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Os 4 passos para fazer mobile sem cometer loucuras

Mobile Simples Passo

Você já deve ter ouvido o termo Mobile First. No entanto, muitos falam do mobile no futuro, como algo complexo e tecnológico. Então vamos direto ao presente. Sim, hoje a cada 4 celulares, 3 são smartphones e este simples fato esconde uma verdade muito maior: nós já mudamos o nosso comportamento por causa deles.

Segundo o Google, uma loja de rua que não possui presença mobile perde 1 dia por semana de faturamento. Já o Facebook revela que 76% dos acessos da rede social no Brasil são via mobile. Incrível, certo?

Durante muito tempo, tentou-se encontrar a fórmula mágica para se trabalhar com mobile marketing. Mas, hoje, não precisa utilizar nem QR-Code, muito menos construir (mais) um aplicativo. Por isso, trago os 4 passos para fazer mobile sem cometer loucuras.

1 – WhatsApp

É o aplicativo de mensagem instantânea mais utilizado em todo o mundo e já há ferramenta capaz de automatizar as respostas durante 24h, permitindo tirar dúvidads a qualquer momento. Muitas pessoas têm um certo desconforto de ligar ou enviar e-mails e dão preferência para utilizar o WhatsApp.

O evento ProWeek da Anhembi Morumbi utilizou o serviço para informar a programação, informação sobre o certificado e inscrições. Ao todo, foram 515 mensagens durante a semana.

As marcas Hellmans, Sonho de Valsa e Chivas também já utilizaram o serviço para fazer campanhas pontuais de relacionamento, gerando muito engajamento e mídia espontânea.

Não faça: Envio de spam. Há serviços para disparos em massa, no entanto a legislação proíbe o envio sem opt-in, além de que o WhatsApp pode identificar e bloquear a conta.

2 – Facebook

Pouca gente para pra pensar nisso, mas gerenciar sua fanpage é uma estratégia mobile. No entanto, lembre-se que seu fã provavelmente está em um momento ocioso e atrás de informação ou diversão. Por isso, invista em conteúdo de alta qualidade e que possa ser compartilhado.

3 – Site com visualização no celular

Sim, estamos em 2014 e ainda temos grandes empresas, como a Folha de S. Paulo, sem um site com visualização para celular. Pense agora na insatisfação de 76% das pessoas que clicaram em um link na fanpage da Folha e não encontraram um site mobile. Provavelmente você já passou por isso e ficou bem irritado em ter que ficar girando o celular, ampliando a tela para, finalmente, ler a notícia.

Se você não possui uma alta verba para o investimento, uma boa opção é contratar um site em WordPress. Há muitos temas que se ajustam a qualquer tamanho de tela, desde tablets até pequenos smartphones.

4 – Geolocalização

É praticamente obrigatório o cadastro em aplicativos como Foursquare e Kekanto. O usuário pode acompanhar as opiniões, ver opiniões dos seus amigos e traçar rota até o local.

Além disso, o antigo Google Places passou a ser Google Meu Negócio. Ele é integrado com várias ferramentas da empresa e torna mais fácil a conexão com seus clientes. Sendo assim, se alguém digitar o nome da sua empresa ou nicho ela pode ligar diretamente sem precisar sair do Google.

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