A Nielsen, empresa líder no mercado em pesquisa, liberou um relatório para download sobre a situação das mídias sociais em 2012. Como achamos esta informação extremamente útil, decidimos traduzir o relatório para nossos leitores do Digitais do Marketing.

Mídia Social está atingindo a maturidade

Relatório de Social Media 2012Mídias Sociais não estão mais em nossa infância. Desde o surgimento das primeiras redes sociais há cerca de duas décadas, a mídia social tem evoluído continuamente e oferecido aos seus consumidores novas maneiras significativas para se envolver com as pessoas, eventos e marcas que são importantes para eles. A mídia social está crescendo rapidamente e tornou-se uma parte do nosso dia a dia. Hoje, a rede social é com certeza um fenômeno global.

Mas o que está impulsionando o crescimento contínuo da mídia social?

Mobile

Cada vez mais pessoas estão utilizando dispositivos móveis para acessar as redes sociais. O computador ainda é o centro das experiências das redes sociais, mas os consumidores estão cada vez mais utilizando dispositivos como os smartphones e tablets para se conectar nas redes sociais.

A pesquisa da Nielsen informa que 46% dos usuários de mídias sociais dizem usar smartphone para acessar as redes sociais e 16% dos pesquisados dizem que se conectam nas mídias sociais através do tablet. Com mais conectividade, os consumidores têm mais liberdade para usar as mídias sociais, onde e quando quiserem.

Proliferação

Novos sites de mídia social continuam aparecendo a cada dia. O leque de opções de de redes sociais é enorme, e a maioria dos sites contam com recurso e integrações sociais, além é claro do acesso via dispositivos móveis. Enquanto o Facebook e o Twitter continuam entre as redes sociais mais populares, o Pinterest apareceu como umas das grandes sensações em 2012, apresentando o maior crescimento no ano tanto em visitantes como em tempo gasto de qualquer de outra rede social através do PC.

Como os consumidores estão evoluindo com o uso das mídias sociais

A sala de estar global

Social TV está em ascensão. A adoção disparada e o uso de mídias sociais entre os consumidores está transformando a maneira de assistir TV em uma experiência mais imediata e compartilhada.

Em junho de 2012, mais de 33% dos usuários do Twitter, enviaram algum conteúdo relacionado ao que assistiam na TV. Cerca de 44% dos donos de tablets nos EUA e 38% dos donos de smartphones usam seus aparelhos diariamente para acessar as redes sociais enquanto assistem TV. Na região da América Latina o número é ainda maior, mais de 50% dos consumidores dizem que interagem nas mídias sociais enquanto assistem TV. No Oriente Médio/África, mais de 60% fazem isso.

De eventos mundiais, como os Jogos Olímpicos a eventos regionais, como os debates presidenciais nos EUA, os consumidores de todo o mundo usaram as mídias sociais para interagir com outras pessoas, desde os amigos a completos estranhos, revolucionando assim a maneira de assistir televisão.

Social Care

Social Care está transformando o atendimento ao cliente. A mídia social apareceu como um importante canal para que empresas se relacionem com clientes. Metade dos consumidores dos EUA alcançam diretamente as marcas e prestadores de serviços através das redes sociais para expressar suas reclamações e satisfações, ou simplesmente para fazer perguntas. Na verdade, um em cada três usuários de mídia social dizem que preferem usar as redes sociais ao invés do telefone para resolver problemas de serviços.

Como a mídia social está impactando no marketing?

Boca a boca social

O boca a boca sempre foi importante, porém ele se restringi ao número de pessoas que você conhece. A mídia social tem removido essa limitação e dado um novo poder para aos consumidores.

Consumidores hiper-informados

A mídia social está transformando o modo como os consumidores em todo o mundo tomam sua decisão de compra. Os consumidores ao redor do mundo estão usando as mídias sociais para conhecer as experiências de outros consumidores, encontrar mais informações sobre marcas, produtos e serviços e para encontrar as melhores ofertas.

Oportunidades no mercado

As atitudes dos consumidores em relação a publicidade em mídias sociais ainda está evoluindo. Embora cerca de um terço dos usuários de mídias sociais acham que visualizar anúncios em plataformas sociais é mais irritante do que em outros tipos de sites. Pesquisas sugerem que ainda existam oportunidades para profissionais de marketing encontrarem maneiras de se relacionarem com os consumidores através destas plataformas.

