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Marketing Digital: conheça as faixas salariais do mercado

Como ainda não existe um piso salarial definido para os trabalhadores da área de marketing no Brasil, nem um sindicato específico que represente a categoria, o valor pago a esses profissionais depende da empresa que está contratando.

Hoje vamos trazer o que é mais praticado no mercado e qual a média salarial encontrada na área de Marketing Digital no país. Confira!

Assistente de Marketing Digital

Esse profissional cuida da prospecção de clientes em todas as mídias digitais em que a empresa está presente, tanto em redes sociais, quanto via blog ou Adwords. Para atingir o seu objetivo final que é a gerar leads, deve cuidar ainda da manutenção desses canais de comunicação em que a empresa se faz presente e monitorar as métricas do Google Analytics.

A média salarial desse cargo é R$ 1.734,46.

Analista de Marketing Digital

Esse profissional atua mais focado no SEM (Search Engine Marketing) através do estudo e aplicação das técnicas de SEO e também objetiva a geração de leads. Atua  na criação e lançamento de campanhas publicitárias com o foco na construção de relacionamento com cliente e também no desenvolvimento de uma newsletter, caso a empresa utilize essa estratégia. É importante que conheça as novas ferramentas utilizadas pelo mercado.

A média salarial desse cargo é R$ 2.465,45

Supervisor de Marketing

Atua no desenvolvimento das metas e na transformação do planejamento estratégico da companhia em ações práticas para atingir o mercado. Possui um forte papel no monitoramento das ações através da análise de relatórios de desempenho diários, mensais e semanais.

A média salarial desse cargo é R$3.060,31

Coordenador de Marketing

Estará envolvido de maneira mais próxima com outras áreas para promover um alinhamento entre a equipe do produto e a equipe de vendas. Atua no desenvolvimento de uma política comercial unificada entre as equipes. No marketing digital, esse escopo estará muito conectado com o acompanhamento da performance via Analytics e o impulsionamento das estratégias de SEO.

A média salarial desse cargo é R$ 4.015,48

Consultor de Marketing

Um consultor não atua tanto na área operacional quanto um assistente ou um analista. Seu principal escopo é olhar para o nível tático para atingir as metas estabelecidas. Através dos dados, vai direcionar quais campanhas e ações precisam ser criadas, quais canais devem ser mais explorados e quais as oportunidades de negócio. Uma das formas para obter esses dados é realizando uma pesquisa de mercado.

A média salarial desse cargo é R$ 4.984,10

Especialista em Marketing

Esse profissional tem um escopo bastante analítico acompanhando não só a performance de uma ação, mas sim do conjunto de todas as ações e estratégias utilizada pela equipe. Através da análise desses dados, indica melhorias na maneira como o time trabalha, nos processos e ainda no planejamento das próximas ações. Atua fortemente na gestão da equipe.

A média salarial desse cargo é R$ 5.388,92

Gerente de Marketing

Em seu escopo estão presentes funções mais estratégicas para compatibilizar ações sugeridas com o planejamento estratégico e também com o orçamento disponível. Cuida do posicionamento da marca e da aceitação do mercado. Faz análise de mercado, análise de concorrência e de tendências para gerar dados como fonte de informação.

A média salarial desse cargo é R$ 8.197,00

Diretor de Marketing

O diretor atuará na criação da estratégia da empresa juntamente com os demais diretores e no planejamento para consolidá-la. Atua no estabelecimento de objetivos e metas alinhados com a estratégia e na gestão de toda a equipe, construindo as ações para obter os resultados desejados.

A média salarial desse cargo é R$ 12.500,00

Nem todos esses cargos vão existir em todas as empresas, principalmente de pequeno porte. Portanto, é comum que o organograma seja mais enxuto, mas esse resumo permite ter uma ideia geral da divisão de trabalho em uma área de marketing.

Há a possibilidade ainda de você de atuar com o marketing sem estar vinculado a uma empresa e sim de forma autônoma, como um prestador de serviço. Se esse é o seu caso, conhecer essas nomenclaturas pode ajudá-lo a entender como se posicionar para um cliente e definir melhor qual será o seu papel naquele serviço contratado. 

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