Há algum tempo o termo geração de leads nem se quer era usado. Já nos dias de hoje é uma das expressões mais presentes no marketing digital. No tempo em que este termo não era usado o marketing funcionava, principalmente, por meio de ligações ativas, envio de mala direta, anúncios em jornais, revistas, rádio e TV. Atualmente, as empresas de grande porte dispõem de um alto valor de investimentos no marketing, tanto off-line quando o digital. Já as empresas de médio e pequeno porte focam seus investimentos no marketing digital por ser uma maneira mais barata e eficiente.
O investimento em geração de leads é fundamental para qualquer empresa. A geração de leads proporciona ao empresário analisar quais são os métodos que estão trazendo mais retornos, o custo de cada lead, entre outros.
Hoje em dia é muito difícil atingir o seu público-alvo da maneira desejada. O mercado está repleto de concorrentes que lutam para conseguir cada cliente. Os clientes, por sua vez, têm a sua disposição uma verdadeira infinidade de informações na internet. O processo de vendas na web mudou bastante nos últimos tempos e agora é preciso se concentrar no que está acontecendo por ai e criar relações firmes com seus clientes.
Afinal, o que são leads?
Imagine se você tivesse uma forma de direcionar suas estratégias de marketing digital apenas para pessoas que demonstraram já, de forma prática, algum interesse em seu produto ou serviço. Tudo ficaria mais fácil, não é? Pois bem, os leads são pessoas que, de alguma forma, já demonstraram interesse em algo que a sua empresa pode oferecer.
Por exemplo, se você cria um e-book, uma série de vídeos, um webinar ou qualquer outro conteúdo de atração, e as pessoas se interessaram por ele, deixando seu contato, estas pessoas passam a ser um lead. O lead não é um cliente propriamente dito, ele é um potencial comprador.
Por que a sua empresa precisa investir na geração de leads?
A geração de leads é extremamente importante para qualquer empresa, como já foi dito acima. Se trata de um processo que não deve acabar, algo cíclico. O processo de geração de leads não é das tarefas mais fáceis, no entanto, pode ser um divisor de águas em seu negócio. Gerando leads sua empresa pode multiplicar o número de vendas, o que é essencial para engajar sempre mais a sua base de contatos com o seu negócio.
É importante ressaltar que os leads que são gerados não são os objetivos de vendas de sua empresa todo o mês, e sim pessoas que estão em busca de respostas para solucionar seus problemas por meio de conteúdo, coisa que seu negócio deve oferecer. Isso é a essência do Inbound Marketing. Adotando este método, seu negócio irá para uma próxima fase. Nesta etapa, sua empresa irá focar na conversão, que se dá através dos clientes que foram atraídos na primeira etapa.
Confira os principais benefícios da geração de leads:
1 – Tráfego qualificado;
A necessidade de estar constantemente tentando melhorar seu tráfego irá acabar. O conteúdo de qualidade fará com que seus visitantes venham até seu site para vê-los. Sua função aqui é publicar conteúdo de qualidade em seu site para que seus leitores venham até ele.
2 – Facilidade para mensurar campanhas;
Uma das principais vantagens da geração de ledas é o fato de ser muito mais fácil analisar quais campanhas trazem os melhores resultados e quais não estão dando certo. Com isso, você pode filtrar suas ações utilizando apenas as que realmente funcionam.
3 – Aumento das chances de conversão
O aumento no número de conversões em seu site será cada vez mais fácil com a geração de leads. Otimizar suas campanhas de acordo com as propostas de seu negócio ajudará muito o aumento no número de conversões.
Tudo isso somado ao fato de que você terá uma base de clientes em potencial muito maior. Isso faz toda a diferença para que seu time de vendas possa trabalhar da melhor forma possível para potencializar o processo de conversão.