Site icon Digitais do Marketing

Mídia social, já estão falando da sua marca!

É fato, já estão falando da sua marca na internet. A decisão é se a empresa vai dialogar e explorar as diferentes potencialidades ou ignorar as manifestações e deixar um fato virar crise.

Existem diversas maneiras para realizar o monitoramento da sua marca nas redes sociais, passando da utilização de softwares específicos com tecnologia avançada, à análises manuais e qualitativas, realizadas por especialistas. Cada método eficaz de acordo com a situação.

O marketing digital aproxima-se muito do tradicional neste ponto, porque o importante é saber ouvir de forma eficiente os diferentes públicos, além de mapear os influenciadores para ter um panorama dinâmico da situação.

Somente assim a empresa consegue reunir dados estratégicos que servirão de base para tomada de decisões assertivas.

Aqui vão algumas dicas para identificar os influenciadores da marca na internet:

1ª  – É importante observar os nichos de mercado e avaliar a influência da personalidade dentro do nicho específico em que sua empresa atua. A relevância dos influenciadores vai depender muito do seu público alvo.

2ª  – Não avalie apenas fans, amigos e seguidores, uma das métricas mais recomendadas é o engajamento. Os influenciadores são identificados principalmente devido a seu grande potencial de repercussão. Para mensurar o engajamento existem diversas fórmulas e metodologias e ferramentas como o klout, que abordaremos em outros artigos.

3ª –  Não podemos esquecer também de mapear os influenciadores positivos (defensores) da marca, eles são peça chave, principalmente em situações de crise.

No próximo artigo falaremos sobre gerenciamento de crise nas redes sociais. Mandem suas considerações ;) .

Exit mobile version