos por terem uma maior taxa de conversão, engajamento e classificação SEO.

É recomendado que os profissionais de marketing digital tenham um entendimento básico de aplicativos úteis para criar conteúdo visual. Também acredito que o conhecimento básico de HTML e habilidades avançadas de programação (como o aprendizado do Python) também são interessantes.

Dicas cruciais para o sucesso como marketeiro digital

É recomendado que você tenha uma compreensão fundamental de cada habilidade das quais falamos, e se especialize em algumas delas. 

Tenha em mente que embora informações técnicas e habilidades possam ser adquiridas, as características e atributos necessários para obter o conhecimento não podem ser adquiridos da mesma maneira; assim, aqui estão algumas dicas úteis sobre o que você pode desenvolver a nível pessoal para se tornar um comerciante de sucesso:

1ª Especialize-se em uma área de marketing digital: 

É importante lembrar do famoso dito popular “Quem faz tudo não faz nada”, você dificilmente será o melhor profissional de search engine, mídias sociais, planejamento digital, otimização e análise de dados ao mesmo tempo, então estude uma área por vez.

2ª Mantenha o foco e estude: 

Uma vez escolhida a área de marketing digital em que deseja se especializar, concentre-se nela. Livros são fundamentais, principalmente quando falamos de estratégias de marketing digital. Porém ferramentas e funcionalidades mudam com uma velocidade incrível, por isso acompanhar blogs e artigos.

3ª Siga os mestres: 

Busque os profissionais que se destacam na sua área de especialização, os formadores de opinião, faça uma lista com brasileiros e estrangeiros e siga-os em todas as redes sociais. Assim você estará sempre atualizado.

4ª Frequente todos os eventos pagos e gratuitos: 

Parece óbvio dizer isso, mas fico impressionada ao ver tantos eventos gratuitos ou acessíveis, de muita qualidade, com poucos profissionais engajados. Além de ficarmos antenados com as últimas novidades do mercado, temos uma excelente oportunidade de fazer networking e trocar experiências.

5ª Esteja pronto para as mudanças do mercado: 

O marketing digital é uma das plataformas mais sensíveis à mudança, pois consegue mensurar muito rapidamente a resposta do público alvo. Da mesma forma que as estratégias e ferramentas mudam com muita frequência é importante que o profissional esteja atento, mude e trabalhe suas habilidades tantas vezes quantas forem necessárias.

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