O Facebook anunciou aqui nesta terça-feira, dia 10 de abril, que vai oferecer uma recompensa a quem denunciar o mal uso de informação privada de seus usuários. Essa ação faz parte dos esforços para melhorar a proteção de dados da rede social.
Este programa recompensará pessoas com conhecimento e comprovação de que um aplicativo dentro da plataforma do Facebook coleta e transfere dados das pessoas para um terceiro que os venderá, roubará ou os usará para golpes ou até influência política. Assim como o programa contra bugs, a rede social vai recompensar de acordo com o impacto de cada denúncia.
O valor do prêmio será baseado no impacto de cada denúncia, com um mínimo de US$ 500 para casos verificados que afetem 10 mil pessoas ou mais. Ainda não há valor máximo. Denúncias sobre falhas de segurança receberam até US$ 40 mil.
A companhia está no meio de um turbilhão provocado após a descoberta que um desenvolvedor conseguiu recolher dados de usuários e repassá-los à Cambridge Analytica, consultoria política que trabalhou nas campanhas de Donald Trump à presidência dos EUA e da saída do Reino Unido da União Europeia.