Nos dias 12 e 13 de abril foi realizada a F8 Conference, evento anual do Facebook voltado para desenvolvedores. A conferência começou com novidades para a rede social na área móvel, com atualizações de serviços como Facebook Messenger, que agora ganhou bots, Facebook Login, Social Plugins e outros recursos para o Facebook Analytics.
Das novidades que foram anunciadas algumas já estão disponíveis no site para uso dos desenvolvedores e as outras estão ainda em testes com betas fechados para parceiros. Proprietários de sites, blogs, aplicativos e lojas virtuais já podem experimentar as mudanças.
Confira abaixo as principais melhorias apresentadas na Conferência F8:
Facebook Account Kit
O pacote é um kit de APIs que permite aos desenvolvedores facilitarem a vida dos usuários com logins mais rápidos e seguros. Como isso acontece? Em aplicativos como o iFood (beta teste da função) alguns usuários já podiam fazer login por meio do número do telefone celular, sem inserir senha. Ao informar o número do aparelho, o Facebook enviava um token para certificar o login, dispensando nome de usuário e password, ideal para uso em computadores compartilhados. O token chega via SMS, mas há uma alternativa de envio por notificação no perfil do usuário, na própria plataforma da rede social. O recurso é um avanço do Facebook Login, que permite login em sites e aplicativos de terceiros com seu perfil.
Social Plugin
O Facebook propõe o uso do sistema de “salvar links” para guardar páginas de produtos de lojas de e-commerce que estejam em posts na rede social. O recurso de bookmark, que até hoje funcionava para links, vídeos, fotos, locais, músicas, livros, filmes, programas de TV, já ganhou uma aba nova “produtos”. Os sites de lojas online também poderão incluir o botão salvar nas suas páginas de produtos à venda.
Profile Expression Kit
Mudar a imagem do perfil apoiando uma causa ou com conteúdo de um aplicativo editor de foto, GIF ou vídeo vai ser mais fácil para os usuários. Sites e aplicativos que gerem e editem novas fotos/vídeos de perfil com badges, máscaras, símbolos, edições e animações vão poder alterar a sua foto de perfil de acordo com o seu comando no próprio aplicativo. A rede social vai liberar um SDK (Software Development Kit) para parceiros que produzam fotos ou vídeos e animações de até sete segundos e em formato MP4.
Analytics for Apps
Para aplicativos móveis o Facebook já oferece uma ferramentas de Analytics capaz de monitoras as atividades do usuário da aplicação, sem custo para o desenvolvedor. Voltado para Android e iOS, a rede social vai oferecer agora em parceria o recurso de de “push notifications”. Desta maneira o desenvolvedor que tenha um app sem a feature poderá gerar notificações para a sua base, seguindo a política de privacidade e usando a plataforma do aplicativo móvel do próprio Facebook.
Sharing Quote
Além de compartilhar um texto inteiro, a rede social quer oferecer a possibilidade para sites e apps de conteúdo permitir que o usuário compartilhe apenas parte do post, livro ou outro documento como uma frase, um parágrafo ou um trecho específico. Sendo assim, o usuário marca e define a parte que deseja compartilhar e um botão de share vai compartilhar somente aquela parte que o leitor escolheu.
BETA! Plataforma Messenger
Os Messenger bots estão chegando. Os bots, robôs para o Facebook Messenger, criam uma nova maneira para que proprietários de negócios e lojas possam se comunicar. Os desenvolvedores terão a oportunidade de personalizar conversas por meio das ferramentas de inteligência artificial da Wit.ai, usando assistentes virtuais. A ferramenta suporta, além do texto das mensagens, imagens e conteúdos interativos. O usuário poderá perguntar e o bot responder questões como previsão do tempo, compras ou pedido de resumo de notícias, por exemplo, como foi mostrado durante a F8.