As principais técnicas de marketing das casas de apostas

Os termos de pesquisa “apostas” e “bet” cresceram muito no Brasil e isso é uma das provas irrefutáveis que este mercado está em crescente expansão. Com o mais recente decreto-lei a legalizar as apostas esportivas, as casas de apostas tiveram de reformular toda a sua estratégia para eficazmente atrair mais apostadores. Sendo este um mercado que movimento biliões de reais por ano onde a competição é feroz, delinear as estratégias mais eficazes torna-se imperativo. Seja com a promoção de bônus, com a produção de conteúdo orgânico ou com a aposta num marketing tradicional, as estratégias são imensas e neste artigo vamos elencar as principais. 

pessoa usando o laptop Microsoft Surface no colo com duas outras pessoas

Marketing de conteúdo

Uma estratégia que é usado desde sempre e é muito eficaz é o marketing de conteúdo. Com a dificuldade existente em fazer anúncios META, criar conteúdo relevante e otimizado é uma das estratégias presentes em qualquer equipa de marketing das casas de apostas. Isto consiste em produzir conteúdo relevante e atrativo para aparecer no motor de busca Google e noutros. O artigo da Superbet “Acesse um guia completo de apostas em Roland Garros” é um excelente exemplo que como é importante e relevante produzir conteúdo. As casas de apostas têm, geralmente, uma área de “blog” e é lá que o partilham. 

A importância do SEO para as casas de apostas

Associado ao marketing de conteúdo está o SEO. Num mercado tão feroz como este não basta produzir artigos de blog e é preciso escrevê-los de forma otimizada para que o Google considere o artigo relevante e para o posicionar nas primeiras páginas de pesquisa. Como dito anteriormente, os termos de pesquisa “apostas” cresceram exponencialmente. Para ter o site bem posicionado, existem uma série de técnicas sob as quais os artigos devem ser escritos. Isto passa por fazer uma pesquisa sobre quais são as palavras-chaves mais pesquisadas pelos utilizadores e escrever artigos em conformidade. Importa também, entre outras coisas, ter um site com imagens leves, títulos H1 e H2 sempre curtos e objetivos e evitar duplicações de conteúdo. 

Afiliação e blog posts

Ainda dentro do marketing de conteúdo e SEO existe a afiliação. Um dos fatores que torna qualquer site relevante é a quantidade de links que outros sites redirecionam para os mesmos. Como tal, uma das estratégias presente em qualquer equipa de marketing é a afiliação. Isto consiste em fazer colaborações com outros sites para que estes, produzam conteúdo e que esse conteúdo possua um link a redirecionar para as casas de apostas. Isto vai dizer ao Google que o site é relevante e ele vai atribuir maior autoridade às casas de apostas, posicionando-as assim num ranking mais favorável. 

A tradicional TV e Rádio

Apesar de existir uma grande migração de pessoas para o digital, a TV e a rádio continuam a ser um meio que nenhuma casa de apostas quer deixar de fora. Estes meios têm milhões de visualizações todos os dias e é uma maneira eficaz de chegar ao público-alvo. Algo que ainda não foi mencionado é que existem diferentes tipos de público-alvo. Normalmente utiliza-se a TV e a rádio para chegar a um público-alvo mais velho. As casas de apostas certamente utilizam o tik-tok para anunciar uma promoção para um público mais jovem, mas se quiserem chegar a um público-alvo mais velho, a TV e a rádio continuam a ser o meio mais eficaz. 

Redes sociais

As redes sociais já não são o futuro, mas sim o presente. Mais de 80% da população acede diariamente às redes sociais e as casas de apostas precisam de estar aqui presentes em força se querem ser relevantes e comunicar eficazmente. Cada rede social tem as suas particularidades, pelo que, o tipo de comunicação deve ser ajustado. As pessoas hoje em dia preferem um tipo de comunicação mais leve e não querem sentir que estão a ver publicidade, pelo que, as estratégias de comunicação das equipas de marketing acabam por ser criar algo que se pareça mais com entretenimento e menos com publicidade pura e dura. 

As famosas newsletters

Este ponto pode gerar alguma controvérsia. Se muitas equipas de marketing dispensam este meio, há ainda muitos meios que as utilizam e os mais recentes estudos comprovam que as newsletters continuam a converter muitas vendas. Talvez não seja o meio indicado para atrair novos clientes, mas é sem dúvida, o meio certo para fidelizar clientes. As pessoas acedem ao email todos os dias e se receberem um email com a informação de um novo bônus há uma grande probabilidade que usem esse código e façam uma aposta. 

O trabalho de marketing exige estar constantemente a fazer testes para perceber o que funciona e este mercado é tão competitivo que não dá grande margem para erros. Estas são apenas algumas das estratégias utilizadas, mas existem muitas mais que, se bem utilizadas, podem gerar lucros gigantes para as empresas detentoras de casas de apostas esportivas.

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