Mesmo com a economia brasileira em recessão, os executivos do Google ainda acreditam no crescimento do marketing digital no país. A declaração foi realizada em um relatório da empresa sobre o tema divulgado nesta segunda-feira, dia 12 de dezembro, e divulgada pela agência Reuters.
De acordo com o chamado Impacto Econômico do Google em 2015, as empresas que contrataram os serviços de anúncios AdWords do Google tiveram uma estimativa de retorno entre R$ 3,40 e R$ 8 para cada R$ 1 investido neste tipo de publicidade.
A piora no cenário econômico brasileiro neste ano atingiu de forma menos acentuada o mercado de publicidade na Internet, afirmam os executivos do Google. “A crise afeta o crescimento como um todo, mas no digital isso se sente um pouco menos porque no Brasil ainda há muito espaço para crescer”, disse o gerente de comunicação do Google, Rafael Corrêa.
Mesmo com as perspectivas mais pessimistas de uma recuperação mais lenta da economia para 2017, o diretor de relações institucionais do Google Brasil, Marcelo Lacerda, acredita que o ritmo de crescimento do marketing online deve se manter estável. “Acho que vai continuar no mesmo ritmo. Pode não ter grandes avanços, mas também não vai ter grandes perdas”, disse.
O Google, que não divulga dados sobre faturamento no Brasil, afirmou que o levantamento da realizado pela Deloitte apurou que as empresas e os criadores de conteúdo que usaram os serviços da empresa contribuíram com até 37 bilhões de reais para a economia brasileira em 2015 e que essa atividade econômica apoiou manutenção de até 430 mil empregos em diversos setores.
O Google teve um aumento de 20% na receita global no terceiro trimestre, para 22,45 bilhões de dólares, apoiado em anúncios em dispositivos móveis e no YouTube. Para os próximos dois anos, a companhia prevê uma série de investimentos no Brasil, como o lançamento de uma nova estrutura de computação em nuvem voltada aos serviços empresariais GSuite em São Paulo.