Quem deveria realizar o atendimento em mídias sociais?

Atendimento nas Mídias Sociais

Atendimento nas Mídias SociaisQualquer empresa que entrou no mundo das mídias sociais deve ter logo se deparado com uma questão importante: quem vai responder dúvidas de clientes em sites de redes sociais? E se o problema for cabeludo, quem vai resolver? A questão é complicada, pois envolve agência (às vezes mais de uma agência), o departamento de marketing, o serviço de atendimento ao consumidor, e ainda pode abranger outras áreas. Nesse post, ficam algumas dicas de como organizar melhor o processo.

As agências: esses caras são especializados em produzir conteúdo e viralizar (isso é uma generalização, claro). Por isso, pode ser incorreto dar a eles a responsabilidade de fazer tratativas com o cliente. Motivo: eles podem estar desalinhados com processos da empresa para o atendimento; como resultado, podem acabar gerando ainda mais problemas ao consumidor, enquanto estão só com a boa vontade de ajudá-lo. No Social Media Week São Paulo, foi exposto no Brainstorm Room, no “Verdades, mentiras e social media”, que na Coca-Cola a agência monitora mídias sociais e envia reports, mas jamais reage ao que o cliente publica, já que, nessa empresa, é o atendimento ao consumidor que dará respostas.

O marketing: preparados para uma gestão mais generalista dos processos que envolvem a empresa, muitas vezes não tem tempo para cuidar do atendimento e contam com outro departamento especializado em atendimento. Apesar de muitas vezes o atendimento cair na mão do marketing, é importante lembrar que eles têm missões mais importantes que ser um guichê de atendimento. Se eles já não fazem isso para atendimento telefônico e por e-mail, por que atenderiam através de mídias sociais? Claro, quando a empresa é pequena, o número de pedidos de atendimento acabam sendo bem reduzidos, e por isso acaba sendo viável que o marketing cuide disso por si só ao invés de exigir a criação de novos processos em outros departamentos, que podem acabar tratando as mídias sociais com menos importância do que elas exigem.

O SAC: esse é o departamento que deve ser responsável pelo atendimento ao cliente através de mídias sociais, segundo minha opinião e de todas as outras que foram expressas no primeiro dia do Social Media Week São Paulo 2012. Preparados para isso, usaram anos de trabalho para definir e melhorar processos. É esse o departamento que deve se esforçar para atender melhor nesse “novo” canal e continuar criando registros de atendimento ao cliente, enriquecendo o trabalho de CRM. Empresas como a Tecnisa mantêm o atendimento nesse departamento.

E você, o que acha desse tema? Como a sua empresa atua nessa área? Não deixe de se expressar nos comentários

4 COMENTÁRIOS

  1. Eu tenho outra opinião. O SAC já não funciona para sua função tradicional. Acho q as empresas maiores têm q estruturar um departamento específico e as menores ter uma pessoa responsável. Mas tudo isso deve ser de forma integrada, com livre acesso e diálogo com o outros departamentos e gerido pelo departamento de comunicação.

        • Depende, Jeany… Quando falamos de telecom, realmente o mercado está complicado, mas é possível que as empresas façam com que o atendimento em mídias sociais seja (um pouco) diferente. Se a própria equipe do atendimento – ainda que crie uma divisão que tenha atenção pra isso – não conseguir fazer isso, não vai ser um outro departamento que vai fazer mágica. Minha opinião!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.