SEO: como usar a estrutura de silos

Saiba como melhorar o desempenho do seu site. Veja exemplos de estrutura de silos para saber como aplicar essa estratégia. Uma estrutura bem definida causará uma boa impressão ao usuário.

Silos são locais grandes para armazenamento de grãos, que tem a função de otimizar e conservar este produto. 

Em marketing, utilizamos o termo silos, para uma forma específica de organização de sites. Esse método, também é conhecido como “estrutura pai e filho”: os posts mais abrangentes são os “pais”, e os menores, são os “filhos”.

Imagem de uma estrutura de silos

(fonte: vicentesampaio.com.br/seo/estrutura-/ )

Ao desenvolver a sua estrutura de silos, é importante que todos os posts tenham links que façam a conexão entre os conteúdos. A ideia aqui é facilitar a navegação do leitor. Conforme ele quer se aprofundar em um assunto, ele vai navegando entre os posts. 

Para criar essa estrutura de silos, é necessário ter uma estratégia. Definir qual o objetivo macro do seu site e qual será o caminho que o usuário terá. 

Se você quer ter sucesso com a sua estrutura de Silos, precisa de muito cuidado e pensar na estratégia. Não existe um plugin ou algo automático para fazer o trabalho por você. A estrutura de silos tem que ser pensada manualmente.

Vantagens em utilizar uma estrutura de silos

Melhorar a qualidade no fluxo do PageRank

PageRank é um algoritmo utilizado pelo Google para fazer o ranking dos sites. É o que determina que página aparecerá nos primeiros resultados ao se utilizar o buscador. Para isso, ele avalia a autoridade dos sites para cada conteúdo. Ou seja, se você tem um blog sobre receitas, o PageRank irá avaliar o quanto você é um expert no assunto e quão relevante e original é o seu conteúdo para quem está buscando por esse tópico.

Quando você utiliza a arquitetura de silo, você está mostrando que entende do assunto e consegue atender buscas de diferentes tipos de usuários conforme a profundidade que ele quiser. 

Aprimorar a experiência do cliente

Com a estrutura de silo para SEO podemos ter um hub (os hubs são espaços – físicos e/ou virtuais – nos quais empresas e startups podem trabalhar e ter acesso a contatos, investidores, mentores e fornecedores),

Desse modo o usuário consegue chegar ao seu destino de maneira mais rápida. Ele não precisa clicar em vários botões do site para acessar o que ele precisa, pois os acessos são mais simplificados. 

Um bom exemplo disso é o site da Apple logo na Home, já oferece a categoria de produtos e a lista de ofertas que possui. Facilmente você pode navegar entre celulares, tablets, relógios, carregadores, capas, televisões. Sites que utilizam a estrutura de silos são intuitivos e facilmente navegáveis. 

(fonte: https://www.apple.com/ )

Facilitar a criação estratégica de links internos

Distribuir os links de maneira estratégica entre as páginas mais importantes do seu site ajuda na classificação e deixa a autoridade dele maior. John Mueller, do Google, concordou que uma boa estrutura melhora seu site em termos de classificação.

Promover a geração de leads qualificados

Geração de Leads é uma das razões pelas quais uma estratégia de SEO é executada. Um site favorecido por uma boa arquitetura de silo obtém mais tráfego capacitado para palavras-chave importantes.

Um tráfego bem feito consegue atrair Leads qualificados que podem se tornar futuros clientes. 

Qual a diferença entre estrutura de silo, hubs, categoria e topic cluster?

Organizar um site por estrutura significa ter tópicos principais, relacionados às suas palavras-chave e seus conteúdos secundários que ajudarão a entender os assuntos desse conteúdo pai. Isso não elimina a utilização de categorias. 

As categorias irão ajudar a organizar o site de uma forma ampla, elas que vão arrumar os posts, são como um índice. Podem auxiliar o consumidor a encontrar tudo dentro do site. 

As categorias são utilizadas para juntar os posts de maneira ampla. É como um índice, que ajuda seus leitores a encontrar um estipulado conteúdo dentro do site. Entretanto, a estrutura não descarta utilizar categorias.

Topic cluster e hubs são praticamente a mesma coisa, um grupo de conteúdo que roda em torno de um conteúdo principal e utiliza uma página base como hub para links internos.

Hubs ou topic clusters seguem a mesma logística da arquitetura de silo, tem apenas uma diferença, nesta última, os links internos só mostram para páginas no mesmo silo, enquanto que as primeiras permitem uma ligação mais livre entre as categorias. 

Um bom exemplo é o security.org, um site sobre serviços de segurança doméstica, casa inteligente e segurança digital, percebemos que há páginas de hub logo na página inicial. veja na imagem a seguir como eles operam com hubs:

(fonte: https://resultadosdigitais.com.br/marketing/estrutura-de-silo/)

Diferença entre Silo físico e Silo virtual

Existem dois tipos de silo que podem ser feitos nessas estratégias de Marketing de Conteúdo, para ganhar mais autoridade no Google. Conheça quais são eles:

Físico: é a estruturação das páginas, criando diretórios, subdiretórios com o mapeamento de relevância de conteúdo. Ele usa a estrutura de URL para hospedar artigos relacionados em um único diretório.

Virtual: é a hierarquia de um site por forma da criação de hiperlinks que conectam as páginas mais importantes ao tópico. Esta teia de links internos fornecem conexões com um tópico pai. 

Pesquisa de palavras-chave

Ao montar a sua estrutura de Silos, é importante fazer uma pesquisa e encontrar palavras-chave em potencial, analisando quais temas são importantes para a classificação do seu site. Existem alguns buscadores com palavras em alta. Vamos usar como exemplo o nicho eletrônicos, mais especificamente celulares. Você pode encontrar o que está em alta nesse nicho. 

Por exemplo: Qual é o celular mais barato do mercado, qual celular é o mais vendido, dentre outras palavras-chaves que estão em alta no momento e adequar isso para o seu nicho. Uma dica para ordenar essas palavras é utilizar o site Dynalist.io, nele você consegue organizar todas as palavras que você encontrar.

Na sua pesquisa vão surgir as categorias, terá a estrutura primária, a partir dela criará subtítulos para seu nicho. 

Por exemplo: 

Celulares mais vendidos > celulares mais vendidos da Apple

Celulares mais baratos > celulares mais baratos da Samsung

Isso te ajudará a organizar o seu site e facilitará o seu trabalho no futuro. 

É possível vincular páginas de silos diferentes?

Esta é uma questão bem delicada e divide bastante a opinião de quem pratica SEO por aí. Cristiane Thiel, por exemplo, diz que não é interessante vincular páginas diferentes para não reduzir o fluxo de relevância e nem permitir o “vazamento” do link juice.

Gael Breton e Joshua Hardwick defendem que a estrutura pode ser “vazada” e vincular outras páginas de diferentes silos.

Agora que você já sabe a importância de uma estrutura de silo para o seu site, que tal começar hoje mesmo e não perder tempo? Você já viu exemplos e sabe todos os benefícios que essa estratégia pode lhe trazer. Aproveite para visitar nosso blog e conferir nossos posts que ajudam a alavancar o seu negócio com dicas de marketing

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