Mais de um quarto dos usuários de mídias sociais dizem que eles são mais propensos a prestar atenção em anúncio compartilhados por uma de suas conexões sociais. Além disso, mais de um quarto dos consumidores concordam em ver anúncios em sites de redes sociais personalizados para eles com baseado nas informações do seu perfil.

O relatório de Mídia Social 2012 do Nielsen e NM Incite irá fornecer algumas dicas sobre o que está dirigindo o nossa obsessão coletiva global com mídias sociais. Nos parágrafos seguintes, você terá ideias mais detalhadas do que está ajudando o crescimento contínuo das redes sociais em todo o mundo.

Mais e mais pessoas estão se conectando a internet e por uma maior quantidade de tempo

Seja através do computador ou telefone celular, os consumidores continuam a gastar cada vez mais tempo na internet. O tempo gasto em PCs e smartphones cresceu 21% entre julho de 2011 a julho de 2012.

Tempo gasto na internet

Total de tempo gasto no mobile e computador

  • Pessoas continuam a gastar mais tempo nas redes sociais do quem em outros tipos de sites: 20% do tempo é gasto em computadores e 30% deles no mobile.
  • 17% dos usuários de computador utilizam o Facebook, que é a marca mais popular nos Estados Unidos.

Total de tempo gasto no mobile e computador

Rede Social tem tudo a ver com o mobile

Distribuição do tempo gasto na internetCrescimento Mobile e PC

 

 

 

 

 

 

 

Quando se trata de acesso ao conteúdo social, a grande maioria é através do celular, principalmente aplicativos. Uso de apps  já responde por mais de um terço do tempo das redes sociais em computadores e dispositivos móveis. Comparado ao ano passado, consumidores aumentaram seu tempo em aplicativos sociais em 76%, são sete vezes mais do que em sites mobiles.

Enquanto a audiência de mídia social via computador caiu 5% em relação ao ano passado, o tempo gasto aumentou 24% em relação ao mesmo período, sugerindo que os usuários estão mais engajados.

Tempo gasto na Mídia Social

 Tempo gasto nas mídias sociais

Um olhar sobre as principais redes sociais

Principais redes sociais

Tempo gasto com as redes sociais

Top Redes Sociais

Pinterest : Quem está utilizando o Pinterest?

Quem está utilizando o Pinterest ?

Como, onde e por quê nos conectamos

Apesar dos computadores serem os dispositivos primários para acessar as redes sociais, nos últimos anos vemos um aumento significativo do uso de outros dispositivos.

Como nos conectamos nas redes sociais

Como nos conectamos

Por que nos conectamos nas redes sociais

Os principais motivos pelos quais os usuários se conectam nas redes sociais são:

  • Conhecem a pessoa na vida real
  • Interesse em manter o contato
  • Amigos em comuns
  • Negócios
  • Qualidade da foto do perfil
  • Pessoal é fisicamente atraente
  • Número de conexões da pessoa
  • Quer aumentar o número de conexões
  • Sempre aceita todas as requisições

Principal motivo para acessar as redes sociais

Participação das redes sociais no processo de compras

  • 70%  escutam a opinião de amigos antes de comprar
  • 65% aprendem  mais sobre o produto/serviço e marca
  • 53% elogiam as marcas
  • 50% escrevem sobre sua preocupação ou reclamação da marca ou serviço
  • 47% compartilham incentivos de compras (ex. descontos e promoções)

The Social MEdia report 2012

Relatório completo em PDF : Social Media Report 2012 Nielsen

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Co-Fundador do Digitais do Marketing e Diretor na Agência St,  participante ativo do mercado de marketing de busca e atuando na área desde 2009, professor de SEO, Links Patrocinados e Google Analytics em escolas de formação de profissionais de e-commerce. Atuou em diversos projetos ao longo da sua experiência, ajudando no aumento de receita dos negócios, com geração de leads, e presença digital, através de estratégias de marketing digital. Sempre focando no desenvolvimento de novas estratégias que possam gerar resultados cada vez mais expressivos, conforme as atualizações e novidades que cercam o mundo dessa área.