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Como SEO e redes sociais trabalham juntos

SERP Social Media Bing

A importância de ser ativo em vários canais de mídia social é bem compreendida pela maioria das empresas. No entanto, algumas pessoas consideram as mídias sociais como algo separado de outros de seus esforços de marketing digital.

As redes sociais têm inúmeras vantagens por si só, mas também ajudam com outros aspectos de sua estratégia de marketing digital, tais como SEO.

Nesse artigo vamos analisar como as redes sociais influenciam seu SEO, bem como dar algumas recomendações para usar as redes sociais para melhorar seu ranking de SEO. 

O que são as redes sociais para SEO?

O termo “SEO de mídia social” refere-se a como as atividades de mídia social podem aumentar o tráfego orgânico para seu website através dos mecanismos de busca.

As mídias sociais, ao contrário do pressuposto popular, não contribuem diretamente para SEO. Ou seja, os sinais das redes sociais não têm impacto direto em sua classificação nos mecanismos de busca.

Os links que você compartilha nas redes podem ajudar sua empresa a ganhar maior visibilidade, mas não são considerados uma indicação direta de ranking pelo Google ou pelos algoritmos do Bing.

Portanto, embora não sejam um componente de ranking à primeira vista, elas são significativas se você observar mais a fundo. As redes sociais têm um impacto indireto no ranking de busca de uma página.

Quando você observa os sites que estão em primeiro lugar nas buscas do Google, você verá que muitos deles têm fortes sinais sociais.

Portanto, se você investir em uma estratégia de marketing de mídia social como empresa, você estará essencialmente aumentando suas chances de se posicionar bem nos mecanismos de busca.

Como as redes sociais podem ajudar seu SEO

Agora que ficou estabelecido que a atividade social não é um fator direto de classificação no Google, vamos mostrar algumas maneiras como as redes sociais realmente ajudam você a se classificar melhor.

Um dos elementos mais essenciais do ranking do Google sempre foi o backlink.

A quantidade e a qualidade dos backlinks têm um impacto significativo na qualidade de seu website.

Você terá mais chances de atrair o tipo correto de backlink se concentrar seus esforços na melhoria das mídias sociais. E quando seu material recebe um grande número de ações na rede social, ele se torna mais visível.

Construir uma audiência forte

Para que seu produto ou serviço seja corretamente considerado um sucesso, você deve levar a palavra ao seu público-alvo – particularmente os primeiros a conhecer o produto. Lembre-se de que se seu público não estiver ciente de sua oferta, é como se ela não existisse.

Aumentar o reconhecimento da sua marca de forma positiva

Seus perfis e sites de rede social ajudam no desenvolvimento de um relacionamento com seu público-alvo. 

O público conhece sua marca por causa de suas atualizações consistentes nas redes sociais e das informações de qualidade que você fornece diariamente, e começa a considerá-lo como uma fonte confiável.

Mais usuários clicarão em seu conteúdo nas páginas de resultados do mecanismo de busca à medida que mais pessoas tomam conhecimento de seu produto ou serviço.

Como as taxas de click-through são altamente valorizadas pelo Google e outros mecanismos de busca, elas podem ter um impacto substancial em suas classificações e visibilidade.

Saber o que sua audiência procura

Desenvolver uma boa estratégia de palavras-chave exige uma ideia clara de “intenção do usuário”, e a escuta social pode ensinar muito sobre seu público-alvo.

Você pode ter insights sobre as necessidades e desejos de seu público, acompanhando e analisando os diferentes tipos de conversas que eles estão tendo nas mídias sociais.

Isto vai ajudá-lo a criar conteúdo que seja adaptado às suas necessidades e tenha uma baixa taxa de retorno, dando ao Google e a outros mecanismos de busca exatamente o que eles estão procurando.

Boas práticas para melhorar o SEO com as redes sociais

Uma estratégia de marketing de mídia social alinhada com SEO pode ajudá-lo a melhorar seus esforços.

Aqui estão sete maneiras de trabalhar as redes sociais em benefício de SEO:

1. Compartilhe conteúdo

Você pode obter backlinks significativos ao compartilhar seu material nas mídias sociais. 

Outros especialistas do setor podem acompanhar suas redes sociais e ver seu conteúdo se ele for relevante para sua área. Podem até incorporá-lo em seu próprio conteúdo se gostarem do que vêem.

2. Aumente sua base de seguidores

Você pode obter backlinks significativos ao compartilhar seu material nas mídias sociais. Outros especialistas do setor podem acompanhar suas redes sociais e ver seu conteúdo, se ele for relevante para sua área. Podem até incorporá-lo em seu próprio conteúdo, se gostarem do que vêem.

3. Interaja com o seu público

Uma das poucas plataformas onde você pode se comunicar diretamente com seu público está nas mídias sociais. 

Você tem uma melhor possibilidade de seus seguidores divulgarem informações favoráveis sobre seus negócios se você estabelecer uma reputação positiva com seu público. Eles estarão mais ansiosos para divulgar seu material também.

4. Saiba o que o seu público quer

O tipo de conteúdo que você deve criar é determinado pelo comportamento de seu público. Alguns conteúdos podem não ser atraentes para seus leitores, enquanto outros podem receber muita atenção.

É crucial manter um olho no comportamento de seu público para identificar qual conteúdo desperta seu interesse.

5. Aumente o engajamento do seu público

Embora os comportamentos de mídia social não sejam levados diretamente em conta pelo Google para SEO, você pode aumentar o envolvimento da página para atrair mais pessoas que interajam com seu conteúdo. Concentre-se em envolver seu público ao postar informações em suas contas de mídia social.

6. Estabeleça sua marca

As conversões só são possíveis se sua marca for conhecida. É mais provável que os líderes escolham sua empresa ao invés da concorrência se eles estiverem familiarizados com sua marca. O marketing de mídia social é uma forma fantástica de aumentar o conhecimento da marca.

Seu público estará mais propenso a realizar buscas de marca se você expuser sua marca a eles. Alguém poderá pesquisar “Nescau achocolatado” em vez de “achocolatado”, já que foram expostos a postagens da marca nas mídias sociais.

Então, o que isso tem a ver com SEO?

Quando os usuários buscam termos de marca, seu site ocupa uma posição mais alta do que termos sem marca. Como as pessoas estão procurando seu nome de marca com essa palavra-chave, Nescau se classificaria mais alto para a palavra-chave “achocolatado”.

Você pode melhorar a presença de sua empresa nos mecanismos de busca, promovendo sua marca nas redes sociais.

7. Use hashtags

Hashtags são semelhantes a palavras-chave no mundo das mídias sociais. Quando os usuários estão procurando informações sobre um determinado assunto, eles procurarão hashtags para encontrar postagens sobre esse assunto.

Os hashtags ajudam a indexar seu material e garantir que ele apareça nos resultados de busca relevantes. Seu uso de hashtag pode fazer com que seu material apareça nos resultados da busca se alguém estiver procurando por um tópico específico.

Conclusão

Tudo o que você faz para fazer crescer seu negócio na Internet deve ser coordenado. Tanto a SEO quanto as mídias sociais oferecem vantagens para as organizações, mas quando trabalham em conjunto, são ainda mais poderosas.

Ter páginas de mídia social para seu negócio pode não melhorar automaticamente sua SEO, mas se você continuar com isso, você descobrirá como elas se complementam.

E você, o que acha desta “socialização” dos buscadores? Vamos discutir, deixe seu comentário!

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