10 Ferramentas para negócios que mais utilizei em 2014

ferramenta de gestao de projetos asana

Uma das coisas que sempre me pego trocando sugestões e indicações com amigos e colegas são ferramentas e apps que usamos diariamente e o quanto elas nos ajudam.

Então como uma retrospectiva, decidi compartilhar as ferramentas que mais usei durante o ano de 2014 para meus negócio.
Quando comecei a escrever esse post, percebi o quanto de ferramentas estava utilizando e aproveitei para fazer uma limpa e selecionar apenas 5 para cada categoria desse post. Se você quiser ver a lista completa de ferramentas que utilizo deixe um comentário abaixo que te enviou a lista completa. ;)

Ferramentas para Negócios e Produtividade (Web Base e Desktop)

Aqui temos ferramentas desktop porém a maioria é web base, ou seja, rodam diretamente no seu browser, sem a necessidade de instalar nada.

1) Asana (Freemium)
Ferramenta de gerenciamento de projetos em formato de checklist. Quando comecei a usar não achei nada de incrível a primeira vista, justamente ao contrário, achei a ferramenta simples demais. Resolvi então dar uma olhada no conteúdo educacional deles (Help e Videos) e ai foi ai que realmente comecei a entender o poder da simplicidade da ferramenta.
Gerencio a maioria dos meus sites e projetos de clientes por ela hoje. Desde que quando estou fazendo um brainstorm de TO-DOs até o momento de montar a agenda real de tarefas e prazos para cada envolvido.
Site: asana.com

ferramenta de gestao de projetos asana

2) Feedly (Freemium)
Esse é o substituto do finado Google Reader que era uma das minhas ferramentas favoritas para leitura de feed e notícias.
O Feedly aproveitou muito bem a “morte” do Google Reader e teve um crescimento gigantesco nos últimos 2 anos. Hoje essa ferramenta é onde passo a maior parte do meu tempo de pesquisa e estudo de negócios.
Site: feedly.com

 

3) ScheduleOnce (Pago)
Uma ferramenta para agendamento de reuniões sem precisar ficar trocando milhões de emails e mensagens de texto para alinhar horários e agendas. Eu comecei a usar a ferramenta depois que vim morar nos USA e o fuso horário sempre fazia o agendamento de reuniões ser um dor de cabeça, o que rapidamente foi resolvido por essa simples porem super completa ferramenta de agendamento.
Hoje utilizo tanto para minhas reuniões como também em alguns sites de clientes que vendem serviços e consultorias que necessitam pré-agendamentos.
Site: scheduleonce.com

 

4) CoSchedule (Pago)
A forma mais simples e agradável que encontrei para gerenciar o calendário editorial dos meus sites e blogs. Além da interface web eles também tem um plugin para WordPress onde consigo ter uma visão ampla das datas de publicação, agendamento junto com minha equipe de editores, o que faz o trabalho de coordenação muito mais fácil.
Outra coisa que adoro nessa ferramenta é a integração com as suas redes sociais para agendamento de postagens e um monitoramento de resultados dessas interações sociais.
Site: coschedule.com

print screen da ferramenta coschedule

 

 

5) Buffer (Freemium)
Essa aqui é bem popular. Eu utilizo para agendar posts nos horários que mais geram resultado tanto para os meus sites como para meu perfil pessoal.
Site: bufferapp.com

 

6) Evernote (Freemium)
Famosíssimo e um gigante, o Evernote cresce absurdamente a cada ano e em 2014 eu entendi o porque disso.
De inicio eu não dava nada para a ferramenta. Eu pensava: “Puff, mais um bloco de notas”. Mas depois de pesquisar um pouco sobre metodologias de produtividade na ferramenta e começar a utiliza-la de verdade hoje não passo sequer um dia sem abrir o Evernote, ou no meu computador ou celular.
Se você quiser da uma olhada na metodologia GTD por onde começei, deixo o link aqui.
Site: evernote.com


