Atendimento em mídias sociais para grandes empresas

Mídias Sociais para Grandes Empresas

Você já deve ter passado por essa experiência: foi ao McDonald’s querendo um suculento hambúrguer, mas terminou irritado pelo mau atendimento e lentidão dos funcionários. É provável que esse momento ruim tenha feito você parar de ir à lanchonete por alguns dias, semanas ou meses (até se esquecer do que ocorreu).

Um movimento de profissionais do marketing é voltado para a importância do branding. Nessa onda, o atendimento ganha destaque por ser responsável pela cara e boa parte da personalidade do seu negócio: se o atendimento tem mau-humor, sua marca será associada ao lado ranzinza do atendente. Daí a importância de qualificar o atendimento em mídias sociais junto às demais ações de marketing que a sua empresa levar a esses canais. Mas como qualificar o atendimento em sites de redes sociais quando ocorrem muitos atendimentos por dia?

Registre os atendimentos: pode parecer trabalho em excesso, mas é sempre bom manter arquivos relacionados ao contato com clientes, especialmente quando é viável o cruzamento com atendimentos através de outros meios. Se você não possuir um CRM tão avançado, vale a pena contar com ferramentas pagas de monitoramento de mídias sociais, que geralmente guardam informações históricas de cada usuário monitorado.

O monitoramento ideal é aquele que encontra somente o necessário. Não tenha medo de investir dias na otimização das suas buscas na ferramenta escolhida para monitorar redes sociais na internet. Além disso, escolha bem a plataforma e não tenha medo de testar várias diferentes, brasileiras e internacionais. Se a sua empresa for grande, o custo desses softwares deve ser insignificante perto do que é gasto com células de atendimento telefônico.

O “monitoramento pra dentro” é fundamental. Não deixe de analisar criticamente as mensagens que estão sendo enviadas pela sua empresa. Peça segundas-opiniões sinceras na caça de vícios de linguagens, enganos de discurso e problemas técnicos na troca de mensagens. Vale sempre o lembrete: as mídias sociais são públicas e qualquer um poderá ter acesso ao posicionamento da sua empresa nesses canais.

Métricas a todo vapor! Sim, o marketing em mídias sociais possui uma gama rica de métricas relacionadas a impacto positivo e negativo, mas o atendimento precisa de métricas específicas para ele. Defina métricas de qualidade geral (índice de satisfação), efetividade (índice de resolução de problemas), rapidez (tempo médio de resposta) e de volume (quantidade de mensagens recebidas por cada meio). Talvez você precise de pesquisas de satisfação pós-atendimento para averiguar algumas dessas métricas, enquanto outras podem ser conseguidas através do uso de ferramentas premium de monitoração. Pensando no “monitoramento pra dentro”, tente criar métricas que quantifiquem erros – e tipos de erros – que ocorrem por mês.

Relatórios são importantes, então não deixe de documentar tudo e observar gráficos. Tente caçar anomalias (registre-as sempre) para começar a prever melhor problemas e soluções. Faça isso mesmo que não haja cobrança – isso servirá para enriquecer seu trabalho. O Excel pode ser um bom amigo.
O que você acha disso? Deixe um comentário!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.