Na última terça-feira, dia 15 de março, o Instagram anunciou que vai mudar o modo como os conteúdos aparecem no feed de seus usuários. Em alguns meses os posts na rede social serão organizados por importância e não apenas por ordem cronológica como acontece atualmente. Com esta mudança, a organização do feed deverá ser feita por um algoritmo automático que, analisando os interesses e o comportamento do utilizador, mostrará primeiro as publicações mais relevantes.
Segundo a rede social, a mudança se deve ao fato de que, em média, 70% do conteúdo publicado na rede não é visto pelas pessoas em seus feeds. Assim, “se o seu músico favorito partilhar um vídeo do concerto da noite passada, ele estará à sua espera quando acordar, independentemente de quantas contas segue ou do fuso horário onde se encontra”. O comunicado da rede reforça que nenhuma publicação sumirá da timeline.
De acordo com o Instagram, ainda vai levar alguns meses até que a nova organização atinja toda sua base de usuários. A mudança está fase de testes e a empresa trabalha com feedbacks da mudança para implementá-la completamente.
Esta é já a segunda alteração que o Instagram faz nos feeds dos utilizadores. No final do ano passado, a rede social passou a misturar anúncios publicitários com o conteúdo apresentado nos feeds dos utilizadores.