O maior evento anual do Google, que aconteceu entre os dias 18 e 20 de maio, na Califórnia, Estados Unidos, tem a tradição de apresentar ao mercado as últimas novidades em produtos e soluções da gigante da internet. Entre as tecnologias apresentadas durante o Google I/O uma promete revolucionar a experiência de comércio móvel no futuro: o aplicativo instantâneo.
A tecnologia chamada Android Instant Apps carrega em poucos segundos apenas as partes importantes do aplicativo naquele momento, como se fosse um site. Por exemplo: se o usuário clicar no anúncio de uma bota de couro, em vez de ter que baixar o aplicativo do varejista, será aberta uma tela igual à do aplicativo nativo, mas diretamente na página do check-out, já com o produto selecionado. E se o usuário já tiver cadastrado os dados do seu cartão no Android Pay, bastará mais um clique para comprar.
Os aplicativos instantâneos são a apresentação dos aplicativos nativos em recortes através do navegador do smartphone. Se alguém enviar ao usuário um link para um aplicativo, ele será levado diretamente para o aplicativo, sem precisar instalá-lo. O Google Play vai trazer apenas o “pedaço” do aplicativo que o Android vai precisar naquele momento. Os usuários também poderão instalar o aplicativo inteiro depois.
Estes aplicativos instantâneos vão funcionar até mesmo em versões antigas do Android, por exemplo. Um dos parceiros que testará a novidade primeiro será a Disney, que vai transformar o aplicativo instantâneo em um aplicativo de verificação de tempo de espera na fila das atrações da Disneylândia. O lançamento desta nova tecnologia no mercado é esperado para o final deste ano.