Saiba o que é ESG, a sigla para Environmental, Social and Governance, e entenda sua importância, veja como aplicá-lo em seu negócio e como isso pode impactar a sua empresa.
O que é ESG?
A sigla ESG surgiu em 2004, em um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) chamado “Who Cares Wins” (“Ganha quem se importa”, traduzido para o português).
ESG é uma sigla para Environmental, Social and Governance, são práticas que tem como intuito priorizar na empresa a sustentabilidade, com princípios que incluem uma abordagem ambiental, social e de governança.
Em vários países essa conduta já existia há mais de uma década. No Brasil isso é muito recente. Temas como a crise climática e a humanização das empresas são mais discutidos nos anos pós pandemia. Isto fez com que os atuais gestores pensassem em uma estratégia para uma forma de trabalho mais saudável.
Essa prática de ESG afirma que não adianta lucrar às custas das explorações dos trabalhadores, pois isso pode gerar burnout. Causa também crises climáticas provocadas pelas empresas. Por isso é criada essa base sustentável e humanizada.
O ESG surgiu no mercado financeiro para medir as ações de sustentabilidade de uma empresa. Muitas empresas estão à procura de investimentos, e o ESG influencia o mercado financeiro por meio da criação de bens na bolsa de valores.
James Gifford, economista que liderava o PRI (Os Princípios para o Investimento Responsável), resumiu assim o significado de ESG:
“O ESG é apenas um subgrupo inserido no contexto maior do investimento sustentável. O termo foi criado, especificamente, para focar em questões materiais. A ideia foi inverter a lógica do que, na época, era chamado de investimento ético, para se concentrar em fatores relevantes para os investidores. Se você tem uma responsabilidade fiduciária, como no caso de um fundo de pensão, não deveria estar pensando num horizonte de nove meses, mas sim de nove anos, ou de 20 anos. E quando se considera esse horizonte, temas como mudanças climáticas, riscos sociopolíticos etc., se tornam relevantes. Algumas pessoas usam o termo de maneira mais ampla, mas o ponto central é a incorporação de fatores socioambientais nos investimentos para gerenciar riscos. Não é mais sobre ética.”
(fonte: https://www.siteware.com.br/tendencias/esg-o-que-e/)
Três pilares de ESG
1 Ambiental (Environmental)
Esse pilar envolve tudo sobre as tomadas de decisões relacionadas ao meio ambiente. Comportamentos sobre o consumo dos bens naturais, emissão de gases, energia, resíduos, água, reciclagem, dentre outros aspectos de desastres naturais.
2 Social (Social)
Neste pilar a empresa já considera o fato de como lidar com os seus funcionários. A inclusão, diversidade. Os direitos humanos e as relações com as comunidades. Esse pilar do ESG tem se tornado cada vez mais importante dentro das empresas e organizações, pois os investidores estão apoiando empresas onde prevalece esse bem estar.
3 Governança (Governance)
No terceiro pilar, é avaliado a gestão da empresa. É muito considerada a política de remuneração dos altos cargos e a ética que transparece na instituição. Além disso, também é visto a proteção de dados dos colaboradores e funcionários, garantindo a segurança de todos. Atende tanto a empresa, quanto aos colaboradores, acionistas e clientes.
Regulamentação
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) editou a Resolução nº 59/21. A norma determina que as companhias abertas divulguem, no formulário de referência, dados referentes às suas práticas ESG, com base no formato “pratique ou explique”. Ou seja, caso a companhia não adote determinada prática, deve justificar sua decisão. A prática é adotada em uma condição de profunda transformação cultural, econômica e socioambiental.
É inegável a importância desses elementos como direcionadores de uma mudança por um longo período. Um desafio enfrentado pelas companhias é a ausência de uma métrica ou padrão global, o que dificulta a capacidade de investidores e demais stakeholders de mensurar a adesão de uma determinada empresa às melhores práticas ESG.
Impacto do ESG para sua empresa: Práticas e benefícios
Por causa da pandemia muita coisa mudou. A empresa precisa repensar as formas de tratar o mundo. Não levar em consideração as normas de ESG pode refletir de forma negativa para a companhia.
A seguir veremos os impactos de ESG e de cada pilar que a sustenta para gerar mais valor aos negócios:
- Impacto nos investimentos
Uma pesquisa da Deloitte apresentou que 75% dos acionistas globais aplicaram os indicadores ESG em pelo menos um quarto de todos seus investimentos. Essa lista só cresce. Os investidores têm conhecimento que todas essas questões influenciam no mercado e na avaliação da empresa.
- Impacto nos consumidores
Atualmente na hora de escolher um produto, o consumidor passa por todo um processo de escolha.
