O ROI (retorno sobre investimento) em mídias sociais já é algo muito procurado por profissionais ligados ao marketing digital. Muitas vezes tratado indiretamente, não é ignorado quando os profissionais de SMM (Social Media Marketing) investem muitas horas de trabalho para gerar relatórios que mostram os resultados de suas últimas ações – o que não deixa de ser ROI, mesmo que não seja apresentado um índice fechado no final do documento.
Contudo, acredito que a perseguição de um ROI ou de uma ou duas métricas específicas – como seguidores no Twitter ou número de impressões dos conteúdos postados no Facebook – pode não ser saudável quando se pensa numa “atuação ideal [para a sua empresa] em mídias sociais”. Sim, essas métricas são importantes e podem representar o sucesso de algumas atitudes específicas, mas você não deveria se intrigar só com elas e o nosso amigo ROI.
Por que baixar o nível de preocupação? Vamos listar algumas razões:
– Se você dizer que o ROI em social media é composto por vários ativos intangíveis, seu cliente vai entender como “isso não vai me dar dinheiro” e vai ler o seu tão-trabalhoso-de-gerar-ROI como zero na maior parte das vezes. Pensando a partir daí, faz sentido que ele queira investir mais em anúncios e SEO, que trarão conversões exatas e mensuráveis.
– Sua primeira preocupação deveria ser “resolver o problema X e obter uma taxa de sucesso Y”. Do que realmente a sua empresa está precisando e de que forma as mídias sociais podem ajudar? É daí que devem surgir suas ações e suas métricas, e é nesse espaço que você poderá inovar. Talvez a melhor solução não esteja em uma conta no Twitter, mas sim em uma rede social no Ning ou num fórum de discussão, por mais retrógrado que possa parecer.
– Já que mencionamos inovação, lembre que a internet está constantemente inovando. Percebeu como formei essa frase? A inovação aparece como um processo, e não algo que surge do dia para a noite. Por isso creio que muitas empresas perdem tempo ao não entrar no Google+. Elas pensam que, como ele tem chances de fracassar, não vale a pena investir. Mas muitas delas já perceberam que vale a pena entrar cedo e mostrar que têm conhecimento para inovar. Você não se arrependeu de não ter entrado no Twitter em 2008? Pense em criar uma página no Google Plus e veja algumas dicas aqui no Digitais do Marketing 5 passos para sua empresa entrar no Google Plus.
– Nenhum ROI pode medir o reconhecimento do nome e da aparência da sua marca, muito menos a “comprabilidade” dos seus produtos e serviços. Claro, você poderia fazer uma pesquisa de mercado para isso, mas a maior parte das empresas brasileiras não possuem budget para este tipo de investimento.
Ah, só para reforçar: acredito que índices sejam essenciais e incentivo estudos sobre como funciona a mensuração de resultados em mídias sociais.
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