Manual de Conteúdo – Guidelines

Esse manual tem como objetivo orientar o que esperamos em relação a qualidade do conteúdo publicado na propriedade Digitais do Marketing. Para que possamos manter um certo critério de avaliação, um sistema de pontos (ScoreCard) será atribuído para avaliar de forma precisa se o conteúdo se enquadra nas condições mínimas estabelecidas.

O conteúdo deve ser original, sem plágios e com indicações de fontes. O tamanho do texto deve possuir entre 600 e 2500 palavras e conter, pelo menos, uma imagem free ou com o devido crédito.

 

Temática e Contexto

O conteúdo deve ser relacionado com os temas abordados e definidos pelo Digitais do Marketing. Esses temas são: Marketing Digital e Empreendedorismo, podendo expandir para diferentes verticais.
Uma forma de se orientar precisamente é recorrer aos menus e tags que servem para a classificação dos conteúdos publicados.

Como o blog tem duas temáticas com uma grande abrangência, o interessante aqui é focar em conteúdos que atendam aos dois temas. Se for o caso de promoção, temas relacionados a Marketing Digital serãosugeridos.
Se manter nessa temática e contexto é de extrema importância para a estratégia à longo prazo da comunidade.

Formatação e Apresentação

A melhor maneira de se entender se um conteúdo está bem formatado é considerando as seguintes métricas:
– Parágrafos de fácil assimilação
– Estruturação de títulos e sub-tópicos
– Imagens e/ou conteúdos multimídias que enriquecem o conteúdo e a experiência da leitura
– Apresentação linear e concisa dos fatos e pontos abordados
– Afirmações e dados que apresentem fontes confiáveis
– Gráficos e tabelas ilustrativos

Formato de abordagem

Os conteúdos pode ter diversos formatos de abordagem, como por exemplo, um texto educacional, um artigo sobre um estudo de caso ou até mesmo uma abordagem informativa, como uma revista ou jornal.Todos esses tipos de conteúdo serão aceitos desde que eles atendam as outras diretrizes.

Porém, uma abordagem que não aceitamos no momento, será a abordagem comercial e/ou promocional.
A avaliação para saber se um conteúdo se encaixa nessa estrutura está inteiramente nas mãos da equipe gerencial do Digitais do Marketing.

Ortografia e Gramática

Uma forma básica de se avaliar a qualidade de um artigo é se ele está bem redigido. Erros de gramática e ortografia serão alertados por nossa equipe gerencial e levados em consideração.
Coisas como letras maiúsculas e minúsculas devidamente usadas, pontuação, erros de concordância e outros serão a base para avaliação.

Otimização SEO On-Page

Se o artigo for otimizado levando em considerações boas práticas básicas de SEO (Search Engine Optimization) esse naturalmente terá uma melhor qualidade final. Consideraremos Títulos, Descrições, Links ncoras, Tags de cabeçalho, Textos Alternativos das Imagens e outros no momento da análise.
Ítens em listas ordenadas ou não também são fatores interessantes na formatação do texto

Bibliografia e Fontes Referenciais
O embasamento de dados e métricas através de fontes bibliográficas, principalmente as de autoridade, é um fator qualitativo que levamos em consideração.
Boas referencias levam a sua fonte de origem em consideração e dão crédito devido a mesma.
Sempre que citados dados de pesquisas ou números, tentar citar a fonte e data dos dados.

Links

Qualquer forma de link que cumpre apenas o objetivo de promoção/divulgação comercial/manipulação de rankings será automaticamente removido do artigo e o autor contactado.

Não serão aceitos links para infoprodutos e nem páginas de captura.

São permitidos até 3 links para conteúdos complementares vindos de um mesmo domínio ( o domínio do autor, por exemplo)