
São elas que estão mais interessadas em desenvolver as diversas possibilidades que o mundo online proporciona: compartilhar conteúdo, pesquisar por produtos, realizar compras pelo e-commerce, manter contato com amigos, e por aí vai. Só mesmo quem já está acostumado a uma rotina de várias facetas é que poderia melhor se adequar ao mundo virtual. Mulher gosta disso, de poder desempenhar vários papéis ao mesmo tempo – e de ainda contar tudo isso em tempo real para as amigas!
E quem pensa que mulher só fica fuxicando e comprando coisas fúteis na internet está muito enganado: elas já ultrapassaram os homens no quesito compras de produtos tecnológicos. De acordo com o site Mashable, as mulheres mostraram mais interesse em tablets (18%), notebooks (20%) e smartphones (20%). Já com os homens os mesmos produtos tiveram porcentagens de 15%, 14% e 17% respectivamente. Dados como esses acabam sendo fomentadores de grandes estudos acerca da mulher na web, como o do “Movimento Habla”, da Editora Abril. Em parceria com a comScore, empresa de pesquisa e marketing online, eles realizaram um estudo que apresenta um panorama da web no Brasil sob a ótica das mulheres – um prato cheio para quem quer informações para o planejamento de estratégias de comunicação digital para esse público. Conforme a própria descrição da pesquisa no site, os dados revelam “as principais diferenças entre o comportamento digital delas no país e no exterior, os hábitos de consumo de conteúdo, no que elas se engajam, o que estão buscando e como estão transformando o mundo online brasileiro”.
Essa movimentação feminina também é terreno fértil para iniciativas criativas que se tornam possíveis ou se aprimoram com a ajuda da Internet. É o caso do projeto “Pedal de Salto Alto”, criado por um grupo de mulheres que incentivam o uso da bicicleta em suas diversas modalidades: transporte, lazer e esporte. Para isso, marcam encontros periódicos para passeios de bike e, claro, de salto pela cidade de Belo Horizonte, MG. O melhor lugar para divulgar esses encontros? Blog, Facebook, Twitter e toda a web! Aliás, o mesmo grupo teve outra ideia fantástica que também exemplifica bem a exposição do poder das mulheres na web: o “Negócio de Mulher”, um projeto formado por mulheres designers e da área de comunicação que desenvolvem projetos próprios e prestam serviços relacionados a design e marketing com foco no mercado feminino. Vale a pena acompanhar o trabalho delas pelo blog.
É, alguns machistas por aí dizem que as mulheres não dominaram o mundo porque ainda estão escolhendo a roupa. Acho que está na hora de mudar a piadinha, porque elas já escolheram a roupa e muitas coisas mais – até sem sair de casa. E, quanto ao domínio, pelo menos no mundo das mídias sociais elas já são rainhas.
