O Canva é uma plataforma online que permite a criação de produtos gráficos, como posts em redes sociais, criativos para anúncios, infográficos, apresentações, entre outros.
Embora o site esteja no ar desde 2013, ele vem ganhando popularidade no Brasil apenas nos últimos anos. Essa popularidade vem da praticidade em criar designs de maneira fácil e em qualquer computador com conexão de internet, sem precisar de instalação.
Um dos recursos que podem ajudar a facilitar ainda mais o processo de criação e acelerá-lo é o Kit de Marca ou Brand Kit.
O que é o Kit de Marca?
O Kit de Marca permite que você deixe já pré-salvos sua logo, fontes e paleta de cores.
Com esses recursos pré-salvos, você consegue definir os elementos da identidade visual da sua marca para utilizá-los em todas as suas produções, permitindo criar seus designs de forma mais rápida. Além disso, manter a consistência da sua identidade permite o fortalecimento da sua marca. Caso você ainda não tenha uma marca, aprenda como criar uma do zero.
Hoje falaremos mais especificamente sobre a criação da sua paleta de cores.
Como definir uma paleta de cores?
A paleta de cores é um dos itens mais importantes de uma identidade visual. As cores possuem significados diferentes e, assim, suas combinações em cada um dos contextos.
Para criar uma boa paleta de cores, além de pensar nas sensações que se desja transmitir é importante também pensar na harmonia. Algumas cores quando combinadas não são agradáveis e podem causar um mal-estar, para que isso não ocorra utilize o círculo cromático como base para as combinações.
O círculo cromático reúne uma simplificação das cores existentes, sendo que dentro de cada uma das 12 representadas há ainda variações de tons. Com o círculo cromático conseguimos verificar a harmonia entre as cores. Na figura abaixo temos seis maneiras de criar as combinações de maneira acertada. Confira!
As cores complementares, por exemplo, permitem uma combinação para criar um alto contraste e trazer impacto, mas ainda preservando a harmonia. Uma combinação que deve ser considerada, além da versão monocromática, que consiste na variação da mesma cor em tons diferentes e traz sutileza para a imagem da marca.
Para ajustar a sua combinação, uma dica é utilizar o Adobe Color, uma ferramenta gratuita da Adobe em que você pode escolher o tipo de combinação que deseja e através da variação de uma cor, as outras também se modificam automaticamente.
Criando sua paleta de cores no Canva
Com suas cores definidas, você consegue criar a sua paleta de cores no Canva Pro com até seis cores. Para isso basta clicar em “Kit de Marca” na barra lateral da plataforma:
Posteriormente, vá em “Cores da marca” e clique no símbolo de “+” para adicionar uma nova cor.
Agora adicione a primeira cor definida utilizando o código hexadecimal da cor. Repita esse processo até inserir todas as cores. Lembre-se também de dar um nome para sua paleta, assim será fácil identificá-la na hora que estiver criando seus materiais.
Aliás, quando estiver criando ou editando um design, basta entrar em estilos para conseguir acessar o seu kit de marca salvo na plataforma e selecionar as cores a partir dele.
Além de aumentar a velocidade da sua produção, esse recurso também minimiza os erros o que contribui para o fortalecimento da sua marca.