Site icon Digitais do Marketing

SEO depois do Venice update

O Venice update surgiu em fevereiro de 2012 e quase não apareceu na mídia apesar de ser muito importante.

Este update incluía 40 mudanças no algoritmo de Google onde uma das que chama mais a atenção e a “melhora” nos resultados locais. É importante lembrar que:

Depois do Venice, pesquisas feitas com palavras-chave gerais são localizadas, por exemplo:

Se fizermos uma pesquisa indicando que estamos no Brasil a SERP vai mostrar resultados gerais, imagens e sites com muita autoridade como Wikipédia:

No entanto se deixamos Google detectar automaticamente a cidade onde estamos, ele vai mostrar resultados de sites locais. Por exemplo, uma pesquisa feita em Campo Grande mostra restaurantes distintos a uma pesquisa feita em Cuiabá:

Para o usuário isto é ótimo, já que vai ver nos resultados conteúdo relevante a sua região geográfica. Mas, o que isto significa para os negócios?  É hora de inserir sinais locais em nossos sites.

1. Estrutura do site

A estrutura do site deve ter sinais locais. Por exemplo, se temos um diretório de restaurantes no Brasil o ideal seria ter uma estrutura organizada por regiões ou cidades:

Sem esquecer que as URLs devem seguir esta mesma estrutura:

http://www.restaurantes.com.br/mato-grosso-sul/campo-grande/churrascaria

2. Seleção de Palavras-chave

É muito importante selecionar e trabalhar palavras-chave relacionadas com lugares. Por exemplo, “Restaurantes São Paulo”, “Restaurantes Ave. Paulista”, etc. Vai ser mais fácil posicionar, o site aparecerá para aquelas pesquisas feitas em São Paulo e as conversões serão melhores.

3. Ter uma ficha no Google Places

Google dá muita importância aos negócios que possuem fichas, eles aparecem nos primeiros lugares nos resultados. Por isso, não podemos deixar de ter uma ficha, além do mais é grátis e é fácil criar. Já existem mais de 4 milhões de fichas de negócios cadastradas e verificadas no Google places.

4. Conteúdo

Conteúdo único com sinais locais, otimizando Títulos, cabeçalhos, Meta Descrições, etc. com Palavra-chave + lugar:

Quando for inserir o endereço, utilizar o markup do www.schema.org para que Google compreenda que esse texto é um endereço. Também auxilia ter uma secção de noticias da cidade, um guia de turismo da cidade, uma lista do top 10 atividades da cidade, etc. Este tipo de conteúdo proporciona ao site muitos sinais locais.

5. Otimização para Celular

A otimização para celular é muito importante, já que 1/3 das pesquisas feitas desde celular na internet tem intenções locais, 73% de pessoas com smartphone acessam Internet todos os dias, e os smartphones atinge a 14% da população Brasileira.

O Venice update deve mudar a maneira que pensamos sobre SEO e a estratégia de como otimizar nossos sites para alcançar aqueles mercados que nos interessam.

Espero que tenham gostado do meu primeiro post no http://wp.digitaisdomarketing.com.br, se tiverem alguma pergunta ou desejem adicionar alguma outra dica fiquem a vontade deixando um comentário.

Exit mobile version