Como por exemplo, uma roupa, o consumidor leva em consideração toda a fabricação. Passa pela qualidade de vida do produtor, o impacto ambiental da produção. Ele checa se há ou não trabalho escravo ou infantil.
3. Impacto nos trabalhadores
Os colaboradores querem que suas empresas tenham responsabilidade social em suas tomadas de decisões a curto e longo prazo. O colaborador não que não está satisfeito, é mais provável de ficar na companhia por pelo menos cinco anos, comparados àqueles que trabalham apenas pelo pagamento.
A lealdade de um funcionário conta muito para a empresa. Ela diminui os custos de contratação e mantém colaboradores alinhados às estratégias do negócio. O ESG é fundamental para a maneira como as empresas vão trabalhar com os clientes, fornecedores, funcionários, comunidades e governos locais.
Relação do capitalismo de stakeholders com o ESG
Em uma de suas cartas, o CEO da BlackRock, maior gestora do mundo com 9 trilhões de dólares em ativos, Larry Fink, disse que:
“Capitalismo de stakeholder não é sobre política. Não é uma agenda ideológica ou social. É o capitalismo, impulsionado por relações entre a empresa e funcionários, clientes, fornecedores e comunidades, onde os dois lados se beneficiam e sua empresa prospera. É o poder do capitalismo.”
O capitalismo de stakeholders nos faz pensar em relações mais saudáveis para os dois lados. Ele desenvolve laços com os seus colaboradores e acionista. As empresas irão passar a reduzir o risco e aumentar a qualidade dos seus serviços.
ESG no seu negócio
É muito importante que você aplique o ESG no dia-a-dia da sua empresa. Na prática, essa tarefa não parece tão simples. Para te auxiliar neste processo, seguem algumas dicas:
1. Defina uma estratégia para ESG
A primeira coisa a se fazer é definir uma estratégia concreta. Isso trará uma grande melhoria para o ESG e sua gestão.
Para planejar bem ESG utilize ferramentas como PDCA, 5W2H, Análise SWOT para listar as estratégias e como elas serão aplicadas.
2. Boas Práticas Ambientais
- Usar mais energias renováveis (como solar e eólica).
- Redução de gases ou até mesmo zerar.
- Gerar menos lixos e criar um plano de reciclagem.
- Evitar a poluição das águas.
- Adotar medidas para prevenir desastres ambientais e gestão de riscos.
3. Boas Práticas Sociais
- Ajudar na evolução intelectual dos colaboradores.
- Política para inclusão e diversidade.
- Sempre promover o bem-estar na empresa.
- Praticar ações que irão beneficiar a comunidade local.
- Melhorar propostas sociais desenvolvidas por um coletivo.
4.Boas Práticas de Governança
- Todo o cargo de gestão precisa ser diversificado e inclusivo.
- Ética e transparência em todas as relações.
- Esteja de acordo com a lei em todos os setores do seu negócio.
- É um dever combater a corrupção dentro e fora da companhia.
5. Cuidado com Greenwashing!
Greenwashing é quando a companhia diz adotar políticas sustentáveis, mas não está. A base ESG é a transparência da gestão.
Além de se perguntar sobre os impactos ambientais e de uma possível campanha de boicote à empresa, o consumidor está resguardado pelo Código de Defesa do consumidor, que prevê a prática como propaganda enganosa.
6. Análise e aprimoramento contínuo
A prática de ESG não pode ser pontual. Deve ser um empenho constante, sempre em manutenção. É preciso manter sempre a estratégia em análise e aprimoramento para ter mais qualidade na gestão.
7. Sustentabilidade como modelo de negócio
Um dos pilares é a sustentabilidade, e isto não pode ser deixado de lado na sua estratégia. Ela deve ser a sua estratégia de negócio.Todo passo que a empresa for dar no futuro deve ser pensado com base nessa situação. O futuro da empresa deve ser pensado com base neste cenário.
8. Crie dentro da empresa um conselho de ESG
Crie uma área para discutir e organizar todos os processos de ESG na sua empresa.
Inserir este modelo de gestão mais sustentável é uma tarefa muito difícil, mas extremamente compensatória. As empresas que preferem adotar essas estratégias têm um futuro muito melhor para seus negócios.
Agora que você já viu quais são os riscos de não implementar as práticas de ESG para o seu negócio, que tal começar agora mesmo a colocar em prática?
Não esqueça de conferir nossos últimos posts lá no nosso blog, com mais dicas de Marketing e mercado para você.
Hoje em dia, muitos investidores consideram as questões ESG não apenas por razões éticas, mas também porque acreditam que empresas que se saem bem nessas áreas têm maior probabilidade de ter um desempenho financeiro sustentável a longo prazo.