7) Flamingo (Pago)
Comecei usando o Adium e depois mudei para o Flamingo. Na busca de continuar conectado com o Facebook Chat e o Hangout em um mesmo aplicativo e minimizando distrações essa foi a melhor solução que encontrei no mercado.
Site: flamingo.im

 

8) Flux (Grátis)
Essa ferramenta é muito mais na parte de saúde pessoal do que negócios exatamente. A ferramenta não faz muita coisa, mas cumpre com excelência o seu principal objetivo: Ajustar a luminosidade do seu monitor para que seus olhos não se cansem tão facilmente.
Bem estranho no começo, mas depois que você acostuma é isso pode fazer uma diferença incrível para você que fica olhando para tela grande parte do seu dia.
Site: justgetflux.com

 

9) Rescue Time (Freemium)
As vezes até esqueço que estou usando essa ferramenta. hehe
Ele roda no background e monitora os aplicativos que você está utilizando para gerar relatórios de produtividade, categorizando as suas atividades.
Para você que trabalha sozinho isso é perfeito para você entender como você está utilizando seu tempo na frente do computador. Está muito no Facebook? Vendo muitos vídeos no Youtube? O Rescue Time te conta e se você quiser ele até bloqueia esses sites para você em horários específicos para você não se distrair mais.
Site: rescuetime.com

rescue-time-screenshot

 

 

10) Google Drive
Esse não precisa de muita explicação, mas nao poderia deixar de ser citado aqui. Para armazenamento de arquivos, contribuição simultânea em projetos eu ainda não achei nada melhor do que o Google Drive.
Site: drive.google.com

 

BÔNUS: Aplicativos Mobile (iPhone)

E para fechar, decidi colocar aqui também alguns aplicativos que utilizo diariamente no meu iPhone.

11) Umano (Grátis)
Nem sempre tenho tempo para ficar lendo notícias e artigos, porém odeio quando termino um dia sem conseguir aprender algo ou me informar. O Umano ajuda nisso quando estou na correria do dia-a-dia indo de um lado para o outro.
Ele é um app que reúne locutores profissionais lendo notícias de blogs e portais famosos para que você consiga consumir essa conteúdo durante um almoço ou quando você está dirigindo por exemplo, assim como um podcast.
Site: umano.me

 

12) iDashboard (Freemium)
As métricas do Google Analytics apresentadas de forma direta e pequenas análises percentuais do desempenho dos seus sites. Utilizo esse app para chegar meu tráfego e conversões durante o dia de forma rápida e descompromissada.
Site: digital-analytics.biz

 

13) Pocket (Grátis)
O Pocket me ajuda a salvar conteúdos bons que encontro pela Web e que tenho interesse em ler, porém não exatamente naquele momento. Eu deixo tudo salvo lá e quando tenho um tempo livre no final do dia ou finais de semana, coloco minha leitura em dia.
Site: getpocket.com

 

14) ReadQuick (Grátis)
Estou testando esse método de leitura rápida a algum tempo e funciona impressionantemente bem. A melhor forma de você entender esse app é dando uma olhada na utilização dele, mas para resumir ele pega textos e apresenta palavra por palavra para você em uma certa velocidade, para que você possa consumir o texto mais rápido porém com uma retenção e entendimento pleno.
Site: readquickapp.com

 

15) Strides (Pago)
O Strides me ajuda com meus hábitos e tarefas rotineiras. Desde coisas simples como, andar com meu cachorro, até escrever um post para o Digitais do Marketing.
Você pode definir metas que podem ser customizadas de várias formas e o aplicativo faz um acompanhamentode quanto você está sendo sucedido em suas metas.
Site: stridesapp.com

—-

Espero que tenha gostado das minhas indicações.
Você já conhecia as ferramentas acima? Gostaria muito de saber sua opinião sobre elas. Deixe no comentário abaixo.

E se você tiver outras recomendações me de um toque no @YuriMoreno, eu estou sempre procurando por ferramentas novas. =)

 

3 COMENTÁRIOS

  1. Yuri, muito bom o post. vou testar algumas ferramentas que citou. Parabéns por compartilhar sua experiência. abraços.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.