No início desta semana o Instagram anunciou duas novas atualizações: a transmissão vivo no Instagram Stories e o envio de fotos que desaparecem dentro do Instagram Direct. Liberados para aplicativos com sistema Android e iOS, os vídeos ao vivo devem chegar a todos os usuários nas próximas semanas.
Diferente do Facebook, as lives não terão opção de replay e o usuário só poderá assistir a transmissão enquanto estiver no ar. Segundo a rede social, quando o “Live” terminar, a história ao vivo vai desaparecer completamente do aplicativo. O usuário poderá comentar e curtir em tempo real o que será exibido. Os autores dos vídeos poderão bloquear usuários inconvenientes.
O Instagram também vai permitir o envio de mensagens direct que desaparecem quando os contatos visualizam e o autor será avisado se o conteúdo for visto novamente ou printado. Essa forma privada de troca de mensagem só pode ocorrer entre contatos que se seguem.
Já o Instagram Direct vai manter as mensagens diretas como os usuários já conhecem e inclui este novo recurso muito parecido com o Snap. Para utilizar, basta deslizar para a direita e acessar a câmera para tirar uma foto ou vídeo e, em seguida, tocar na seta do Direct para enviá-la em particular e com efeitos divertidos.
Ao fazer isso, o usuário pode escolher uma pessoa, várias pessoas, um grupo ou criar um novo grupo. Entretanto, ao contrário de outras mensagens no Direct, essas fotos e vídeos vão desaparecer das caixas de entrada dos destinatários depois que os amigos visualizarem essas mensagens.
Será possível saber se alguém viu mais de uma vez a mensagem ou tirou uma captura de tela (screenshot). Seja a conta definida como pública ou privada, o usuário só poderá enviar fotos e vídeos que desaparecem para as pessoas que o seguem.