O Google anunciou neste domingo, dia 27 de setembro, em seu blog oficial, que passará a permitir que anunciantes possuam acesso aos endereços de e-mail de quem utiliza o serviço da empresa.
O recurso chamado de Customer Match vai permitir que anunciantes tenham acesso a uma lista de endereços de e-mail para direcionar sua publicidade através do serviço do Google. Basta que o usuário esteja conectado à sua conta no Google e ter cedido seu e-mail a alguma loja online para realizar alguma compra. Caso o usuário disponibilize seu e-mail a um lojista, ele pode encaminhá-lo para o Customer Match. Desta maneira, seu endereço passará a enviar anúncios ao usuário enquanto ele estiver conectado a programas como Gmail, Google e Youtube.
Se você é um anunciante do ramo de viagens, por exemplo, o Google explica agora você pode alcançar as pessoas que fazem parte de um programa de recompensas e saber como eles planejam suas próximas viagens. Por exemplo, quando estes usuários procurarem por “vôos diretos para Nova Iorque” no Google, a sua empresa poderá mostrar a eles anúncios relevantes no topo de seus resultados de pesquisa. E, quando estes mesmos usuários estiverem assistindo aos seus vídeos favoritos no YouTube ou atualizar-se com o Gmail, você poderá mostrar anúncios que os inspirem a planejar sua próxima viagem.
O Google afirma que o Customer Match, anonimiza perfis individuais, o que significa que tecnicamente não será possível que as empresas utilizem o serviço para distribuir spam. Entretanto, ainda será possível reunir informações gerais sobre o usuário, como os vídeos que ele costuma assistir no YouTube ou o seu histórico de buscas do Google.
A empresa espera que a adoção desta ferramenta possa valorizar mais seus anúncios. O Google afirma que o recurso é seguro em relação à privacidade, mesmo que o envolvimento de endereços de e-mail com publicidade ainda não seja uma prática tão agradável aos usuários.