Olá amigos do Digitais do Marketing.
Sejam bem vindos a mais uma DDM Mesa Redonda Live. Nesse episódio falamos de como comprar e vender SEO.
Mesmo com um mercado mais maduro, fruto de mais de uma década de evangelização, ainda assim, nos dias de hoje, existem muitas dúvidas entre clientes e consultorias de qual a melhor maneira de precificar e vender os serviços de SEO.
As inúmeras formas de cobrança, que passam por fee mensal, success fee, cobrança por palavra chave, por resultado de ranqueamento ou de geração de tráfego, entre outras, geram infindáveis insights de comercialização do serviço gerando uma despadronização no mercado.
Essa é uma questão que também passa por percepção de valor (benefício) dos clientes sobre esse trabalho, já que SEO é um trabalho com resultados de médio a longo prazo.
Dito isso e levando em consideração o imediatismo do empreendedor brasileiro, posicioná-lo que é importante investir em uma consultoria de SEO para que se tenha um bom posicionamento na SERP em inúmeras palavras chaves ao invés de aplicar todo o seu budget em link patrocinado não é uma tarefa fácil.
E quanto deveria se investir em um trabalho de SEO?
O que é caro ou barato cobrar?
Os valores são diferenciados por regiões do país?
Os valores são diferenciados pela proposta de serviço?
Todas essas perguntas foram abordadas de uma maneira extremante clara e honesta, com participantes abrindo preços e estratégias de comercialização sem pudores ou jogo de cena. Essa foi uma mesa redonda de grande contribuição para o mercado, pois possibilita nortear a precificação dos serviços para novos analistas.
E do ponto de vista do cliente, como contratar um bom serviço de SEO?
Dá para acreditar em empresas que garantem o primeiro lugar do Google?
Da para acredita em consultores que dão prazo de um mês para colocar sua empresa na primeira página em um nicho supercompetitivo?
Se você é empreendedor e está precisando de um serviço de um analista de search, preste a atenção nessa mesa redonda e veja como não cair em frias ao contratar um serviço de SEO
Confira os assuntos abordados neste programa:
- Como está o mercado de agências online no Brasil hoje?
- O serviço de SEO hoje deve incluir conteúdo no valor?
- Quanto se cobra por um serviço completo de SEO?
- Quais variáveis devemos analisar para precificar o serviço?
- Como gerenciar a expectativa do cliente?
- Quando um SEO bem feito pode ser nocivo para uma empresa?
- Quando e interessante cobrar por success fee?
- Se manter estável na SERP pode ser considerado um sucesso?
- É aconselhável cobrar por palavra chave?
- Como analisar o trabalho de SEO da concorrência, entre outros.
Aproveitem o conteúdo!
Participantes:
- Yuri Moreno
- Mitchel Monteiro
- Dênis Andrade
- Ronaldo Gonçalves
- Fabio Pessoa
- Luis Tardeli
- Ludmilla Veloso e convidados