Quando se trata de busca em dispositivos móveis ou ao navegar por um website, usuários querem resultados relevantes e oportunos e se a informação está em páginas compatíveis com dispositivos móveis ou em aplicativos, melhor ainda.
Como mais e mais pessoas estão usando esses dispositivos para acessar internet, os algoritmos estão se adptando a esses padrões de utilização.
Hoje, estão sendo anunciadas duas mudanças importantes para auxiliar usuários a descobrirem conteúdos mais amigáveis:
1. Mais páginas em dispositivos móveis em resultados de busca
A nova notícia é que, a partir do dia 21 de abril, o Google passa a utilizar mais um fator para verificar a qualidade de um website. Haverá um impacto significante em todos as buscas em dispositivos móveis em todo os idiomas, mas como resultado espera-se que os usuários encontrem melhores resultados já preparados para seus dispositivos atuais.
Citamos essa mudança em nosso post de novembro do ano passado:
/atualizacao-favorece-sites-prontos-para-mobile
Estas mudanças são de grande importância para os usuários de dispositivos móveis que devem motivar aqueles sites e seus webmasters a se prepararem para esses tipos de dispositivos usando os seguintes instrumentos para ver como o Googlebot verá sua página:
- Se você quer testar algumas páginas, você pode usar o Mobile-Friendly Test
- Se você tem um site, pode usar a conta do Webmaster Tools para obter uma lista completa de temas de funcionalidade móvel através do seu site utilizando o Mobile Usability Report.
2. Conteúdos de app mais relevante em resultados de buscas
A partir de hoje inicia-se a utilização de informações dos apps indexados como um fator de ranqueamento para os usuários logados que tem o app instalado. Como resultado, pode-se agora incluir o conteúdo dos índices dos apps mais destacados na busca. Para descobrir como implementar a indexação do app, que nos permite incluir essa informação nos resultados de busca, dê uma olhada no guia passo a passo do próprio Google.