Search Engine Optimization ou SEO é um conjunto de técnicas para melhorar o ranqueamento do seu conteúdo em um buscador. É muito comum ouvirmos esse termo relacionado ao ranqueamento da busca no Google, mas existe também o SEO para Youtube.
Se você está começando um canal agora, já percebeu como o nicho de criação de conteúdo possui muita concorrência, não apenas com outros criadores de conteúdo no Youtube, mas também em todas as outras mídias. Aplicar SEO no seu canal é uma excelente estratégia para crescer organicamente e de forma mais rápida.
Sendo assim, separei seis dicas práticas de SEO para você ranquear melhor no Youtube. Confira abaixo!
1. Escolha de palavras-chaves
Um mesmo vídeo pode ter relação com diversas palavras-chaves, mas você deve entender qual das opções é a melhor para atrair mais audiência para o seu conteúdo.
Para descobrir a palavra-chave a primeira dica é utilizar o Google Trends, uma ferramenta analítica do próprio Google que permite procurar palavras-chaves e compará-las para ver o interesse. A ferramenta permite também que você filtre especificamente para os dados de busca do Youtube ao invés de fazer uma pesquisa mais extensa na web.
2. Renomeie os seus vídeos antes do upload
Quando você faz o upload de um vídeo, o algoritmo do Youtube identifica quais são as palavras do nome do arquivo para posicionar a sua relevância. Por isso, é importante que o nome do seu vídeo antes mesmo de você fazer upload na plataforma já tenha a palavra-chave escolhida.
3. Escolha o seu título
Quando estiver decidindo o título de seu vídeo coloque também a palavra-chave. É importante pensar em como o usuário vai pesquisar por aquilo que precisa e também qual será o impacto que o seu título irá causar.
Você pode estar bem ranqueado, uma vez que o seu vídeo tem exatamente a palavra-chave que o usuário está buscando, mas isso não quer dizer que ele irá clicar. Componha essa palavra-chave em uma frase que seja atrativa e também que deixe claro o conteúdo do seu vídeo.
4. Organize a descrição
Na descrição do seu vídeo é interessante também inserir a palavra-chave, uma vez que esse campo também é utilizado no algoritmo de ranqueamento do Youtube e ajuda a plataforma a entender o conteúdo do vídeo e indexar a sua relevância. Como o espaço é maior do que no título, chegando até a 5 mil caracteres, você pode aproveitar para adicionar mais contexto.
Além disso, o começo da sua descrição é um recurso que pode ser utilizado para convencer o visitante a clicar no seu vídeo, já que os 100 primeiros caracteres – mais ou menos as duas primeiras frases – aparecem abaixo do título do vídeo nos resultados da pesquisa.
5. Não se esqueça de inserir tags
As tags são palavras curtas e representativas que possuem uma lógica semelhante das hashtags nas redes sociais: facilitar que o conteúdo seja encontrado pelo tema. Embora as tags não apareçam na página de busca para os usuários, elas são utilizadas para o algoritmo do Youtube entender o assunto do seu vídeo.
Além de impactar no ranqueamento do buscador, as tags direcionam também o sistema de vídeos recomendados, aumentando a chance que o seu vídeo seja assistido por ser relacionado a algum outro que o usuário tenha visto.
6. Estimule o engajamento
Outro aspecto que contribui para um bom ranqueamento do seu vídeo no Youtube é que o público que já o tenha assistido interaja com o vídeo.
Pode ser que você fique envergonhado em pedir para alguém curtir, comentar, compartilhar ou se inscrever no canal, mas essas quatro ações impactam fortemente no seu ranqueamento.
Isso ocorre porque a interação é uma das maneiras do Youtube entender que o seu conteúdo foi relevante e, portanto, distribuí-lo para mais pessoas.
Essas foram as nossas dicas para você já começar a aplicar no ranqueamento dos seus vídeos, tornando seu canal cada vez mais relevante sem gastar nada.
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